Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  
   
Escala com o vagão em miniatura para determinal seu comprimento e calcular o peso
A escala foi instalada ao lado de um pequeno segmento de trilho, com espaço suficiente para colocar também um gabarito Kadee.

Ferreomodelismo
Escalímetro de peso para vagões


 
Evandro Ribeiro - Niterói, RJ

O peso que usei no meu vagão box, seguiu uma prática recomendada pela NMRA, a RP-20.1, de que "o peso de cada unidade deve ser de 28,3 gramas + 5,6 g por cada centímetro de comprimento do carro ou vagão", conforme mencionado pelo Waren Delano, no CO-68.

Fazendo a conversão, resultou que cada 5 g correspondem a 8,93 mm de comprimento do vagão, iniciando com 28,3 g. Para facilitar a construção de uma escala, arredondei os valores para 30 g iniciais e mais 5 g para cada 8,9 mm.

  • Obs.1: O peso indicado pela RP20.1, nada tem a ver com o peso do vagão real em escala, (até porque isso seria impossível, já que os materiais de construção e as espessuras sesão diferentes). É uma indicação que tenta reduzir a possibilidade das flanges dos rodeiros, saltar sobre os trilhos e descarrilar.

  • Obs.2: Quando digo trilho, estou me referindo a grade; trilhos e dormentes.

  • Obs.3: Balanças com escalas maiores, p.ex. 5Kg, dificultam a leitura desses pesos, mas não impedem seu uso.

  • Obs.4: O mais importante: Nada disso é obrigatório, nem desqualifica o modelo que não seguir a norma. Hobby é diversão, cada um se diverte como quer. Já em grupos fechados, os participantes podem exigir ou não.

Para conferir, uso uma balança de dietas, cuja escala vai até 500 g, adaptada com um trilho no lugar da bandeja, para receber o vagão. É necessário zerar a escala (com o trilho) antes de pesar o vagão.

Ferreomodelo de vagão ferroviário (miniatura) sobre a balança adaptada
Ferreomodelo de vagão ferroviário (miniatura) sobre a balança adaptada
Balança adaptada para a pesagem de ferreomodelos de vagões
Balança adaptada para a pesagem de ferreomodelos de vagões
   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Alinhamento do vagão em miniatura sobre a escala
O vagão é colocado nos trilhos e sua testeira alinhada com a marca inicial (30 g).
Comprimento total do ferreomodelo, com o peso correspondente
A outra extremidade marca o peso adequado.
Dicas do Evandro
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