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Ferreomodelismo
Testando locomotivas estrangeiras — II

Alexandre Santurian – CO-62 – 30-Dez-1992

O Alexandre Garcia, de Brasília (não é o da Globo), remeteu-me mais algumas locos para testes, e os resultados preliminares são os seguintes:

Pacific 4-6-2 Märklin

Ostentando o n° 18478 da Deutsche Bundesbahn (DB), é uma bonita máquina, preta com rodas vermelhas e defletores na caldeira. Possui gerador de fumaça, e é legal vê-la saindo da chaminé.

A Märklin fabrica as locos para funcionarem em corrente alternada (CA) e 3 trilhos, mas o Alexandre fez algumas modificações para permitir sua rodagem em linha de corrente contínua (CC) e 2 trilhos.

O desempenho da loco é excelente e inscreve-se em curvas de qualquer raio (pelo menos, a partir de 36 cm), em qualquer velocidade. Sua aderência é boa, bem como sua capacidade de tração, e o engate é nosso conhecidíssimo "engate Frateschi".

A loco apresenta apenas pequenas falhas de funcionamento, quando passa por 2 de meus AMVs, o que comprova a ocorrência de defeito na alimentação / isolamento elétrico dos trilhos, no coração desses AMVs, conforme você havia suspeitado (DC-19/13).

As rodas dianteiras do tênder também captam energia, e gostei muito do desempenho desta máquina, bem como do seu design e detalhes de construção.

Daylight GS-4 (4-8-4) Bachmann

É uma loco bem feita e bonita, além de imponente. Suas rodas motrizes são cromadas, bem como as braçagens. Tem as cores da Chessie System, e é bastante pesada.

Entretanto, apresentou problemas de desempenho pois, na minha opinião, não foi projetada para rodar em maquetes com curvas tão fechadas (raios de 36 e 42 cm).

Todas as rodas motrizes possuem frisos, sendo que algumas saltavam dos trilhos, ao tentarem inscrever-se nas minhas curvas. Além disso, notei um grande desalinhamento das rodas em relação aos respectivos eixos, soltando-se com facilidade. Por diversas vezes, as rodas prenderam. Na minha opinião, a engrenagem é que prendia, fazendo com que a loco não saísse do lugar.

Realinhei as rodas e, com a escala, ajustei a bitola em aproximadamente 14,5 mm. Além disso, as rodas têm um jogo lateral para inscrição nas curvas, mas acredito que não o suficiente para curvas tão fechadas.

Consegui rodar a loco na maquete, por várias vezes, mas depois de algum tempo as rodas prenderam de novo e não consegui destravá-las, mesmo lubrificando as engrenagens com óleo fino, aplicado com uma agulha hipodérmica.

A máquina já foi devolvida a seu proprietário, que dispõe de mais recursos para sanar o problema.

Jupiter (American 4-4-0) Bachmann

Esta loco é réplica daquela famosa máquina — se não me engano, da Union Pacific — que inaugurou a linha transcontinental dos Estados Unidos, no século passado.

É muito bonita, vermelha e prateada. Entretanto, por suas reduzidas dimensões, é muito leve, com pouca aderência e tração limitada. Escoteira (sozinha), até que anda bem na maquete, e tem boa velocidade.

O farol tem uma luz até forte, mas notei freqüentes faiscamentos nas rodas-guia e nas rodas do tênder — todas as rodas da loco e do tênder captam energia. Após uma pequena limpeza, os faiscamentos terminaram.

Também por causa do seu reduzido peso, as rodas-guia às vezes saíam dos trilhos nas curvas. O contorno das rodas, naturalmente, é tipo RP-25.

Tanto esta loco, quanto a 4-8-4, vieram com engates X2f apenas no tênder, para engatar vagões. Os engates frontais são figurativos (não-operacionais).

  

Testando ferreomodelos importadas e trilhos curvos Frateschi
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