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    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Ferreomodelismo
Explorando os caminhos do hobby - 2

Alexandre Santurian — Centro-Oeste n° 70 (1°-Set-1992)

Em meados de Julho, recebi o material adquirido do Frederico Guilherme S. Koplin, do Rio, e posso garantir que os preços são bons. A grande vantagem, no meu caso, é o custo menor do Sedex, em relação a SP/SP, devido à menor distância para a Bahia.

Adquiri uma loco U-28B Athearn usada, nas cores da Burlington Northern (BN), por US$ 30. A loco parece nova, tal o estado de conservação.

Também adquiri 3 vagões novos da Athearn — um caboose da BN, uma gôndola coberta (idem) e um tanque de 3 domos da Texaco, todos a US$ 8, cada. Os carros e vagões Athearn vêm na forma de kits , que ainda não montei.

Adquiri, ainda, 2 vagões da Model Power, a US$ 5, cada — um tanque de 50 pés e um hopper aberto de 40 pés. O detalhamento não é tão bom quanto os da Athearn, e a instalação dos engates Kadee é um pouco mais complicada, já que os engates originais (X2f) são fixados nos truques. O trabalho maior é justamente retirar os truques da longarina, pois não são aparafusados, mas encaixados por pressão.

Engates Kadee n° 5 são vendidos pelo Frederico a US$ 5 / pacote com 2 pares, lacrado de fábrica.

Hobbyland

Também em meados de Julho, chegou pelo Correio a encomenda que fiz à Hobbyland [343 Lincolnway West, South Bend, Indiana 46601, EUA], no final de Abril, pagando pelo cartão de crédito internacional.

Depois de 65 dias de viagem, o pacote estava em excelentes condições, e o material intacto, sem um único dano. Dentro, veio a fatura comercial, o recibo e um catálogo da loja, com 20 páginas de produtos das escalas HO e N.

O pacote foi fiscalizado pela Receita Federal e não paguei um único centavo de imposto de importação.

Adquiri um hopper de 55 pés da Athearn com as cores da Enjay Plastics, do tipo ACF, e de descarga central, que custou US$ 3,39. Roda muito bem e os Kadee n° 5 foram instalados na longarina. Inscreve-se muito bem nas curvas de raio igual a 42 e 48 cm da minha maquete (grades curvas Frateschi ref. 4219 e 4166, respectivamente).

Também adquiri um caboose tipo standard (padrão) da Athearn, com a pintura laranja da New Haven, e o seu desempenho é ótimo. Custou US$ 3,29. Adquiri, ainda, um box (fechado) de 40 pés da Athearn, nas cores da Illinois Central, ao preço de US$ 2,99.

  

Além disso, adquiri um carro de passageiros da Athearn, tipo standard, cujo protótipo mede 70 pés, e que é muito semelhante aos carros construídos nos anos 20 e 30 pela American Car & Foundry, para a Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Este carro custou US$ 5,19 e veio na cor verde-oliva, com as inscrições da Santa Fe em amarelo-ouro. Os truques são de 3 eixos, tipo Talgo — ou seja, engates fixados no truque.

Uma vantagem da Athearn, é que todas as locos, carros e vagões já vêm prontos para aceitar os engates Kadee. Todos 3 vagões e o carro vieram na forma de kits para montar.

Enfim, adquiri 3 envelopes de engates Kadee n° 5, cada um com 2 pares, ao preço de US$ 1,69 por envelope.

Frete e embalagem: US$ 15.

Descarrilamento

O carro não tem decoração interna, como os da Frateschi.

A disposição dos rodeiros é interessante: — De um lado, as rodas são de plástico; do outro lado, são de metal. Num dos truques, captam energia de um trilho. No outro, a posição invertida faz com que captem energia do outro trilho. Essa disposição permite instalar kits de iluminação.

Ao montar o carro, rodei-o com as mãos, para sentir se rolava bem. Sem problemas. Mas, quando engatei-o a uma loco, o carro descarrilava na tomada das curvas de raio = 42 cm (grade ref. 4219). Só o primeiro truque. Também descarrilou em algumas retas.

Vale lembrar que os rodeiros norte-americanos seguem a recomendação RP-25 da Associação Nacional de Ferreomodelistas (NMRA), com frisos menores que os do material-padrão da Frateschi.

E o descarrilamento observado, ocorria somente no sentido horário da maquete. Andando na direção oposta, não havia problemas. Não consegui compreender o problema. Então, fiz uma pequena mudança, e os descarrilamentos terminaram: — Inverti a posição dos rodeiros no truque problemático, fazendo com que todas as rodas metálicas, em ambos os truques, ficassem do lado interno das curvas (circuito oval); e as de plástico, do lado exterior.

Penso que os acidentes ocorriam por causa de um pequeno jogo lateral dos engates, na tomada das curvas, mesmo sendo Kadee, pois, no caso do carro, são instalados nos truques. Também pode haver algum desnivelamento nas linhas. E os rodeiros deste carro têm bitola um pouco menor, para facilitar a inscrição dos truques de 3 eixos em curvas mais apertadas.

Com a mudança feita, já não posso pensar em instalar o kit de iluminação, já que todas as rodas de metal tocam o mesmo trilho.

Mesmo sem decoração interna, gostei do carro e vou comprar mais alguns. São oferecidos nas versões "passageiros" (com lanternim no teto, ou com teto arredondado); "restaurante"; "carro-bagagem"; e "carro-correio".

S & F

Ainda em meados de Julho, chegou a última encomenda feita à Strambi & Frenhi — os novos vagões-plataforma da Frateschi, nas versões da RFFSA-Santos-Jundiaí (ref. 2036) e EF Carajás (ref. 2035).

São praticamente iguais ao vagão-prancha da Rede / SR-3 (ref. 2033), mas estes novos, agora, vêm com um pequeno "rasgo" nas testeiras e orifícios nas pontas da longarina, para instalação das caixinhas dos engates Kadee n° 5.

O acabamento e o detalhamento dos vagões Frateschi são muito bons, e me agradam muito. O fato de estar comprando material estrangeiro — mais precisamente, norte-americano — não quer dizer que eu esteja "passando para o lado de lá". Mas quero variar um pouco a minha frota, conhecer novos modelos, e também porque gosto do material rodante norte-americano.

O interessante é que, até agora, não comprei nada de procedência européia. Não que não goste — aprecio os modelos ingleses e alemães —, mas porque são mais caros do que os produtos Athearn, que tenho adquirido ultimamente. Claro, sei que existem produtos norte-americanos bem mais caros que os da Athearn, principalmente modelos de locos a vapor.

No vagão-prancha da Rede, lançado anteriormente pela Frateschi (ref. 2033), instalei os engates Kadee n° 5 nos truques — do mesmo modo que o Agenor faz (ver CO-67/6) — e gostei dos resultados. Apenas, tive que desbastar um pouco a parte inferior das extremidades do vagão, para permitir o jogo lateral das caixinhas Kadee, nas curvas.

Ainda não decidi como vou instalar os Kadee nesses novos vagões-prancha, pois fico na dúvida quanto a instalá-los no "rasgo", por tratar-se de um vagão longo, e as curvas da minha maquete terem raios de apenas 42 e 48 cm.

Fiz um teste rápido, instalando os engates Kadee no corpo do vagão. Cortei, primeiro, as "orelhas" da caixinha Kadee, para que os truques possam girar no seu ângulo máximo, nas curvas. Para esse teste, instalei truques Frateschi cuja haste de engate havia cortado.

O vagão-prancha de 60 pés rodou normalmente, nas curvas de raio = 42 e 48 cm, sem um único descarrilamento. Mas notei que, em algumas curvas de raio = 42 cm, os frisos das rodas Frateschi encostavam levemente nas caixinhas Kadee.

Assim, concluí que é possível instalar engates Kadee n° 5 diretamente nas longarinas dos vagões-prancha de 60 pés da Frateschi. Naturalmente, não posso aconselhar isso para quem tiver curvas de raio = 36 cm, pois não testei.

Containers

Em Ago/03, liguei à noite para o Ariel (Arte & Modelismo), para "ver" os containers da Herpa alemã que ele tem. Naquele momento, estavam em falta, mas espera receber mais no início de setembro. A caixa com 2 containers de 20 pés custa cerca de US$ 10.

Os últimos números da Model Railroader têm publicado anúncios da Walthers, oferecendo 8 modelos de containers de 40 pés, a US$ 2,98 cada (preço de tabela). Vários desses modelos são idênticos aos protótipos que tenho visto no pátio de containers do porto de Salvador — especialmente os da Genstar, Trans America e XTRA.

A Discount Train Warehouse, por exemplo, vende-os por US$ 2,60 cada.

Como já tenho 3 vagões-plataforma de 60 pés da Frateschi, pretendo adquirir alguns da Walthers (40 pés) e alguns da Herpa (20 pés), para um pequeno transporte intermodal em casa.

SD-40-2

No início de Agosto, recebi do Alexandre Garcia (não é o da Globo), por empréstimo, 2 locos Athearn SD-40-2, para testar — pois tenho vontade de adquirir uma, no futuro, mas queria checar, antes, para evitar possíveis aborrecimentos.

Uma das locos veio pintada nas cores da RFFSA, e a outra, nas cores da EF Carajás. Acredito que as pinturas foram feitas pelos Schmitz, de SP/SP (MR Custom Paint), pois estão excelentes, embora a da Rede não tenha os números de identificação.

Confesso que gostei mais dessa última, pois o tom do vermelho é igual ao da ferrovia, e a máquina ficou muito imponente e bonita, sobressaindo-se na maquete. Na realidade, as SD-40-2 da RFFSA são bem sujas, quase pretas.

Coloquei-as para rodar na mesma hora. Estava receoso de que não rodassem bem na minha maquete, devido às curvas apertadas, já que as rodas da Athearn têm perfil RP-25, e o modelo é um tanto comprido, com cerca de 22,65 cm entre as testeiras.

A modificação no traçado da minha maquete — substituindo as curvas de raio = 360 mm por curvas de raio = 42 e 48 cm (ver CO-65/5) — foi feita, em grande parte, para futura aceitação de locos C+C norte-americanas.

O resultado foi ótimo. A SD-40-2 RFFSA rodou excelentemente bem, e não descarrilou sequer uma vez, em qualquer velocidade. No início, apenas, as rodas faiscaram bastante, talvez por falta de uso e/ou pela excessiva umidade em Salvador. Fiz apenas uma pequena limpeza das rodas, com papel higiênico e álcool — técnica ensinada pelo José Agenor no CO-22/15 —, e uma breve retirada da poeira dos trilhos. Então, o faiscamento terminou.

A locomotiva passou a rodar ao mais leve toque no controlador Frateschi (CT-5300), e gostei bastante do seu desempenho. Após algumas voltas, instalei um engate Kadee n° 5, engatei um modelo de vagão de 40 pés da Athearn e mais uma tremonha da RFFSA (Frateschi), e rodei à vontade. Nos dias seguintes, outros vagões também foram utilizados com a loco, sem qualquer problema ou descarrilamento.

Já a SD-40-2 pintada nas cores da EF Carajás, não teve o mesmo desempenho, embora seja do mesmo modelo e fabricante. Este exemplar anda "um pouco amarrado", e diminui a velocidade nas curvas de raio = 42 cm.

Além disso, o truque dianteiro sempre descarrila na tomada das curvas de raio = 42 cm, quando roda no sentido horário. No sentido anti-horário da maquete — ou de ré, no sentido horário —, a rodagem é suave e sem descarrilamento.

Raciocinei que, pelo menos uma parte do problema, fosse devido a possíveis desalinhamentos na linha.

Ainda vou tentar descobrir a causa. Até agora, não tenho nenhuma certeza, só palpites.

Parafusos

Anteriormente, informei que estava colando as caixinhas dos engates Kadee no corpo das locos Athearn.

Nas últimas semanas, descolei todas as caixinhas e as fixei nas saliências dos chassis das locos, fixando-as com parafusos de 1/4'' (6,35 mm de comprimento), de cabeça redonda. Fica muito mais seguro. Apenas retiro as pontas dos parafusos, com um alicate de corte.

  

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