Ferreomodelismo
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Recebi no sábado, Mai/9, em casa e através dos Correios, o pacote da Discount Train Warehouse // Dept. MR 1191 // 777 W. Imperial Hwy. // Brea, CA 9621 // EUA, com a GP-38-2 Athearn nas cores da Union Pacific, mais 6 pares de engates Kadee n° 5; 1 pacote com parafusos de plástico Kadee (para o caso de querer usá-los futuramente); e 1 par de ímãs de desengate Kadee. Enviei a carta à Discount Train Warehouse em Mar/16; o pedido foi faturado em Mar/27; a encomenda foi postada na Califórnia em Abr/2; e recebida em Salvador em Mai/5, conforme o carimbo de liberação da Receita Federal — Bahia. O pacote só me foi entregue em Mai/9, sendo que paguei a encomenda pelo cartão de crédito internacional em Mai/2. O valor total da encomenda, incluindo o custo de embalagem e postagem, foi de US$ 37,35:
Não paguei um só centavo de imposto, uma vez que estamos isentos de taxas em compras no exterior pelos Correios, para valores até US$ 50. Paguei a conta (cartão de crédito) pela taxa de Cr$ 2.470 / dólar e, na minha opinião — no caso da locomotiva Athearn —, saiu um pouco mais barato do que o material nacional de ferreomodelismo. Todos os itens chegaram intactos e em ótimas condições. A GP-38-2 vem com os pega-mãos para serem colocados pelo modelista, bem como os cilindros de freio; os "vidros" dos numberboards e faróis; e os engates, que são do tipo X2f (DC-16/6). Engate KadeeInstalei logo um par de engates Kadee na GP-38-2. A instalação é facílima, pois as instruções que vêm com os engates são simples e claras. Utilizei cola de plastimodelismo para colar as partes das caixinhas dos engates, e as colei nos rasgos das testeiras (pilotos) da locomotiva, diretamente no corpo da máquina. A aparência do engate Kadee é muito mais real que a dos engates Frateschi e Phoenix, e gostei bastante do seu funcionamento. Antes de instalá-los, ajustei com alicate a altura dos pinos que imitam as mangueiras de ar comprimido, para que não encostassem no boleto dos trilhos. |
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A centralização do engate é perfeita e a semelhança com o protótipo é muito grande. Engatei e desengatei inúmeras vezes, com a locomotiva em baixa velocidade, e parecia que estava trabalhando numa ferrovia real.
Tenho um vagão-fechado (box) FRD da RFFSA, construído pelo Marcelo Lordeiro (MR Custom Services), que já veio com engates Kadee n° 5. Também tenho um vagão-fechado de 50 pés da Union Pacific — ignoro o fabricante do modelo —, presente do Alexandre Garcia (não é o da Globo). Neste último, substituí os truques de plástico por truques Bettendorf da Phoenix, colando as caixinhas do Kadee diretamente no chassis. Os resultados foram excelentes.
Agora, estou aguardando alguns vagões Athearn que adquiri dias atrás, com mais alguns engates Kadee n° 5. Pretendo instalar os Kadee também nos vagões Frateschi, usando truques Frateschi ou Phoenix.
O ímã de desengate Kadee tem largura de 13 mm e, de acordo com as instruções do fabricante, pode ser colado diretamente sobre os dormentes da grade com trilhos Code 100. Se a grade tiver trilhos Code 83 ou menores, devemos cortar os dormentes para encaixar o ímã, para que ele não fique mais alto que o boleto dos trilhos.
Como os trilhos Frateschi equivalem a "Code 110" — ou seja, sua altura é igual a 0,110 polegada —, não há o menor problema em colar o ímã Kadee diretamente sobre os dormentes.
O ímã tem polaridade horizontal, transversal à linha férrea, já que o engate Kadee abre para o lado, nas operações de desengate. Agora, o interessante é que o engate Frateschi — cujo desengate tem polaridade vertical — também funciona com o ímã Kadee. Não entendi.
Também verifiquei se os flanges das rodas das locomotivas e vagões Frateschi encostariam ou não, nas laterais dos ímãs Kadee instalados sobre os dormentes. Não houve problema algum, pelo menos com o meu material Frateschi, que é de fabricação recente — os flanges das rodas atuais não são largos, nem grandes.
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