Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Cobertura de um cilindro com folha de estireno riscado para imitar um tanque feito de tábuas no ferreomodelo do vagão
Cobertura de um cilindro com folha de estireno riscado para imitar um tanque feito de tábuas no ferreomodelo do vagão

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Ferreomodelismo
Tanque do vagão de água da CPEF
Cia. Paulista de Estradas de Ferro

Marcos Bertossi
Centro-Oeste DC-2 — 20 Abr. 1990

Risque uma chapa de estireno de 70 x 120 mm, no sentido longitudinal, para revestir o tanque, imitando as tábuas dispostas horizontalmente.

Risque outra chapa de estireno de 100 x 25 mm — desta vez, riscando no sentido da menor medida, com espaçamento de 2 mm — para revestir o corpo do domo. O tamanho exagerado é proposital.

Inicie a colagem do revestimento do tanque conforme a Fig. 6a.

  1. Na face lisa, marque com lápis a linha de centro (LC) longitudinal, ou seja, ao longo do comprimento do tanque.

  2. Marque uma linha transversal à primeira, a 3,5 mm da borda, para delimitar onde termina o tubo e onde continua a sobra do revestimento de estireno.

  3. Passe toluol somente sobre a linha de centro LC longitudinal, para garantir o alinhamento do tubo sobre o revestimento de estireno. Caso o tubo não seja também de estireno, estude qual a cola a ser usada no revestimento.

  4. Posicione cuidadosamente o tubo sobre a linha LC e deixe secar bem.

Numa segunda etapa, passe mais cola ou toluol sobre a face lisa do revestimento de estireno e dobre-o conforme a Fig. 6b. Para prender o estireno nesta posição, use um pregador de roupa (de varal) nas bordas da chapa.

Por fim, corte o excesso de material na junção e termine a colagem. Para manter o revestimento firme, enquanto termina a colagem, enrole com durex.

Se o acabamento na emenda não ficou perfeito, não se preocupe, pois não irá aparecer.

Proceda da mesma forma para revestir o tubo menor — só que, desta vez, o acabamento na junção exige mais cuidado, pois ficará visível. Observe que há uma grande sobra, neste caso, para fazer as tampas do tanque.

Após a secagem completa do revestimento do tanque, meça o diâmetro interno e, com esta medida, corte dois círculos no restante da chapa riscada (sobra do revestimento do corpo do domo) com diâmetro de 25 mm.

Faça o ajuste dessas tampas para encaixar por dentro do revestimento do tanque e cole, observando o sentido das ripas, que deverá ser horizontal — basta lembrar que o "fecho" do revestimento ficará posicionado para baixo, no estrado do vagão.

Agora, corte a sobra do revestimento do tanque, nas duas pontas, de modo que as ripas longitudinais ultrapassem, no máximo, 2 mm além das tampas coladas ao tubo interno. (Obs. 3).

Corte 3 ripas de 2 mm para o reforço vertical de cada tampa do tanque (ver planta), mas deixe o reforço horizontal para o fim — depois de instalar o tanque no vagão.

Para o domo, corte dois círculos na chapa frisada, com diâmetros de 13,5 e 11 mm, e cole-as numa ponta do tubo — primeiro a de 13,5 mm e, por cima, a de 11 mm, centrando bem uma sobre a outra.

Para instalar o domo sobre o tanque, marque neste último o local e o formato nas dimensões exatas — no centro do lado exatamente oposto à emenda do revestimento — e fure com cuidado, para não danificar o tanque. (Obs. 4).

Cole o domo deixando 7 mm para fora da parte mais alta do tanque.

Agora, faça com durex ou fita crepe os 10 aros ou cintas de reforço do tanque.

Aplique a fita ou durex sobre uma chapa de vidro, num comprimento adequado e reto, sem desvios. Com escala metálica e estilete, vá cortando tiras de cerca de 1 mm, e aplique-as dando a volta ao tanque — começando e terminando no mesmo local da emenda do revestimento, que ficará para baixo, no estrado, portanto fora do alcance visual.

Antes de aplicar as cintas de reforço, marque os locais com lápis.

Modelando um vagão de água da Paulista
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Ferreoclipping

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014


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