Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Como fazer os suportes para o tanque do vagão de água da Cia. Paulista
Como fazer os suportes para o tanque do vagão de água da Cia. Paulista

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Ferreomodelismo
Vagão tanque de água da CPEF
Cia. Paulista de Estradas de Ferro


 
Marcos Bertossi
Centro-Oeste DC-2 — 20 Abr. 1990

Para construir os 8 suportes do tanque sobre o estrado (Fig. 7), corte várias tiras de estireno, que serão coladas e limadas para dar ao conjunto suas formas arredondadas.

  • 8 de 15 x 5 mm

  • 8 de 14 x 5 mm

  • 8 de 12 x 5 mm

  • 8 de  6 x 5 mm

  • 8 de  5 x 5 mm

Corte 8 chapas riscadas de 6,5 x 6 mm — ou seja, o equivalente a 3 tábuas de altura — e cole nos 8 suportes, com as riscas para fora, para futuramente receberem o tanque. Agora, cole os 8 suportes sobre o estrado, localizando-os de forma que não coincidam com a localização das 10 cintas do tanque.

Corte duas tiras de 2,5 mm de largura — ou construa com chapa de latão duas vigas em "U" com abas de 1 mm, apenas — que serão os reforços horizontais nas pontas do tanque, para receber os tirantes diagonais a serem fixados no centro do estrado.

Nas duas extremidades salientes da viga em "U", faça furos de 0,7 mm para passar com folga o arame dos tirantes.

Antes de colar o tanque ao estrado, faça uma pré-pintura de ambos, pois mais tarde será difícil pintar o espaço entre eles. Faça também 4 furos no estrado, próximos aos 4 suportes mais centrais, para fixar os tirantes.

Colado o tanque ao vagão, coloque os tirantes diagonais.

Detalhamento adicional

Se você quiser detalhar mais este vagão, eis algumas sugestões:

Com estireno de 0,2 mm, faça a dobradiça do tampo do domo.

Corte fatias de 0,5 mm de tubo de 2 mm (palito de dente, cotonete etc.) e cole nas extremidades dos tirantes, para imitar as porcas de aperto dos mesmos.

Faça encanamento (palito com diâmetro de 1,5 mm) e registro (durepóxi) do sistema de descarga de água.

Após o detalhamento final, proceda à pintura na cor tradicional (red tuscan), com revólver ou spray Vermelho Óxido da Ipiranga, Coral ou outra marca.

Por fim, cole os decais, dê uma demão de verniz fosco e adicione o engate e os truques.

Para se ter uma idéia, o tempo médio gasto para a construção deste vagão deverá ser, mais ou menos, de 10 horas de trabalho.

Observações

Um pequeno esquadro metálico semelhante ao de marceneiro, poderá ser ainda mais útil que a escala metálica, pois assegura que os riscos sejam absolutamente paralelos. Tal esquadro metálico também é importante para garantir que os cortes sejam transversais — para se obter retângulos, e não losangos. O ideal é marcar com lápis macio (nº 2) e esquadro, para depois cortar com escala metálica e estilete, pois a escala dá mais firmeza que o esquadro, na hora do corte.

  1. Observe que os truques metálicos Phoenix dispensam a necessidade de usar peso (lastro) neste vagão. No caso da Frateschi, cujos truques são mais leves, vários vagões levam uma chapa metálica entre as camadas inferior e superior do estrado.

  2. Para guardar e manusear pequenas quantidades de toluol, utilize um frasco de esmalte de unha, que apresenta boa vedação, tem um bom pincel e, se tombar, o estrago será pequeno (Marcos).

  3. Se o tubo tem 113 mm de comprimento, cada tampa de 1 mm e o resvestimento tem sobra de no máximo 2 mm além da tampa, em cada ponta, teremos 119 mm — ou seja, uma sobra de revestimento de 0,5 mm em cada ponta. Se o modelista preferir, poderá cortar o estireno com 119 mm e deixar 3 mm na fase de colagem do revestimento, em vez dos 3,5 mm propostos.

  4. Em conversa após escrever este artigo, o autor esclareceu que se trata, mesmo, de furar com broca, e admitiu que a operação é delicada. A recomendação é usar tubo de madeira (tanque) ou papelão grosso.

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