|
|
Ferreomodelismo
|
|
Para construir os 8 suportes do tanque sobre o estrado (Fig. 7), corte várias tiras de estireno, que serão coladas e limadas para dar ao conjunto suas formas arredondadas.
8 de 15 x 5 mm
8 de 14 x 5 mm
8 de 12 x 5 mm
8 de 6 x 5 mm
8 de 5 x 5 mm
Corte 8 chapas riscadas de 6,5 x 6 mm — ou seja, o equivalente a 3 tábuas de altura — e cole nos 8 suportes, com as riscas para fora, para futuramente receberem o tanque. Agora, cole os 8 suportes sobre o estrado, localizando-os de forma que não coincidam com a localização das 10 cintas do tanque.
Corte duas tiras de 2,5 mm de largura — ou construa com chapa de latão duas vigas em "U" com abas de 1 mm, apenas — que serão os reforços horizontais nas pontas do tanque, para receber os tirantes diagonais a serem fixados no centro do estrado.
Nas duas extremidades salientes da viga em "U", faça furos de 0,7 mm para passar com folga o arame dos tirantes.
Antes de colar o tanque ao estrado, faça uma pré-pintura de ambos, pois mais tarde será difícil pintar o espaço entre eles. Faça também 4 furos no estrado, próximos aos 4 suportes mais centrais, para fixar os tirantes.
Colado o tanque ao vagão, coloque os tirantes diagonais.
Se você quiser detalhar mais este vagão, eis algumas sugestões:
Com estireno de 0,2 mm, faça a dobradiça do tampo do domo.
Corte fatias de 0,5 mm de tubo de 2 mm (palito de dente, cotonete etc.) e cole nas extremidades dos tirantes, para imitar as porcas de aperto dos mesmos.
Faça encanamento (palito com diâmetro de 1,5 mm) e registro (durepóxi) do sistema de descarga de água.
Após o detalhamento final, proceda à pintura na cor tradicional (red tuscan), com revólver ou spray Vermelho Óxido da Ipiranga, Coral ou outra marca.
Por fim, cole os decais, dê uma demão de verniz fosco e adicione o engate e os truques.
Para se ter uma idéia, o tempo médio gasto para a construção deste vagão deverá ser, mais ou menos, de 10 horas de trabalho.
Um pequeno esquadro metálico semelhante ao de marceneiro, poderá ser ainda mais útil que a escala metálica, pois assegura que os riscos sejam absolutamente paralelos. Tal esquadro metálico também é importante para garantir que os cortes sejam transversais — para se obter retângulos, e não losangos. O ideal é marcar com lápis macio (nº 2) e esquadro, para depois cortar com escala metálica e estilete, pois a escala dá mais firmeza que o esquadro, na hora do corte.
Observe que os truques metálicos Phoenix dispensam a necessidade de usar peso (lastro) neste vagão. No caso da Frateschi, cujos truques são mais leves, vários vagões levam uma chapa metálica entre as camadas inferior e superior do estrado.
Para guardar e manusear pequenas quantidades de toluol, utilize um frasco de esmalte de unha, que apresenta boa vedação, tem um bom pincel e, se tombar, o estrago será pequeno (Marcos).
Se o tubo tem 113 mm de comprimento, cada tampa de 1 mm e o resvestimento tem sobra de no máximo 2 mm além da tampa, em cada ponta, teremos 119 mm — ou seja, uma sobra de revestimento de 0,5 mm em cada ponta. Se o modelista preferir, poderá cortar o estireno com 119 mm e deixar 3 mm na fase de colagem do revestimento, em vez dos 3,5 mm propostos.
Em conversa após escrever este artigo, o autor esclareceu que se trata, mesmo, de furar com broca, e admitiu que a operação é delicada. A recomendação é usar tubo de madeira (tanque) ou papelão grosso.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |