Gilberto Concli – Centro-Oeste dc-6 (12 Set. 1990)Um fole de joalheiro é uma sanfona de couro e madeira, com válvulas que admitem o ar somente em certa direção, e uma mola que faz a sanfona retornar à posição de descanso (Fig. 1). Instalado debaixo da sua bancada de pintura, você pedala-o como nas antigas máquinas de costura, ficando com as mãos livres para trabalhar. Uma câmara de borracha recebe o sopro de ar e acumula-o sob pressão, de forma que basta você pedalar algumas vezes seguidas, de vez em quando, para dispor de um jato contínuo de ar. Feito com calma, checando preços e materiais alternativos, não é apenas uma opção barata – é também um daqueles hobbies dentro do hobby que fazem o modelista ir adquirindo confiança em suas próprias mãos, em vez de apenas comprar e consumir tudo. Aerógrafos, em geral, trabalham bem com uma pressão entre 15 e 20 libras – tenho um Lince que requer 15 –, o que é plenamente coberto pelo fole. Você vai usar 2 retângulos de madeira de 25 x 30 cm, com 2 a 2,5 cm de espessura. Também precisará de uma “bolacha” circular com diâmetro de 20 cm, da mesma madeira. Use madeira de lei, ou pinho. Evite usar compensado. Sobre os 2 retângulos de 25 x 30 cm, marque uma linha central, no sentido longitudinal, dividindo-as em áreas iguais. A 12,5 cm de uma das bordas, marque o ponto A para traçar a meia-circunferência passando pelos pontos B, C e D (Fig. 2). Na outra ponta do retângulo (lado reto), marque 2 pontos E e F, a 1,5 cm dos ângulos. A partir destes pontos, trace 2 retas unindo E-B e F-D. Serre agora as 2 tábuas ao longo das retas E-B e F-D, e também acompanhando a meia-circunferência. Você terá, então, 2 tábuas com um formato semelhante à abertura de um túnel. A primeira tábua permanecerá como está, e será a face inferior do fole. Na outra tábua (face superior), você deve traçar uma circunferência com raio de 10 cm, centrada no ponto A. Esta circunferência não será serrada, servindo apenas como referência para futura instalação da “bolacha” de 20 cm de diâmetro, que formará o acumulador de ar sob pressão (Fig. 3). Nesta face superior, abra 2 retângulos de 2 x 4 cm, que serão as válvulas de ar. Um retângulo será centrado no ponto A, formando a válvula de passagem de ar do fole para o acumulador de pressão. O outro retângulo de 2 x 4 cm será aberto a 3,5 cm da base do “túnel”, formando a válvula de entrada de ar para o fole. Agora, reúna as 2 tábuas pela base do “túnel” (lado reto), com 2 dobradiças de aproximadamente 2,5 polegadas, cada uma situada mais ou menos a 2,5 cm do respectivo canto. Deixe uma folga de uns 5 mm entre as 2 tábuas (Fig. 4). Recorte 2 retângulos de couro macio, ou Vulcouro, com 4 x 6 cm, para vedar as válvulas de ar. Cada um deles será colado em apenas um dos 4 lados, como uma “cortina”, sobre a abertura da respectiva válvula. Conforme essa “cortina” seja colada por dentro ou por fora da válvula, permitirá a passagem de ar somente em uma ou em outra direção – mas quando o ar tenta passar na direção inversa, vai comprimi-la sobre a válvula, vedando a passagem (Fig. 5). Na válvula de entrada de ar para o fole, perto da base (dobradiças), a “cortina” deve ser colada por dentro (debaixo) da face superior do fole. Na válvula de passagem para o acumulador de ar sob pressão, a “cortina” será colada em cima (por fora) da face superior do fole. Recorte agora a tábua redonda (“bolacha”) do acumulador de ar, com 20 cm de diâmetro, se ainda não o fez (Fig. 6). Ao redor da “bolacha”, faça uma ranhura com serrote ou grosa, imitando a canaleta de uma polia. Faça nesta “bolacha” uma abertura quadrada de 10 x 10 cm, bem centrada. Abra uma canaleta da abertura central para a borda externa da “bolacha”, suficiente para abrigar um tubo de cobre de 5/16 polegada. Encaixe e cole o tubo na canaleta, fechando o espaço ao redor com massa e/ou cola, para evitar a passagem de ar por fora dele. Deixe uma sobra de 5 cm de tubo, fora da “bolacha”, para futura conexão da mangueira de ar. Esta “bolacha” será colada e aparafusada sobre a face superior do fole, centrando o melhor possível, com ajuda da circunferência desenhada anteriormente. O tubo de cobre deve sair lateralmente e a colagem da “bolacha” deve ser cuidadosa, impedindo a passagem de ar entre ela e a face superior do fole, bem como através da canaleta ao redor do tubo de cobre (Fig. 7). Observe que a válvula com “cortina” externa enquadra-se na abertura da “bolacha”. Abra o fole e instale, entre as duas faces, uma mola daquelas usadas em camas Patente. Esta mola tornará a abrir o fole depois de cada pedalada (Fig. 8). Por dentro da mola, pregue também uma corda de nylon (tipo varal), unindo as duas faces (internas) do fole. Esta corda limitará a abertura máxima, evitando forçar o revestimento que será colocado a seguir. Faça o revestimento com couro macio, ou Vulcouro (mais barato), se preferir (Fig. 9). Convém tirar o molde em papel de embrulho, antes de cortar o couro. Este revestimento vai contornar todo o fole, na posição aberta pela mola, formando uma sanfona, e deve fechar inclusive a base, por cima das dobradiças. O ideal é passar cola Bascoplast ou Cascola (cola de sapateiro) ao redor de toda espessura das tábuas (faces) do fole, em seguida aplicar o revestimento e ir pregando-o com tachinhas para fixar bem, enquanto não seca. A cola dará uma vedação mais segura, desde que as bordas da madeira não estejam polvilhadas pela serragem. Vá pregando o revestimento sobre as bordas das tábuas, começando pela parte central do semi-círculo, tendo cuidado de não deixar bolhas ou rugas por onde o ar possa escapar. Por fim, feche a “base”, trespassando o revestimento sobre as dobradiças. Para melhor acabamento, recorte 2 tiras de couro ou Vulcouro, na largura de 1,5 cm, em comprimento suficiente para circundar todo o fole. Pregue-as ao longo das bordas, com aqueles pregos de cabeça meia-bola, usados em estofamento de cadeiras etc. (Fig. 9, Detalhe). Finalmente, recorte um bom pedaço de câmara de ar de pneu de automóvel, maior que a “bolacha” circular, para formar o acumulador de ar sob pressão. Cubra com ele a “bolacha” de madeira, estique a borracha e faça a amarra passando um arame ao redor da madeira, na canaleta que a circunda. Com um alicate, torça as duas pontas do arame, até apertá-lo, e em seguida corte as sobras da borracha ao redor da “bolacha”. Ao ser inserido neste acumulador, o ar vai forçar a câmara de borracha – tal como ocorre nos pneus de um carro – e a borracha manterá o ar sempre sob pressão. Para maior comodidade de uso, faça um calço capaz de aumentar a inclinação do fole. Você pode adotar o desenho sugerido na Fig. 10, usando chapa de ferro de aproximadamente 1,5 mm, ou pode adotar diversas outras alternativas fáceis de imaginar, projetar e realizar. Agora, é só pedalar e... bons ventos! |
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