Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-6
12 de Setembro de 1990


 
Flavio R. Cavalcanti - 12 Set. 2015
   

O Centro-Oeste DC-6, há 25 anos, foi o último composto no pioneiro Apple II+ (8 bits, 64 KB de memória), com placas de 80 colunas (80 letras na tela) e de CP/M (Digital Research), usando processador de textos Wordstar e impressora matricial Epson LX-80 — cuja fita velha (usada na fase de rascunho) era substituída, no último momento, por uma fita nova, para imprimir as páginas a serem recortadas, montadas em caderno (“paginação”) e multiplicadas a seguir em xerox.

O recurso de já imprimir o texto em 2 colunas evitava a necessidade de recortá-las e montá-las lado a lado, em cada página, com cola de bastão (poupando tempo na “paginação”). Porém, o editor de textos Wordstar não editava “em duas colunas”. O recurso era redigir a edição inteira em uma coluna corrida, e só no final mandar que o WS “arrumasse” tudo em “duas colunas”. A partir daí, qualquer mudança no texto desarrumaria tudo; portanto, o texto devia estar totalmente concluído e corrigido, e no tamanho certo para as 16 páginas em sequência (com os espaços em branco para os desenhos).

A cada passagem do cabeçote de impressão (1 linha de texto), a acentuação da Epson LX-80 implicava em um recuo brusco para cada acento, com sopapos que só faltavam derrubar a mesa da impressora. Isso, 10 ou 15 vezes em cada linha de texto. A solução adotada, a essa altura, era deixar a impressora configurada para o conjunto de caracteres em francês, — que já fornecia “ç” e “é”, “nativos” (sem necessidade desse recuo), — e reduzir o restante da acentuação ao mínimo, até para poupar tempo e cabeçote (as agulhas já estavam francamente entortadas pelo uso de alguns anos, produzindo letras mais deformadas a cada mês). O espaçamento adotado (“tamanho de letra”) era, se não me engano, de 16 cpi (caracteres por polegada, na horizontal), com entrelinhamento vertical também ajustado na mesma proporção. Isso dispensava o processo anterior, de redução das páginas em xerox, que ainda implicaria em retorno das páginas reduzidas à prancheta, para a montagem final do “caderno” (No mínimo, uma viagem de ida e volta ao centro da cidade, estacionamento, filas).

Os desenhos eram feitos na prancheta (finalizados em nanquim), na largura de 1 ou 2 colunas, e medidos na vertical para prever espaços intercalados no texto (linhas em branco). Essa “diagramação” era feita à parte, para prever o “caderno” da edição em preparação.

O cabeçalho de capa continuava a ser feito em editor de imagem, já que a impressora Epson LX-80 não tinha recursos para geração de caracteres fora do padrão da época — courier, elite, monoespaçamento 10, 12, 16 e 20 cpi. Era pouco mais que uma “máquina de escrever”, destacando-se apenas pela possibilidade de imprimir imagens em baixa resolução (não lembro se chegava a 150 dpi grosseiramente impressos a pancada).

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Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013


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