Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-18
5 de Outubro de 1991


 
Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Oficina

Ferreomodelo

  • Modificação do frigorífico EFSJ (Márcio Hipólito)
Locomotiva nº 8 ABPF "Manuela" no passeio do shopping de Sorocaba
Locomotiva nº 8 ABPF "Manuela" no passeio do shopping de Sorocaba

Quadro de Avisos

DASH-8 (I) - Em 91/Jul/01, saíram da GE, Campinas, SP, 4 das 6 locomotivas encomendadas pela Vale do Rio Doce. No dia 91/Jul/31, as 2 restantes. Acho que o Buzelin (DC-16/32) deve estar enganado. Elas saíram de Campinas com os 4 truques B - o arranjo é B+B - B+B - adaptados para bitola larga, pois o gabarito da métrica não permitia tráfego, devido à altura da rede aérea. Seguiram via Jundiaí e São Paulo, até Cruzeiro, SP, onde o pessoal da GE substituiu os truques pelos originais, seguindo daí para Belo Horizonte (KELSO MÉDICI, S. J. dos Campos, SP).

DASH-8 (II) - As locomotivas seguiriam com truques falsos (1,6 m), via ramal de São Paulo e Linha do Centro, até Lafaiete Bandeira, próximo a Conselheiro Lafaiete (MG), onde haveria transposição de bitola. Entretanto, impedimentos de passagem na Linha do Centro - leia-se túnel próximo a Juiz de Fora - fizeram com que elas retornassem e seguissem pela Ferrovia do Aço. Nada demais. Apenas estavam adiantando sua passagem por aquilo que será seu futuro reinado (JOSÉ E. BUZELIN, BH/MG).

PRETEXTO (I) - O trem Santa Cruz, Rio-SP, continua parado e sem esperança de funcionar a curto prazo. A última desculpa que a Rede vem dando é que a velocidade no trecho é limitante. Enquanto os cargueiros, embora mais pesados, trafegam a 40 km/h, o trem de passageiros alcança 80 a 90 km/h, o que seria um risco para os usuários, face ao estado da via permanente (KELSO MÉDICI, S. J. dos Campos, SP).

PRETEXTO (II) - Aproveitei as férias para ir a Bento Gonçalves, RS, e tentar dar uma voltinha na Ferrovia do Vinho. Só que este ano não funcionou, em plena Festa do Vinho! Motivo: a linha está com problemas, dormentes podres, sem segurança nem para cargueiros, segundo alegam. Só que, em conversas por lá, ficou bem claro que há uma desavença entre a RFFSA e a prefeitura. Uma pena (GERMANO P. MENDES, Santos, SP).

N. R.: Acredito que ambas as coisas não passam de pretextos. A RFFSA não esconde que pretende acabar com todos os trens de passageiros e passeios turísticos. Na realidade, já acabou com quase todos. Só no papel, ainda não foram extintos.

MOLECADA - Anexo duas fotos do acidente ocorrido em Jun/28 pp, em Mogi Mirim, quando alguns moleques de rua - ainda não se sabe como - conseguiram soltar 3 vagões tanque de uma composição parada na estação. O que se sabe é que soltaram um, e depois, mais 2. Estes últimos, chocaram-se com o primeiro, que voltava, porque esse trecho parece uma gangorra, com o pontilhão no nível mais baixo, no centro. Ao chocarem-se, o tanque do meio descarrilou e bateu no poste da catenária, onde faiscou e, com o vazamento, incendiou-se. Dois vagões continham gasolina, e o outro, óleo diesel. O acidente ocorreu por volta das 11h30. Por coincidência, eu estava no Cine Foto, mandando revelar um filme, quando um amigo passou e falou do acontecido. O fotógrafo e eu largamos tudo e corremos para o local, ele com a filmadora, e eu com a máquina (CARLOS MISSAGLIA, Mogi Mirim, SP).

VALE - A Cia. Vale do Rio Doce vai construir um ramal entre Tapira e Uberaba, MG, para escoar os minérios de titânio e fosfato para a Valefértil, na divisa SP/MG, pela linha Campinas - Araguari (Fepasa). Já vi várias gôndolas da Vale no pátio da Valefértil. É a Vale tomando conta da SR-2, em Minas. O ramal substituirá o trecho Ibiá - Uberaba (JOEL G. PIRES, SP/SP).

N. R.: Tapira fica 120 km a leste de Uberaba e uns 40 km ao sul de Araxá. Atualmente, existe um ramal de Araxá (no trecho Ibiá - Uberaba) para a Arafértil, alguns quilômetros ao sul. E a Fepasa mantém um ramal de Uberaba a Tancredo França, uns 25 km a leste.

ABPF-BH - Ao completar o 1° ano de circulação, o informativo ABPF-BHZT n° 7 brinda os amigos e associados com a foto da locomotiva n° 125 da EF Bahia e Minas, uma 2-8-0 fabricada em 1912 pela Hannoverlind, sob o n° 6580; e a foto da n° 11 da RV Paraná - Santa Catarina, uma Mogul 2-6-0 fabricada pela Baldwin. Para quem ainda não conhece o informativo, sugerimos entrar em contato, escrevendo à Pça. Raul Soares, 89 / 1002, Cep 30180 Belo Horizonte, MG. Os mineiros, principalmente, deveriam unir-se todos, junto à ABPF-BH, para incrementar esta publicação que pertence, antes de mais nada, a eles mesmos.

BITOLINHA - Fiquei contente em saber do interesse de alguns abnegados colegas, em manter ativa a Bitolinha de São João del Rey, MG, onde já tive oportunidade de passear (JOEL SANTOS F., Recife, PE).

JAGUARIÚNA - Na novela "Ana Raio e Zé Trovão", agora ambientada em Jaguariúna, SP, tem aparecido parte do acervo da ABPF-Campinas. Pelo visto, há muito a fazer por lá (JOEL G. PIRES, SP/SP).

PRIVILÉGIO - A Dash-8 é para ninguém botar defeito. Cheguei a manobrar uma, lá na GE, em Campinas (JAIRO A. O. MELLO, Niterói, RJ).

BITOLA - No DC-17/20, "Luta pela preservação", diz-se que, "Além dos problemas de manutenção, as linhas têm bitolas diferentes em Rio Pardo e Casa Branca". Na realidade, a bitola é métrica. Havia trens diretos de passageiros e carga, de Campinas a Casa Branca, São José do Rio Pardo, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Passos. Viajei muito por esses trechos, atrás de 4-6-2 e 4-6-0, até Casa Branca, e de 4-6-0 de Casa Branca a Guaxupé e Passos, sem baldeação, sempre na mesma bitola (DÉLIO ARAÚJO, Goiânia, GO).

CAMPANHA - Tenho visto, em alguns automóveis, plásticos adesivos de um movimento em favor dos trens. Eles mostram o desenho estilizado de uma loco diesel, e uma das 3 frases: (A) Sejamos patriotas / Vamos trazer os trens de volta (B) Se o trem voltar a funcionar / A Dutra pára de matar (C) Trem transporte seguro / Transporte do futuro. Várias firmas participaram da campanha, que foi organizada por Lídia Zappa, de Cruzeiro, SP. Escrevi a ela, pedindo mais informações, mas até agora não obtive resposta. Enviei um Centro-Oeste e o endereço da RBF. O endereço dela é: Av. Major Novaes, 66, Cep 12700 Cruzeiro, SP. Pelo telefone 0125-44-1658, é mais difícil (CÉSAR ARRUDA, Lorena, SP).

PERUIBE - O trem turístico de luxo, de Campinas a Peruíbe (SP), está operando normalmente, segundo prospecto remetido em agosto pp. pelo companheiro Gumercindo Bueno. O expresso tem poltronas reclináveis, janelas panorâmicas, piso acarpetado, vagão restaurante e serviço de bar, segundo o folheto. Informações e reservas com a Pettena-Tur, R. Bernardino de Campos, 1078, sala 1, Cep 13013 Campinas, SP, Tel. 0192-32-1628 ou 42-4365. Em Peruíbe, Tel. 0132-77-2091. Há promoções especiais para colégios, empresas, clubes etc.

PÚBLICO - Com alguns alunos, fizemos uma rápida pesquisa ao longo do trecho Roncador Novo - Pires do Rio - Goiânia e Anápolis. Perdemos os questionários e não é possível publicar dados estatísticos. Mas lembro-me das opiniões predominantes: (1) A população aceita trens de passageiros; (2) O trem oferece maior expectativa de segurança e conforto; (3) As viagens têm que ser várias ao dia, como os ônibus; (4) Logo, os trens devem ser curtos; (5) Devem parar nas estações, paradas, estribos, e mesmo ao longo da linha, se possível, como os ônibus na estrada; (6) Deve haver conforto superior ao dos ônibus, pessoal treinado e atencioso, lugares reservados, sem excesso de lotação; (7) Horários rigorosamente cumpridos; (8) De 4h30m a 5h, até Goiânia, e 4h até Anápolis. Pode/se concluir, trens automotores (carro motor + reboque) seriam a solução, e deveriam ter lanchonete. Operar trens pesados, com locomotivas, seria desperdício. A RFFSA, ao que parece, não conhece o mercado de passageiros e não o estuda! (DÉLIO ARAÚJO, Goiânia, GO).

SOROCABA - No dia seguinte ao recebimento do DC-11-12, fui conhecer a Manuela (foto), que roda no Shopping de Sorocaba. É uma graça. Parece um brinquedo, e está muito bem restaurada. Fiquei conhecendo o Hélio e o Américo, que cuidam e operam a locomotiva. Fazem parte de um grupo muito interessado na preservação ferroviária, tanto que têm mais uma manobreira inglesa, funcionando dentro de uma indústria, e outra vaporosa maior (pela descrição deve ser uma Consolidation), que funcionará num trecho da cidade até uma fazenda histórica. A Manuela, 0-4-0, foi fabricada pela Locomotivfabrik Kraus & Cie, München & Linz, 1889, n° de fábrica 2092. Foi muito bom conhecer este pessoal. Fiquei até o escurecer, batendo papo e andando na locomotiva (CLÁUDIO LARANGEIRA, São Paulo, SP).

N. R.: O passeio em projeto ligará o distrito de Brigadeiro Tobias à fazenda Ipanema, e será feito pela Baldwin n° 58, de 1890, em restauração na BSI Indústria Mecânica SA (DC-8/3).

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Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
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Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreosfera

  

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