Flavio R. Cavalcanti - 29 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj MaquetismoOficina
Pátios & Fotos
ProtótipoHistória do hobby
Quadro de AvisosFotos - A ABPF oferece o Catálogo de Fotos da Exposição Comemorativa de seus 15 anos (92/Set), em formato 31 x 21 cm, caderno espiral, 15 páginas e 36 fotos P/B de 9 x 18 cm. As fotos, de locomotivas a vapor de ferrovias brasileiras, pertencem à coleção de Patrick Dollinger, fundador da ABPF, provenientes da Baldwin Locomotive Works / Railroad Museum of Pennsylvania. Cada foto acompanha um resumo dos dados pesquisados por Sérgio Martire. Para adquirir o catálogo, mande cheque cruzado de Cr$ 50 mil, nominal à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, para a Caixa Postal 6501, Cep 01061-970 São Paulo, SP. Em Maio, o valor será de Cr$ 60 mil. O atendimento ocorrerá cerca de 15 dias após a remessa do cheque. A despesa postal já está incluída no preço. Piracicaba - A Associação Paulista de Preservação do Transporte Ferroviário (Asppa) - que tenta reativar o trem de passageiros em Piracicaba - tem agora o apoio da ABPF. A estratégia é implantar primeiro um trem turístico, despertando população e autoridades para a futura implantação do trem de passageiros. Angra - Trem da Mata Atlântica: - Sábados e domingos, normal, fazer reservas. Terças e quintas, confirmar saídas. Em Janeiro pp., Cr$ 210 mil; almoço opcional, Cr$ 75 mil; crianças até 7 anos não pagam; almoço, Cr$ 50 mil (Eliezer Magliano, Angra dos Reis, RJ). Passeio - Já estão em Barra Bonita, SP, a locomotiva a vapor e 2 carros de passageiros da antiga Sorocabana. Mas a construção da via férrea está atrasada. Os poucos metros já construídos foram afetados pela chuva, que deixou parte da linha no ar. A inauguração estava prevista para Outubro pp., e de lá para cá nada foi feito (Evaldo Alves, Jaú, SP). Reforma? - Estive no museu da Fepasa em 93/Jan/22. Embarquei numa composição da Fepasa, em Vinhedo, e cheguei a Jundiaí às 13h45. Da estação fui direto para o museu. Do lado de fora, deu para ver a locomotiva 4-4-0 da Cia. Paulista, e vários vagões. Perguntei ao vigia se era possível o acesso ao pátio, e ele disse que tinha ordem para não deixar ninguém entrar. Eu disse que pediria autorização na superintendência, e ele disse que não resolveria nada. Deu para ver, é que não estão fazendo nenhuma reforma no museu (César Tonetti, Vinhedo, SP). Duplex - Obrigado ao amigo Joel G. Pires pelo esclarecimento (CO-74/10). Mas o que eu tenho visto não são locomotivas rebocadas de carona, mas trações duplex e triplex, em trens curtos de passageiros na Fepasa. Ou seja, todas as locomotivas funcionando. Agradeço se o Joel novamente puder me ajudar, ou outro amigo (Evaldo Alves, Jaú, SP). N. R.: A lembrança que me ocorreu, ao publicar sua dúvida no CO-73/9, provavelmente nada tem a ver. Havia no pátio de Brasília uma G-12 que não conseguia tracionar meia-dúzia de vagões em manobra. Era acoplada às locomotivas de viagem - nas manobras -, melhorando a potência do conjunto (FRC). «» ª Centro-Oeste
|
Acompanhe no FB |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |