Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Passagem do Rodotrem Rio-SP, da RFFSA, por São José dos Campos em Janeiro de 1993
Passagem do Rodotrem Rio-São Paulo, da RFFSA, por São José dos Campos, em Janeiro de 1993

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RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Rodotrem Rio - São Paulo (1993)

Texto e Fotos: – Kelso Médici
Centro-Oeste n° 76 — 1° Mar. 1993

A rampa no pátio ferroviário de Engenheiro São Paulo não deu certo, pois era feita em curva. O embarque foi transferido para o pátio do Pari.

A composição, tracionada por uma locomotiva U-20C, é formada por 10 vagões plataforma, cada um levando uma carreta ou caminhão; e um carro inox na cauda, para os motoristas — no início, um Pullman, agora um semi-leito.

As partidas de Pari (SP/SP) e de Arará (Rio, RJ) são feitas simultaneamente, às 20h, todos os dias.

A operação teve início em 1º Dez. 1992, e a partir de 19 Dez o serviço passou a ser cobrado. No início, o trem corria lotado; com a cobrança, o movimento caiu durante alguns dias; e atualmente voltou à lotação completa.


Acima - Passagem do Rodotrem Rio-SP, da RFFSA, por São José dos Campos (SP), em 16 Jan. 1993.
A composição inclui um carro semi-leito para os camioneiros. Infelizmente, o horário — sol no horizonte — não ajudou. Observe as 2 placas amarelas, levantadas na frente de cada caminhão. São uma espécie de pontes elevadiças entre os vagões. Esta forma de transporte intermodal é chamada piggy-back.

Com isso, a Via Dutra se livra de 600 caminhões e carretas por mês, melhorando o tráfego, reduzindo o índice de acidentes, prolongando a vida útil das pistas e dos veículos, economizando combustíveis, e oferecendo maior conforto aos motoristas — sem falar no risco dos assaltos.

O que pode preocupar são as pedradas criminosas ao longo da linha. Não houve casos, até agora, mas a lona plástica que cobre a cabine dos caminhões não chega a protegê-la de todo.

Comenta-se que algumas empresas estão enviando pelo Rodotrem caminhões que já não eram utilizados - o que representaria um uso mais produtivo e lucrativo de suas frotas.

Parece que a idéia está dando certo, e o trem já ganhou até um apelido no meio ferroviário: — “Sula Miranda”.

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Abaixo - Vagões prancha PES do Rodotrem, fotografados na estação de São José dos Campos, em 11 Dez. 1992, antes da inauguração do serviço. Observe os trilhos perfurados, a intervalos regulares, soldados sobre as laterais dos vagões. São para fixar os calços que imobilizam os pneus dos caminhões. À esquerda da foto, note as 2 chapas amarelas, unindo os vagões para permitir que os caminhões passem de um para outro. O trem encosta numa rampa, e os caminhões sobem (ou descem) em fila.

   

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Vagões prancha PES do Rodotrem, fotografados na estação de São José dos Campos, em 1992
Vagões prancha PES do Rodotrem, fotografados na estação de São José dos Campos, em 1992
Rodotrem Rio - São Paulo
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