Assim, foi aprovada a recuperação (até agora) de duas SD18, a 5008
(ex. 3409) e a 5018 (ex.3419) e a recuperação de ambas foi iniciada
no primeiro semestre de 2001, para entrega ao final do semestre.
A 5008-6 foi a primeira a ser recuperada, ganhando novos motores
de tração e revisão geral, mas mantida com o motor diesel 567 original
e o que é mais interessante a primeira SD18 a receber o padrão de
pintura MRS.
Estimada a época de entrega da locomotiva, reunimos eu, "Cerezzo",
Francino Salzer Rodrigues (de Juiz de Fora) e o Leonardo Roque Vieira
(MRS) para oferecer uma homenagem à primeira das primeiras SD18
a ser reformada na fase MRS. A idéia de uma homenagem partiu do
"Cerezzo" entre nós e em seguida propus a placa que desenhei, com
a presença institucional da Memória do Trem, posto que as pessoas
envolvidas também são nossos colaboradores diretos (e no verso dela
tem os nossos nomes gravados) e a presença institucional de uma
entidade reforça o propósito do gesto.
Levamos a proposta ao Horto Florestal e tivemos a imediata simpatia
e o acolhimento da idéia por parte da MRS e assim na ocasião de
entrega da 5008-6, levamos a placa que foi afixada pelo pessoal
da oficina. Mais adiante ela foi levada para testes e entrega para
operação no Barreiro, reiniciando assim sua jornada. Leonardo Roque
foi o primeiro Maquinista dela neste retorno, conduzindo-a do Horto
Florestal ao Barreiro.
Ainda não haviamos conseguido fazer uma "boa foto" da placa na
locomotiva e hoje a SD18 5008-6 está lotada em Barra do Piraí, circulando
preferencialmente no ramal de São Paulo. Ben Lam esteve em São José
dos Campos, SP e fez as fotos que agora você tem em mãos.
A 5018 já saiu da reforma e está em operação, sendo a segunda SD18
a receber a pintura MRS. Há uma idéia de que elas voltem para Belo
Horizonte para cobrir a operação no intercâmbio / integração MRS-FCA
e sendo assim em breve poderão ser vistas por aqui, no Barreiro.
Procuramos marcar presença neste episódio porque a SD18 5008-6
completou seus 40 anos efetivamente em outubro de 2001 e segundo
o que temos acompanhado, ela está funcionando plenamente e em várias
tabelas de trens leves, contudo não há ainda perspectiva de que
as demais sejam reformadas de imediato, mas estão em operação. Ela,
a 5008-6, promete mais alguns bons anos e chegando aos 50, estaremos
lá com mais uma placa!!
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