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    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A locomotiva SD18 recuperada para a MRS

Foto: Ben Lam

Desde a transição RFFSA/MRS, algumas locomotivas clássicas foram transferidas operacionalmente para a MRS, mas não receberam modificações ou pintura MRS, a exemplo das mais expressivas como a EMD GM SD18 (17 ao todo, das quais 11 em operação); 3 MLW RSD-12 e 3 Alco RS-3.

As RSD-12, da série reformada pela GE em Contagem, MG, ficaram lotadas no "lastro" e manobra de oficinas em São Paulo (Luz e Lapa); as RS-3 ficaram na reserva de serviços de oficina e "lastro" em Barra do Piraí - duas mais tarde foram devolvidas à Rede e uma restou operando até recentemente, quando parou de funcionar e está simplesmente encostada em Barra com a possibilidade de ser devolvida (mas até o presente momento ela é MRS). As SD18, portanto, estavam (como estão) em uma atividade mais "nobre", sendo utilizadas em trens de carvão e carga geral, principalmente.

Mas acontece que, também, com a "parada" das RSD-12 e das RS-3, as SD18 ocuparam a posição das locomotivas mais antigas em operação na MRS e acabaram acumulando serviços gerais; na ponta do lápis, a recuperação das SD18 foi avaliada pela MRS como mais interessante, até porque ela é uma locomotiva versátil e mais adequada ao perfil atual de demanda operacional na MRS.

Assim, foi aprovada a recuperação (até agora) de duas SD18, a 5008 (ex. 3409) e a 5018 (ex.3419) e a recuperação de ambas foi iniciada no primeiro semestre de 2001, para entrega ao final do semestre. A 5008-6 foi a primeira a ser recuperada, ganhando novos motores de tração e revisão geral, mas mantida com o motor diesel 567 original e o que é mais interessante a primeira SD18 a receber o padrão de pintura MRS.

Estimada a época de entrega da locomotiva, reunimos eu, "Cerezzo", Francino Salzer Rodrigues (de Juiz de Fora) e o Leonardo Roque Vieira (MRS) para oferecer uma homenagem à primeira das primeiras SD18 a ser reformada na fase MRS. A idéia de uma homenagem partiu do "Cerezzo" entre nós e em seguida propus a placa que desenhei, com a presença institucional da Memória do Trem, posto que as pessoas envolvidas também são nossos colaboradores diretos (e no verso dela tem os nossos nomes gravados) e a presença institucional de uma entidade reforça o propósito do gesto.

Levamos a proposta ao Horto Florestal e tivemos a imediata simpatia e o acolhimento da idéia por parte da MRS e assim na ocasião de entrega da 5008-6, levamos a placa que foi afixada pelo pessoal da oficina. Mais adiante ela foi levada para testes e entrega para operação no Barreiro, reiniciando assim sua jornada. Leonardo Roque foi o primeiro Maquinista dela neste retorno, conduzindo-a do Horto Florestal ao Barreiro.

Ainda não haviamos conseguido fazer uma "boa foto" da placa na locomotiva e hoje a SD18 5008-6 está lotada em Barra do Piraí, circulando preferencialmente no ramal de São Paulo. Ben Lam esteve em São José dos Campos, SP e fez as fotos que agora você tem em mãos.

A 5018 já saiu da reforma e está em operação, sendo a segunda SD18 a receber a pintura MRS. Há uma idéia de que elas voltem para Belo Horizonte para cobrir a operação no intercâmbio / integração MRS-FCA e sendo assim em breve poderão ser vistas por aqui, no Barreiro.

Procuramos marcar presença neste episódio porque a SD18 5008-6 completou seus 40 anos efetivamente em outubro de 2001 e segundo o que temos acompanhado, ela está funcionando plenamente e em várias tabelas de trens leves, contudo não há ainda perspectiva de que as demais sejam reformadas de imediato, mas estão em operação. Ela, a 5008-6, promete mais alguns bons anos e chegando aos 50, estaremos lá com mais uma placa!!

  

Foto: Ben Lam
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