Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Locomotiva-guindaste "Cafona" da RFFSA - Rede Ferroviária Federal

Locomotiva-guindaste "Cafona", fotografada por Eduardo Coelho na rotunda de Barra do Piraí, RJ, ainda com a numeração da antiga EFCB/RFFSA, em 1988. (Publicada inicialmente em "Guindastes Ferroviários no Brasil", Eduardo Coelho)

A "Cafona" foi construída pela EFCB/RFFSA nas oficinas do Engenho de Dentro em 1970, juntamente com 2 manobreiras bitola 1,6 m, e outras 2 bitola métrica (1970 a 1972), as "Marcelinas", a partir de conjuntos formados por motores Cummings + transmissão GE, que haviam sido adquiridos em 1941 para repotencializar as litorinas Fiat e acabaram esquecidos até 1968. Posteriormente, a Cafona teve retirado o guindaste e foi transformada em manobreira simples. O banco de baterias na lateral era utilizado para dar partida nas locomotivas em reparos na oficina.

Fontes:

Locomotiva-guindaste Cafona em Barra do Piraí | Desenho e características da locomotiva-guindaste Cafona
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade