Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  
Agenda do Samba e Choro
   

Esquema das linhas e estações da EFCB em 1927
Extensão das linhas em tráfego
e mapas esquemáticos das estações


 
Mapas da EFCB e ferrovias conectadas
Ministério da Viação e Obras Públicas - 1927
publicados no livro de Max Vasconcelos (vol. I, 3ª ed.), 1928
cortesia: Manoel Monachesi e Jorge A. Ferreira Jr. | Fotolog | Fotopages
apresentação: Flavio R. Cavalcanti

As linhas da EFCB em tráfego em 1928 são apresentadas de várias formas, por Max Vasconcelos [vol. I, 3ª edição, 1928].

A primeira tabela (abaixo) acompanhava o mapa esquemático das linhas e estações; e seguia estritamente a nomenclatura oficial das diversas linhas e ramais da ferrovia.

Para cada linha ou ramal é indicado o ponto inicial, com a distância (km) desde a estação D. Pedro II (ou Alfredo Maia) e o respectivo ponto final. As distâncias da terceira coluna, portanto, podem ser somadas, resultando na extensão total da ferrovia — 2.950 km, incluindo (na última hora) o Ramal de Austin, aberto ao tráfego quando a edição do livro já se encontrava quase pronta.

Estrada de Ferro Central do Brasil
Extensão das linhas em tráfego km
Linha ou ramal Ponto inicial (km) e final
Linha do Centro D. Pedro II (km 0) a Independência (por Itabirito) 1.008
  Joaquim Murtinho (km 478) a Gen. Carneiro
   (por Belo Horizonte)
177
Ramal da Marítima D. Pedro II (km 0) a Marítima 1
Ramal de Sâo Diogo D. Pedro II (km 0) a São Diogo 2
Circular de D. Clara Madureira (km 17) a Madureira 2
Ramal de Angra Deodoro (km 22) a Mangaratiba 82
    Circular de Bangu     Bangu (km 31) a Bangu 3
    Circular do Matadouro     Santa Cruz (km 55) a Santa Cruz 3
Ramal de Austin Austin (km 45) a Santa Cruz 30
  Austin (km 45) a Carlos Sampaio 5
Ramal de Paracambi Guedes da Costa (km 65) a Paracambi 6
Ramal de São Paulo Barra do Piraí (km 108) a Norte 391
    Sub ramal de Piquete     Lorena (km 281) a Rodrigues Alves 18
    Variante do Tietê     Calmon Viana (km 466) a 5ª Parada 33
Ramal de Lima Duarte Benfica (km 289) a Lima Duarte 52
Ramal de Piranga Palmira (km 324) a Mercês 57
Ramal de Ponte Nova Burnier (km 498) a Ponte Nova 145
Ramal de Santa Bárbara Sabará (km 583) a Santa Bárbara 77
Ramal de Diamantina Corinto (km 853) a Diamantina 147
Ramal de Montes Claros Corinto (km 853) a Montes Claros 263
Linha Auxiliar Alfredo Maia (km 0) a Porto Novo 241
    Ramal de Jacutinga     Governador Portela (km 112)
    a Santa Rita de Jacutinga
147
    Sub ramal de Afonso Arinos     Valença (km 84) a Afonso Arinos 60
Soma 2.950

A segunda tabela (abaixo) foi extraída do Cap. I, e subdivide algumas linhas conforme a bitola ferroviária — daí, o registro de quatro trechos da Linha do Centro. Por outro lado, não chegou a ser revisada para incluir o Ramal de Austin, devendo portanto representar a situação em 31 de Dezembro de 1927 [a conferir].

Estrada de Ferro Central do Brasil
Extensão das linhas em tráfego, por bitolas
Bitola Linhas e ramais Ponto inicial Ponto terminal Posição
quilométrica
Ponto inicial Ponto terminal
1,60 Linha do Centro D. Pedro II Lafaiete 0 463
1,00 Linha do Centro Lafaiete Independência 463 545
1,60 Linha do Centro Joaquim Murtinho Belo Horizonte 478 163
1,00 Linha do Centro Belo Horizonte General Carneiro 640 14
1,60 Ramal da Marítima D. Pedro II Marítima 0 1
1,60 Ramal de São Diogo D. Pedro II São Diogo 0 2
1,60 Circular de D. Clara Madureira Madureira 17 2
1,60 Ramal de Angra Deodoro Mangaratiba 22 82
1,60 Circular de Bangu Bangu Bangu 31 3
1,60 Circular do Matadouro Santa Cruz Santa Cruz 55 3
1,60 Ramal de Paracambi Guedes da Costa Paracambi 65 6
1,60 Ramal de São Paulo Barra Norte 109 391
1,00 Sub ramal de Piquete Lorena Piquete 281 18
1,60 Variante do Tietê Calmon Viana 5ª Parada 465 33
1,60 Ramal de Lima Duarte Benfica Lima Duarte 289 52
1,00 Ramal de Piranga Palmira Mercês 325 57
1,00 Ramal de Ponte Nova Burnier Ponte Nova 498 145
1,00 Ramal de Santa Bárbara Sabará Santa Bárbara 583 77
1,00 Ramal de Diamantina Corinto Diamantina 853 147
1,00 Ramal de Montes Claros Corinto Montes Claros 853 263
1,00 Linha Auxiliar Alfredo Maia Porto Novo 0 241
1,00 Ramal de Jacutinga Gov. Portela Stª Rita do Jacutinga 112 147
1,00 Sub ramal de Afonso Arinos Valença Afonso Arinos 183 60
Soma 2.915

As duas tabelas foram digitadas em planilha para checagem da soma, reduzindo a probabilidade de falhas na extensão de cada linha ou ramal da ferrovia. Jà os pontos iniciais têm mais chances de apresentar erro de digitação.

O mapa esquemático das linhas e ramais — com a posição das estações — foi dividido em nove mapas parciais na resolução máxima disponível, para facilitar a leitura na internet.

Abaixo, uma miniatura-menu do mapa, com links para os mapas parciais:

Mapa esquemático dos trilhos e estações da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1928, com links para cada trecho da ferrovia Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil  de Corinto a Pirapora, Montes Claros e Diamantina em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil de Vespasiano a Diamantina em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil na região de Juiz de Fora em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil no Ramal de Angra dos Reis em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil de Barra do Piraí a Taubaté em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil na região de Belo Horizonte em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil de Barra do Piraí a Porto Novo em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil do Rio de Janeiro a Barra do Piraí em 1927 Mapa das Estações da Estrada de Ferro Central do Brasil de Lorena a São Paulo em 1927
Esquema das linhas e estações da EFCB em 1927
Pirapora e Montes Claros | Curvelo a Diamantina | Belo Horizonte | Juiz de Fora
Barra do Piraí a Porto Novo | Barra do Piraí a Lorena | Lorena a São Paulo
Rio de Janeiro a Barra do Piraí | Ramal de Angra dos Reis
EFCB e ferrovias convergentes | Ramal de São Paulo - EFCB
   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Acompanhe no FB

Mapas ferroviários de 1927 | Ferrovias existentes
EFSLT | EF Central do Piauí | RVC | EF Central do Rio Grande do Norte | EF Petrolina - Teresina
Leopoldina Railway | EFOM | Rede Sul Mineira | EF Goiás | EF NoB | EF Tocantins
EFCB e ferrovias convergentes | Ramal de São Paulo - EFCB | Linhas e estações da EFCB
“Vias brasileiras de comunicação” | A obra de Max Vasconcelos | Gênese da obra de Max Vasconcelos
Relatório MVOP | n’A Manha...
1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade