Mapas da EFCB e ferrovias conectadas
|
Vias brasileiras de comunicação, de Max Vasconcelos, é uma fonte de informações recorrente na bibliografia citada por inúmeras obras sobre as ferrovias brasileiras, e em especial sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil.
E o motivo é muito simples. Deixando de lado a verborragia laudatória, que caracterizou tantas obras do gênero, Max Vasconcelos adota linguagem telegráfica, hemingwayana, para apresentar um levantamento minucioso da EFCB "km by km", mas também "ano a ano", e igualmente "item por item". E, para completar, estatísticas objetivas de todos os municípios servidos pela ferrovia ao ponto de se imaginar que teria utilizado "dados do IBGE". Ora, o IBGE só seria criado após a Revolução de 1930. Fica, então, o primeiro grande mistério: como um ser humano, individualmente, recolhe e sistematiza tamanha massa de informações estatísticas, cobrindo milhares de quilômetros quadrados em três estados? Ensaios de um "censo" ocorreram em 1907 e 1920, mas não foram estes os dados utilizados.
|
O título Vias brasileiras de comunicação sugere um projeto ambicioso, destinado a cobrir todas as ferrovias do país. O fato se terem publicado dois volumes um sobre a Linha do Centro e Ramais da EFCB; outro sobre a Linha Auxiliar, também da EFCB poderia reforçar essa impressão de uma "série" ambiciosa.
Na verdade, os mesmos dois volumes tiveram sucessivas edições, ao longo de três décadas da história do país, do final da República velha até o imediato pós guerra, passando pela crise mundial de 1929, Revolução de 1930, Constituinte de 1934, Estado Novo (1937), II Guerra Mundial (1939-1945), redemocratização (1945) e Constituinte de 1946.
Um levantamento rápido indica seis edições encampadas pela Imprensa Nacional após a Revolução de 1930; e pelo IBGE após a redemocratização e a Constituinte de 1946:
Ed. | Ano | Editor | Subtítulo | Fonte | Vol. | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1ª | 1926 | Chris R. | Vol. I | Data a confirmar. Viu o volume que aborda o Ramal de São Paulo (Vol. I) | ||
3ª | 1928 | Chris R. | Vol. I e II |
Dois volumes: Linha do Centro e Ramais; Linha Auxiliar |
||
3ª | 1928 | Pimenta de Melo & Cia. | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Jorge A. Ferreira Jr. | Vol. I | 428 p. + anexos |
1928 | Pimenta de Melo & Cia. | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Coelho; Setti. A era diesel na EFCB | Vol. I | Não cita o nº da edição | |
1928 | Pimenta de Melo & Cia. | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Helio Suevo Rodrigues. A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro | Vol. II | Não cita o nº da edição | |
2ª | 1933 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | BCE | Vol. II | 212 p. |
2ª | 1933 | Vias brasileiras de comunicação: EFCB | Fernando de Azevedo. Um trem corre para o oeste | Não cita o editor. Não especifica qual dos dois volumes | ||
1933 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Nascimento Brito. Meio século de estradas de ferro | Vol. I | Não cita o nº da edição | |
5ª | 1934 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | BCE | Vol. I | 408 p. |
5ª | 1934 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Buzelin; Setti. FCA: uma ferrovia e suas raízes | Vol. I | |
5ª | 1934 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Buzelin; Coelho; Setti. MRS – A ferrovia de Minas, Rio e São Paulo | Vol. I | |
5ª | 1934 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Almir Chaiban El-Kareh. Filha branca de mãe preta: a Companhia da Estrada de Ferro D. Pedro II | Vol. I | |
5ª | 1935 | Chris R. | Vol. I e II |
Viu ambos | ||
3ª | 1935 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Benício Guimarães. Os 50 anos da eletrificação dos trens de subúrbios do Rio de Janeiro | Vol. II | |
1935 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Catálogo Preserve RJ | Vol. II | Não cita o nº da edição | |
1935 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Hugo Caramuru. Histórias da EFOM e sucessoras, in As ferrovias em Minas Gerais | Vol. II | Não cita o nº da edição | |
3ª | 1935 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Buzelin; Setti. FCA: uma ferrovia e suas raízes | Vol. II | |
3ª | 1935 | Imprensa Nacional | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Buzelin; Coelho; Setti. MRS – A ferrovia de Minas, Rio e São Paulo | Vol. II | |
1935 | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha do Centro e Ramais | Helio Suevo Rodrigues. A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro | Vol. I | Não cita o editor nem o nº da edição | ||
3ª | 1935 | Vias brasileiras de comunicação: EFCB – Linha Auxiliar | Helio Suevo Rodrigues. A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro | Vol. II | Não cita o editor | |
6ª | 1947 | Chris R. e Pedro Paulo | Unificado | Completo (agrupado) | ||
1947 | IBGE | Vias brasileiras de comunicação | Catálogo Preserve RJ | Unificado | Não cita o nº da edição | |
6ª | 1947 | Vias brasileiras de comunicação | Helio Suevo Rodrigues. A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro | Unificado | Não cita o editor | |
4ª | ||||||
Vias brasileiras de comunicação | Allen Morrison. The tramways of Brazil | "Six editions, RJ, 1934-1947. Description, km by km, of principal brazilian railroad lines, towns enroute, tramways etc. Fold-out maps" |
O que este levantamento preliminar sugere [a conferir] é que o Vol. II teria tido, inicialmente, um número menor de edições, talvez por abranger um número menor de municípios e dessa forma ter menor demanda. Isso explicaria ter sua 3ª edição somente em 1935, quando o Vol. I já estaria na 5ª edição.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |