Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   
Jornal "A Manha" estampa em manchete a repercussão do ultimato dado pelo Barão de Itararé ao governo de Washington Luís
Esgotada paciência com política rodoviarista, em 1930 "nosso querido diretor" teria enviado ultimato...

Mapas ferroviários de 1927
Enquanto isso, n’A Manha...


 
Flavio R. Cavalcanti
com informações de Claudio Figueiredo*,
testemunha não ocular da estória

… azedavam-se as relações do jornal A Manha com um de seus mais profícuos colaboradores, o “Dr. Vaz Antão Luís”.

Relações, por sinal, sempre complicadas.

O estopim teriam sido iníquas apreensões d’A Manha pela polícia, dando origem a “um grave incidente” entre o vespertino** e o presidente da República. Indignado, “o talentoso homem de letras” que dirigia o “hebdromedário” passou a pregar ideias comunistas, “em artigos primorosos”.

Estremecidas as relações, o “querido diretor” demitiu o redator chefe “Dr. Vaz Antão Luís”. Irritado, este “ex-companheiro”, aproveitando sua condição de presidente da República, teria ordenado ao Ministério da Justiça a apreensão do jornal [A Manha, 14 Out. 1927, apud Figueiredo].

Segundo A Manha, o “nosso querido diretor” redobrou então a virulência da linguagem — e a polícia teria redobrado a apreensão de suas edições:

“Depois de tantas apreensões, o nosso prezado chefe apreendeu também que não era negócio estar de relações cortadas com o governo (…). Assim, A Manha volta a ocupar seu posto de porta-voz do Catete (…), franqueando suas colunas ao estadista, que continuará a pontificar na terceira página em alentados artigos de bitola larga[A Manha, 14 Out. 1927, apud Figueiredo].

O “Dr. Vaz Antão Luís” reassumiu, assim, suas funções de redator chefe, tratando imediatamente de esclarecer seus pontos de vista em um editorial entitulado “A Teoria e a Prática”:

“(...) encerrava em seu bojo (…) uma moção de desconfiança à minha atuação governamental, apresentando-me ao público como inimigo do Olho de Moscou. Sempre fui comunista, e se nunca preguei as ideias soviéticas, é somente porque eu não sou um teórico (...)” [A Manha, 14 Out. 1927, apud Figueiredo].

Em consonância, talvez, com os altos desígnios emanados de S. Excia., ao ser homenageado mais tarde com um jantar pelo “Dr. Vaz Antão Luís” e outros grandes vultos da época, o “nosso querido diretor” teve a oportunidade de se manifestar sobre a política rodoviarista. Diz A Manha:

“Foi uma verdadeira plataforma, o discurso do nosso chefe (…). Tipo completo do condottieri, rápido, incisivo”, disse o Robespierre nacional:

“Estou onde devo estar, ao lado do povo e das instituições!

“Abordando em seguida o problema das estradas de rodagem, exclamou, cheio de fé:

“Creio na dilatação dos corpos opacos pelo calor oficial!” [A Manha, 7 Nov. 1929, apud Figueiredo].

A paciência do “nosso querido diretor”, no entanto, tinha limites, como comprovou sua desassombrada atitude no último quartel de 1930, ao enviar categórico ultimato à política rodoviarista do “Dr. Vaz Antão Luís”.

Jornal "A Manha" estampa em manchete a liderança do Barão de Itararé no comando da Revolução contra o governo de Washington Luís
... e assumiu o comando da revolução.

__________________________________
(*) Claudio Figueiredo. “As duas vidas de Aparício Torelly: O Barão de Itararé”, Ed. Record, 2ª Edição, Rio de Janeiro, 1988.

(**) Embora não fosse um jornal diário, A Manha costumava sair tarde. Em suas próprias palavras, era o único quinta-ferino que saía aos sábados.

   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

Acompanhe no FB

Mapas ferroviários de 1927 | Ferrovias existentes
EFSLT | EF Central do Piauí | RVC | EF Central do Rio Grande do Norte | EF Petrolina - Teresina
Leopoldina Railway | EFOM | Rede Sul Mineira | EF Goiás | EF NoB | EF Tocantins
EFCB e ferrovias convergentes | Ramal de São Paulo - EFCB | Linhas e estações da EFCB
“Vias brasileiras de comunicação” | A obra de Max Vasconcelos | Gênese da obra de Max Vasconcelos
Relatório MVOP | n’A Manha...
1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade