Rede Ferroviária Federal - 1965
Mapas das "ferrovias" da RFFSA
Flavio R. Cavalcanti
"Sistema Ferroviário da RFFSA - 31-XII-1965"
Estes mapas cobrem apenas as "ferrovias" que eram operadas pela RFFSA em 31 de Dezembro de 1965 evidenciando a exclusão, àquela altura, da Estrada de Ferro Tocantins (EFT) e da Estrada de Ferro de Bragança (EFB); enquanto a Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) ainda aparecia no âmbito da Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO), embora já assinalada para erradicação. Nota-se, também, a permanência da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) como unidade separada das demais ferrovias do Sul.
Digo "ferrovias" entre aspas para ressaltar seu significado de "unidades administrativas", no interior da RFFSA. Já não se trada das ferrovias (empresas) que formaram a RFFSA em 1957.
A partir de 1969 este conceito de "ferrovias" será substituído por 4 "Sistemas Regionais" (e dentro deles, 14 "Divisões").
Mais tarde, os "Sistemas Regionais" seriam substituídos pelas Superintendências Regionais inicialmente seis, depois 7, e por fim, 12.
Trata-se de cópias xerox de uma separata localizada pelo amigo Paulo Roberto B. Silva na biblioteca da Varig, no Rio de Janeiro, o que prejudicou um pouco a legibilidade, devido às letras miúdas utilizadas na publicação da RFFSA.
|