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Locomotiva GT22CUM1 nº 4605-4L "Curitiba", apresentada em 1º Mar. 1994 com a "nova" pintura cinza e amarela da RFFSA
Locomotiva GT22CUM1 nº 4605-4L "Curitiba", apresentada em 1º Mar. 1994 com a "nova" pintura cinza e amarela da RFFSA

Ferrovias

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• Traçados antigos e atuais da ferrovia em Santa Maria (RS) - 3 Nov. 2014

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• Trem das Termas - 17 Mai. 2014

• A reativação da EFMM em 1981 - 7 Abr. 2014

• A fábrica de locomotivas Villares- 6 Abr. 2014

• Locomotivas GMSA GT18MC e GT26MC Spoornet Tração - 7 Mar. 2014

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Ferreofotos

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• Apresentação da locomotiva “Tentugal” em 1995 - 14 Set. 2013

• A viagem da “Baratinha” n° 502 em 1995 - 13 Set. 2013

  

Bibliografia

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Mad Maria - Marcio Souza - 2 Abr 2013

• Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação - Memória da Eletricidade - 22 Mar 2013

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• O ciclo revolucionário do Ministério da Viação - 16 Set. 2012

  Locomotiva U20C "Rio de Janeiro" com o Trem de Prata em Barra Funda, São Paulo
Locomotiva U20C "Rio de Janeiro"com o Trem de Prata em Barra Funda. Note a altura da plataforma, pessoas e táxis
(Foto: José E. Buzelin)
       
   

RFFSA - Rede Ferroviária Federal
“A nova pintura da RFFSA”


 
Colaboraram: Heron Soares (Curitiba),
José Francisco Pavelec (Ponta Grossa) e
José Emílio Buzelin (Belo Horizonte
Centro-Oeste n° 89 — 1° Abr. 1994

A locomotiva Villares GT22-CUM1 n° 4605-4L da SR-5 (Curitiba) é a primeira máquina a ostentar o novo padrão de pintura da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em cinza e amarelo.

A locomotiva recebeu o nome "Curitiba", em homenagem à capital onde foi feito o lançamento oficial do novo padrão, em 1°/março. A pintura foi aplicada nas oficinas de Ponta Grossa, PR.

Em Minas Gerais, a U20C n° 3150 já foi pintada; e a n° 3146 se encontra nas oficinas do Horto Florestal, de onde também sairá com o novo padrão.

O programa da Rede é aplicá-lo às locomotivas que forem dando entrada nas oficinas para manutenção, em todo o País.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a numeração da GT22-CUM1 não recebeu as inovações adotadas no caso da English Electric 9006 (ainda com o antigo padrão de pintura), conforme relatado por Márcio Hipólito no CO-73/12.

O padrão adotado pela Rede é de autoria do programador visual Paulo H. S. Cavalieri, de Juiz de Fora, MG, e foi o 3° colocado — entre 97 concorrentes — no concurso realizado em 1993.

Apesar da 3ª classificação, foi considerado o mais bonito, pela maioria dos presentes à apresentação dos vencedores, em Dez/06 pp., na cerimônia do cinqüentenário da tração diesel na Central e lançamento do livro "A Era Diesel na EFCB", na sede da Rede, no Rio de Janeiro.

Na prática, a RFFSA optou pelo logotipo gigante (na lateral da locomotiva) rigorosamente dentro da versão oficial — ao contrário do projeto de Paulo Cavalieri, que estilizava o grande logotipo lateral, como que em pinceladas.

É possível que a beleza e a receptividade do público ao 3° colocado, tenham influído na decisão da diretoria da Rede. Com certeza, pesaram dois fatores anunciados pelo presidente Renato Almeida: (1) Proporcionar melhor divulgação da RFFSA; e (2) Oferecer economia e facilidade de aplicação.

Um aspecto que talvez venha a causar problemas no futuro, pode ser a baixa visibilidade do padrão cinza e amarelo, à distância.

Foi o que aconteceu na Austrália com a pintura "Freightrail", conforme relata Jorge Hereth no CO-74/8.

   

Bibliografia

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Mad Maria - Marcio Souza - 2 Abr 2013

• Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação - Memória da Eletricidade - 22 Mar 2013

• Machado de Assis e a Administração Pública Federal - 16 Set. 2012

• O ciclo revolucionário do Ministério da Viação - 16 Set. 2012

  

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Locomotiva U20C puxando o Trem Xangai
Locomotiva U20C "Lorena", n° 3150-2F da RFFSA, preparada para rebocar o trem Xangai, na estação de Benfica.
(Foto: Sérgio Magalhães, Dezembro/1994). Quanto à locomotiva "Juiz de Fora", Sérgio informava que seu número era 3147-2F.
Locomotiva SD40-2 n° 5223-2F no último padrão de pintura da RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Locomotiva SD40-2 n° 5223-2F no novo padrão de pintura da RFFSA, flagrada por Eduardo Coelho no pátio do Arará
(Rio de Janeiro, RJ), em 20-Nov-1994, véspera da cerimônia de inauguração do novo "Expresso Carga" — trem cargueiro
com horário — entre Rio e São Paulo. O nome "Rio de Janeiro" foi pintado às pressas (sobre o anterior), expressamente para a
cerimônia. Homenagem idêntica ocorreu com a U20C "Rio de Janeiro", para a inauguração do Trem de Prata, também entre
Rio e São Paulo — resultando em 2 locomotivas batizadas com o mesmo nome (CO-94, 1°-Mar-1995).
A última pintura RFFSA
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