Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   

A volta do Trem de Prata: 1994

A viagem
O trem
Nos jornais

Trem de Prata, Santa Cruz e Vera Cruz

As inscrições dos carros de aço Budd
  • Observações
Numeração dos carros Budd da Central do Brasil
"Dois clássicos..."
Notas para o detalhamento do ferreomodelo
Aplicação dos decais
O desenho Budd
Corrigindo o ferreomodelo

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

A volta do Trem de Prata  -  1994
Uma semana de muito trem nos jornais

Centro-Oeste nº 93 - 1º Fev. 1995
A volta do Trem de Prata: 1994
A viagem | O trem | Nos jornais

Pronto

Na última sexta-feira, uma equipe participou da viagem de teste do Trem de Prata, para avaliar as instalações, o serviço do restaurante e o desempenho dos 21 empregados de bordo. Também foi testado o uso de telefones celulares. O consórcio avalia se é possível autorizar o uso do aparelho.

Cozinheiros internacionais já experimentaram o fogão alemão a vapor, do carro-restaurante.

Os 10 carros — 7 dormitórios, 1 restaurante, 1 bar e 1 de bagagens — estão prontos para entrar em circulação (Folha de S. Paulo, 94/Dez/05).

Lotado

Com os 133 lugares dos 7 carros-dormitório ocupados, o trem sai hoje às 20h30 para São Paulo. Amanhã, fará a primeira viagem para o Rio. Todos os lugares também foram vendidos.

Na viagem-teste, os funcionários descobriram que a velocidade de 65 km/h é mais conveniente do que a de 70 km/h. "O balanço é mais suave e facilita o trabalho dos funcionários".

Deverá estacionar em São Paulo por volta das 6h, e não às 5h como era previsto.

O preço da ponte aérea Rio-SP em dias de semana é R$ 140 (FSP, 94/Dez/08).

Atraso

A primeira viagem do Trem de Prata começou com alguns problemas. A composição, que deveria ter saído às 20h30, deixou a estação Barão de Mauá às 21h10. Até as 20h30, funcionários davam os últimos retoques, colocando colchões e finalizando a decoração. Em algumas cabines, ainda havia um forte cheiro de tinta fresca.

A composição viajou com 4 carros-dormitório. Os outros 3 não ficaram prontos a tempo. O embarque foi feito separadamente, em cada carro, para que houvesse tempo para finalizar os demais. O trem partiu com 76 passageiros — 19 em cada carro.

Nos primeiros 40 minutos de viagem, os telefones celulares funcionam para ligações feitas de dentro do trem. Depois, só puderam ser usados novamente a partir da divisa de São Paulo.

No primeiro mês de operação, tanto os passageiros do Rio como de São Paulo terão que comprar as passagens na central de vendas do Rio. A central de São Paulo funcionará na estação Barra Funda e deve ser concluída em Janeiro. O pagamento pode ser feito com o cartão Dinner's Club (FSP, 94/Dez/09).

Namoro

A viagem inaugural do Trem de Prata, anteontem, agradou ao público nostálgico do Santa Cruz, desativado em 1991. O trem é o mesmo, só que redecorado e glamourizado. Minutos após a partida, os passageiros já inauguravam o carro-bar.

No videolaser, um show de Frank Sinatra completava a atmosfera nostálgica.

"Adoro viajar de trem. Parece que a gente está vivendo um filme. A ponte aérea é chata, sem sal", disse o médico Acrísio Scorzelli, 44, que levava o filho Ricardo, 7, para sua primeira viagem de trem. Como a maioria dos passageiros da viagem de estréia, Acrísio é um veterano do antigo Santa Cruz. "Agora está todo moderninho, bonitinho, coisa de Primeiro Mundo", disse.

O clima de Primeiro Mundo é frágil. Uma brevíssima parada na estação Japeri, conexão do Quarto Mundo no subúrbio carioca, foi suficiente para gerar constrangimento. Para proteger os passageiros que jantavam, dos olhares curiosos, uma funcionária baixou as persianas.

O jantar é servido em 2 turnos, das 20h30 às 22h30, e daí até 0h30. É necessário optar por um dos 2 horários já ao fazer o check-in na estação.

O convite ao namoro foi o que atraiu a arquiteta Ana Maria Rocha, que viajou com o namorado Gustavo Mota, para ver o último fim-de-semana da Bienal. "É romântico, tem um clima sensual", disse Gustavo.

Ontem, o trem de retorno partiu de São Paulo pontualmente às 20h30, lotado.

A linha férrea continua em mau estado: — O trem sacoleja demais. As cabines, embora redecoradas, continuam pequenas.

Uma chuveirada no banheiro das cabines duplas é um exercício de contorcionismo (FSP, 94/Dez/10).

Lua-de-mel

Com cheiro de tinta fresca nos corredores, e os fogões alemães a todo o vapor, o Trem de Prata deixou anteontem a estação de Barra Funda pontualmente às 20h30. Enquanto os passageiros molhavam a boca com as primeiras doses de uísque 12 anos e vinho estrangeiro, os 4 cabineiros dos carros-leito abaixavam os beliches das 28 compactas cabines duplas e trancavam as portas dos quartos.

"Nessas horas tenho saudade do Vinícius de Moraes", conta Edvaldo Ferreira dos Santos, 54, que por 30 anos foi cabineiro do Santa Cruz. "Ele largava as malas conosco, ia para o bar e só voltava, com passos meio trocados, para buscar a valise quando o trem estacionava no Rio".

Ao som de Madonna, os boêmios entraram a madrugada no carro-bar. Os mais românticos foram para as cabines. "Faltou lua cheia e um pouco de espaço, mas deu para namorar bastante", conta Maria de Lourdes Assumpção, 53, que relembrou sua noite de núpcias com o marido Joaquim Assumpção, 56. "Foi inesquecível" (FSP, 94/Dez/11).

Jô Soares

(...) Como alternativa da ponte aérea, é problemático: falta o "timing". O sujeito sai por volta das 21h, chega às 6h30. Encontra São Paulo ou o Rio fechado, bancos repartições e lojas só abrirão mais tarde. (...)

Para substituir os aviões, os trens teriam de oferecer frequência menor, de 4 em 4 horas. É o que acontece na Europa e nos Estados Unidos: o executivo italiano, por exemplo, tem 6 horários diretos entre Roma e Milão, além de trens paradores no mesmo percurso. E a velocidade é bem maior.

Abstraindo o leito da estrada deficiente e o "timing" inadequado, o Trem de Prata é uma alternativa de programa. O bar funciona, o restaurante é agradável, a comida (ao menos nesta primeira viagem) fica em torno de 4 estrelas — para usar uma referência convencional.

Era como programa que eu usava seus ancestrais, o Vera Cruz e o Santa Cruz. Não havia ainda hotel de alta rotatividade, a oferta no setor ficava nos quebra-galhos de circunstância, além do próprio carro. Uma noite em cabine refrigerada, com serviço de bordo — tinha seu apelo. Voltava-se de avião ou no mesmo trem, à noite. (...)

Há clima nesses trens. Agatha Christie e Graham Greene escreveram romances policiais passados em cabines mais ou menos iguais. Hitchcock, na fase inglesa, fez um de seus melhores filmes (A Dama Oculta) num trem parecido. (...)

Um conselho final: o trem não se recomenda ao Jô Soares, a menos que ele encare um regime de arrasar quarteirão (Carlos Heitor Cony, FSP, 94/Dez/11).

Abacate

Cabine de solteiro nº 10, carro 3: — 1,5 m de largura por 2,15 m da porta à janela, paredes verde-abacate nuas, sem avisos ou gravuras. Não vejo onde pôr a sacola: ela fica no chão. Aciono uma maçaneta: o lavatório, em menos de 1 m2, tem vaso sanitário, pia embutida e chuveirinho. Nem graça nem charme nesta cabine. Não é para ficar dentro. Lembra uma solitária.

Rumo ao carro-restaurante, os corredores têm paredes revestidas de fórmica rugosa verde-abacate com pontos marrons e 60 cm de largura, o que te obriga a andar de lado ao cruzar com alguém. (...)

Entro no banheiro coletivo, para ver. Surpresa: uma pia metálica antiga, como um dolmo preso à parede; puxa-se uma alça para que desça. É a peça mais bonita do Trem de Prata. As paredes também são verde-abacate. Aliás, este trem bem poderia chamar-se Trem de Abacate!

Toalhas brancas, arandelas, garçons de sotaque carioca, cardápio à francesa. O Beaujolais Nouveau e uma ligação via celular elevam o astral (Bernardo Ajzenberg, FSP, 94/Dez/11).

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Acompanhe no FB

A volta do Trem de Prata: 1994
A viagem | O trem | Nos jornais
Trem de Prata, Santa Cruz e Vera Cruz
Viagem ferroviária ganha status 5 estrelas (1995) | Uma semana de muito trem nos jornais (1995)
As inscrições dos carros Budd (Observações) | Numeração dos carros Budd da Central do Brasil
"Dois clássicos..." | Notas para o detalhamento do ferreomodelo | Aplicação dos decais | O desenho Budd | Corrigindo o ferreomodelo
Decais LAF Santa Cruz / Vera Cruz
Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
Campos do Jordão | Trem das Águas | Trem da Mantiqueira
Trem das Termas | Montanhas Capixabas | Ubajara

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade