Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Detalhe da decoração interna do modelo com as modificações feitas pelo ferreomodelista
A simples abertura de algumas "portas" melhora bastante o visual. Para elevar a decoração (e as camas)
é necessário cortar as quinas de todas as divisórias. Foto: Centro-Oeste

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

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• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

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• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

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• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Ferreomodelismo
Dever de casa:
Corrigindo o ferreomodelo


 
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993

Diagnosticado o problema, surgem infinitas alternativas de super-detalhamento do modelo comercial da Fratesch. As opções de super-realismo devem ser adotadas conforme as ferramentas e habilidades de cada um.

Seria fácil sugerir que se retalhe a casca e se torne a reunir os pedaços, colocando tudo em seu devido lugar.

A verdade é que não é qualquer mortal — ou ferramenta — que consegue fazer isso, sem destruir 1/2 dúzia de modelos e depois desistir por completo.

Após destruir 1 modelo em algumas experiências — sondando o terreno —, fixei-me nas seguintes opções de super-detalhamento:

1 — Inverter a decoração interna, de modo que o corredor fique voltado para a lateral com 7 janelas; e as cabines, para a lateral com 12 janelas e 1 janelinha.

Para isso, é necessário eliminar 4 ressaltos em cada uma das peças transparentes que são os vidros das janelas.

2 — Elevar a decoração, de modo que as camas não fiquem tão baixas.

Para isso, é necessário cortar as quinas das paredes divisórias internas, permitindo que todo o conjunto se aproxime mais do teto.

Em seguida, instale calços maiores, entre a decoração interna e o chassi.

3 — Cortar as portas de algumas cabines, para que fiquem abertas.

O efeito é surpreendente, para uma providência tão simples: — Aqui e ali, pode-se ver através do carro.

4 — Colar alfinetes sem cabeça por dentro dos vidros do corredor, horizontalmente, a meia altura das janelas, para representar o corrimão interno existente no protótipo.

Basta retirar os vidros; situar os alfinetes sem cabeça nos locais adequados; e fixá-los com 2 gotas de Super-Bonder, pelas extremidades que não aparecem nas janelas.

O efeito desta providência, tão simples, também é excelente. O aspecto é exatamente o de um corrimão cromado, conforme no protótipo.

O mesmo pode ser feito no caso do carro-cauda.

5 — Substituir as inscrições originais por "CENTRAL" (em vez de "RFFSA") e "DC-520".

Para isso, apliquei nova pintura sobre a original de fábrica, conforme relatado acima. Em seguida, apliquei decais da folha LAF “Santa Cruz / Vera Cruz”, lançada no final de 91 (DC-21).

E como obter os decalques Santa Cruz / Vera Cruz, se os LAF suspenderam a produção? — alguém poderá perguntar. Pois foi prevendo isso que, tão logo foram lançados, tratei de adquirir meu pequeno estoque. Aliás, se todos fizessem assim, talvez os LAF não tivessem desanimado com o retorno lento das vendas.

Eles investem pesado — de seus salários — para que nós fiquemos achando caro demais comprar 1/2 dúzia de folhas, e confiando que elas ainda estarão disponíveis daqui a 3 ou 10 anos, quando nos aprouver.

   

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

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• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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Interior da casca do ferreomodelo: as alterações necessarias
Para elevar a decoração (e as camas), será necessário eliminar 4 ressaltos nas peças transparentes que reproduzem
os vidros das janelas. Alfinetes sem cabeça imitam com perfeição os corrimãos do corredor. Foto: Centro-Oeste
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Dever de casa | Desmontando e reconstruindo o dormitório-cabine | Colocando o vagão postal na mesma escala
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