Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Detalhe da decoração interna do modelo com as modificações feitas pelo ferreomodelista
A simples abertura de algumas "portas" melhora bastante o visual. Para elevar a decoração (e as camas)
é necessário cortar as quinas de todas as divisórias. Foto: Centro-Oeste

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Ferreomodelismo
Dever de casa:
Corrigindo o ferreomodelo


 
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993

Diagnosticado o problema, surgem infinitas alternativas de super-detalhamento do modelo comercial da Fratesch. As opções de super-realismo devem ser adotadas conforme as ferramentas e habilidades de cada um.

Seria fácil sugerir que se retalhe a casca e se torne a reunir os pedaços, colocando tudo em seu devido lugar.

A verdade é que não é qualquer mortal — ou ferramenta — que consegue fazer isso, sem destruir 1/2 dúzia de modelos e depois desistir por completo.

Após destruir 1 modelo em algumas experiências — sondando o terreno —, fixei-me nas seguintes opções de super-detalhamento:

1 — Inverter a decoração interna, de modo que o corredor fique voltado para a lateral com 7 janelas; e as cabines, para a lateral com 12 janelas e 1 janelinha.

Para isso, é necessário eliminar 4 ressaltos em cada uma das peças transparentes que são os vidros das janelas.

2 — Elevar a decoração, de modo que as camas não fiquem tão baixas.

Para isso, é necessário cortar as quinas das paredes divisórias internas, permitindo que todo o conjunto se aproxime mais do teto.

Em seguida, instale calços maiores, entre a decoração interna e o chassi.

3 — Cortar as portas de algumas cabines, para que fiquem abertas.

O efeito é surpreendente, para uma providência tão simples: — Aqui e ali, pode-se ver através do carro.

4 — Colar alfinetes sem cabeça por dentro dos vidros do corredor, horizontalmente, a meia altura das janelas, para representar o corrimão interno existente no protótipo.

Basta retirar os vidros; situar os alfinetes sem cabeça nos locais adequados; e fixá-los com 2 gotas de Super-Bonder, pelas extremidades que não aparecem nas janelas.

O efeito desta providência, tão simples, também é excelente. O aspecto é exatamente o de um corrimão cromado, conforme no protótipo.

O mesmo pode ser feito no caso do carro-cauda.

5 — Substituir as inscrições originais por "CENTRAL" (em vez de "RFFSA") e "DC-520".

Para isso, apliquei nova pintura sobre a original de fábrica, conforme relatado acima. Em seguida, apliquei decais da folha LAF “Santa Cruz / Vera Cruz”, lançada no final de 91 (DC-21).

E como obter os decalques Santa Cruz / Vera Cruz, se os LAF suspenderam a produção? — alguém poderá perguntar. Pois foi prevendo isso que, tão logo foram lançados, tratei de adquirir meu pequeno estoque. Aliás, se todos fizessem assim, talvez os LAF não tivessem desanimado com o retorno lento das vendas.

Eles investem pesado — de seus salários — para que nós fiquemos achando caro demais comprar 1/2 dúzia de folhas, e confiando que elas ainda estarão disponíveis daqui a 3 ou 10 anos, quando nos aprouver.

   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

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Interior da casca do ferreomodelo: as alterações necessarias
Para elevar a decoração (e as camas), será necessário eliminar 4 ressaltos nas peças transparentes que reproduzem
os vidros das janelas. Alfinetes sem cabeça imitam com perfeição os corrimãos do corredor. Foto: Centro-Oeste
O projeto Budd e a falha do ferreomodelo
Dever de casa | Desmontando e reconstruindo o dormitório-cabine | Colocando o vagão postal na mesma escala
Trem de Prata, Santa Cruz e Vera Cruz
Viagem ferroviária ganha status 5 estrelas (1995) | Uma semana de muito trem nos jornais (1995)
As inscrições dos carros Budd (Observações) | Numeração dos carros Budd da Central do Brasil
"Dois clássicos..." | Notas para o detalhamento do ferreomodelo | Aplicação dos decais | O desenho Budd | Corrigindo o ferreomodelo
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