Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão Dormitório cabine-dupla fotografado no pátio ferroviário de São Diogo, Rio de Janeiro
Dormitório cabine-dupla fotografado em São Diogo, Rio de Janeiro, RJ, em 25-nov-1992, por Luiz Sérgio de Souza

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Ferreomodelismo
Notas para o detalhamento
dos carros Budd Frateschi


 
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993

Após uma década do lançamento dos primeiros carros de passageiros Frateschi, inspirados no clássico projeto Budd que deu origem aos nossos trens Vera Cruz e Santa Cruz, finalmente chegam ao mercado os carros complementares — dormitório-cabine e poltrona-salão (carro-cauda) —, indispensáveis à formação destas composições.

Pela Strambi & Frenhi — da qual havia encomendado e pago adiantadamente os novos lançamentos, tão logo foram incluídos na lista de preços —, recebi algumas das primeiras unidades que chegaram ao mercado nacional.

O carro-salão (observation single deck) é um carro típico do estilo Budd para compor os trens completos. Caracteriza-se por seu acabamento arredondado em uma das extremidades (end-side frame), que o tornou conhecido como carro-cauda.

O modelo Frateschi atende às especificações básicas do projeto (protótipo), em suas características. Com excelente nível de acabamento, é um carro indispensável na coleção de qualquer ferreomodelista. O interior é ricamente detalhado, com as poltronas intercaladas às mesinhas de jogos etc., tudo injetado em plástico bege escuro.

É curioso que a Frateschi tenha optado por uma distribuição rígida das poltronas, enfileiradas a 90° com a lateral. Não é, de fato, a posição mais confortável para o passageiro, mesmo porque no protótipo ele tem liberdade para acomodar a poltrona como preferir. Todavia, é a posição original de apresentação do interior do carro, nas fotos de 1950.

No caso do dormitório-cabine, a Frateschi optou pelo carro de cabine-dupla, da série original DM-301 a 319 — mais tarde, DC-511 a 529 —, no total de 19 unidades adquiridas pela Estrada de Ferro Central do Brasil (ver As inscrições dos carros de aço Budd, CO-64).

Finamente acabado, conta também com detalhamento interno (cabines) estilizado, injetado em plástico branco ou creme.

Os vidros (janelas), o interior, o chassi e os truques são fixados por encaixes sucessivos. Não existe berço para o sistema de iluminação interna, cabendo ao modelista fazer o dever de casa, caso deseje instalá-lo.

Ainda não me lancei a este detalhe. Na ausência do berço, é preciso estudar e projetar uma solução adequada.

O kit de iluminação interna para os carros Budd continua em linha, sob a ref. 25010, conforme se pode constatar pela lista de preços da Strambi & Frenhi. Será necessário fixá-lo ao teto, por dentro do corpo; e instalar a tomada de energia nas rodas, possivelmente usando o contato de iluminação ref. 25070.

Para um efeito de maior realismo, feche por cima algumas das cabines, para que fiquem escuras, sugerindo que alguns passageiros já estão dormindo.

   

 Formação dos trens

 Trem Santa Cruz: Rio - SP - Rio
  • 2 locomotivas FA-1
    (ou 1 locomtriva U-20C)
  • 1 carro correio-bagagem
  • 1 carro dormitório cabine simples
  • 3 a 4 carros dormitório cabine dupla
  • 1 carro restaurante
  • 3 a 4 carros dormitório cabine dupla
  • 1 carro cauda
Trem Vera Cruz: Rio - BH - Rio
  • 1 locomotiva U-20C
  • 1 carro correio-bagagem
  • 2 carros 1ª classe
  • 1 carro restaurante
  • 2 carros dormitório
  • 1 carro cauda (eventual)
   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

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Vagão dormitório cabine-dupla em manobra no pátio ferroviário do Horto Florestal, Belo Horizonte
Carro dormitório cabine-dupla em manobra no pátio do Horto Florestal, Belo Horizonte, MG, em jan-1990. Foto: José Emílio Buzelin
Trem de Prata, Santa Cruz e Vera Cruz
Viagem ferroviária ganha status 5 estrelas (1995) | Uma semana de muito trem nos jornais (1995)
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