EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
Observações sobre as inscrições
dos carros Budd da Central
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 67 — 1° Jun. 1992
Gostaria de fazer alguns adendos à matéria sobre As inscrições dos carros de aço Budd, da Central do Brasil, publicada no CO-64, enquanto aguardamos
as manifestações dos companheiros.
No tocante às fases Original e Sigo, há algo a comentar sobre a
identificação dos carros poltrona. Segundo o livro "Vias Brasileiras
de Comunicação – EFCB", de Max Vasconcellos, os carros série B seriam
de 1ª classe, e os da série D, de 2ª classe.
Todavia, permanece
a dúvida: – Qual o real significado dessas letras?
Ou seria, simplesmente, uma denominação particular da ferrovia,
sem nenhum significado próprio? Conforme citei no início daquela
matéria, as inscrições da fase "Original" foram indicadas pela ferrovia,
e não pelo fabricante.
Quanto à fase Sigo, PC e PI devem ser considerados Primeira Carbono
e Primeira Inox. Os carros de 2ª classe são os SC (carbono) e, no
caso dos carros Budd, não se considera este gênero. Caso houvesse,
a classificação seguiria o atual padrão SI (Segunda Inox).
Todavia, sempre é bom lembrar que, durante décadas, a Central do
Brasil foi condicionada por uma forte influência histórico-tecnológica
dos EUA, principalmente no tocante à padronização de equipamentos,
sendo portanto plausível que os significados sugeridos na matéria
tenham algum fundamento.
Ainda assim, aguardo a troca de idéias a esse respeito, afinal,
quanto mais se julga saber, em ferrovias, mais há para aprender
e pesquisar.
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