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• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

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• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   
Vista lateral do vagão, com a disposição das inscrições em relação às janelas

EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
As inscrições dos carros de aço Budd

José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 64 — 10 Mar. 1992

A propósito do excelente lançamento dos Decais LAF “Santa Cruz / Vera Cruz” para os carros Budd — prontamente noticiado no DC-21 —, gostaria de fazer algumas observações que, espero, venham a somar como dicas aos companheiros que também admiram os carros de aço.

As inscrições "CENTRAL" e "DCT" estão corretas, mas lembro que não devem ser usadas diretamente, tal como estão espaçados na folha LAF. A Budd Co., em sua resenha original de plantas, nos projetos da série 035 (C. of B. Railway), indica cotas diferenciadas de posicionamento das letras.

Muito simples: deve-se colocar a letra "T" de "CENTRAL" exatamente no centro do carro, e as demais letras, intercaladas sobre o centro das janelas e o centro das colunas que as separam. A Fig. 1 (fora de escala) e a Tabela 1 mostram em detalhe esse aspecto.

Esquema das inscrições na lateral do vagão

A numeração original não corresponde à "usual", que vigorou durante décadas, como foi corretamente comentada no DC-21/2 (de 1957 até a implantação do Sigo, nos anos 80). Igualmente, a inscrição "CENTRAL" só foi trocada por "RFFSA" no final dos anos 70.

Portanto, quem fornar seus carros utilizando os prefixos / números e inscrição "CENTRAL" da cartela LAF estará atendendo a uma das fases de reclassificação dos carros Budd da EFCB. Estas fases foram 4, a saber:

  • Numeração Original (de fábrica, indicação EFCB)
  • Numeração Intermediária
  • Numeração Usual (de 1957 até o Sigo, anos 80)
  • Numeração Sigo (em vigor)
Tabela I - Distanciamento correto entre as letras
Correio "DCT" ref. 2500 Frateschi (com a letra "C" posicionada no centro) 20 mm
Cota do marco da porta à letra "C" 45 mm
Poltrona 1ª classe para 76 passageiros ref. 2501 Frateschi (com a letra "T" posicionada ao centro) 10 mm
Restaurante ref. 2502 Frateschi (com a letra "T" posicionada ao centro) 13 mm
Cotas transferidas para HO segundo dados das plantas respectivas:
T42035960 / T42035964 / T42035962 — The Budd Company - Philadelphia - PA

Para a aplicação dos decais, será necessário "esconder" ou retirar a inscrição "RFFSA" nos carros.

Com raras exceções, dificilmente a tonalidade prata aceita retoques sem deixar marcas. Aos que não dispõem de aerógrafo, indico a excelente Tinta Spray para Isopor Prata, Acrilex, ref. 10336 — feliz sugestão do Catálogo Centro-Oeste. Mas os que quiserem obter um resultado de primeira devem retirar a tinta original, com soda cáustica (CO-15/4), e re-pintar com aerógrafo. No meu caso, o spray Acrilex resolveu satisfatoriamente.

O carro correio "DCT" apresenta condições interessantes. Identificado originalmente como série "R", para os EUA, constitui um legítimo carro bagagem — e, no entanto, aplicado no Brasil como MSC — Mail Storage Car, que, na expressão literal de sua função, não deixou de ser um carro para "bagagens postais".

Os companheiros que têm seus carros Budd Frateschi reparem o seguinte: as placas laterais de identificação — numeração e prefixo dos carros — são idênticas nos demais tipos, porém são maiores no carro correio.

Tabela II - Tipos de carros
Tipo
Qtd
Administração 1
Correio (MSC - Mail Storage Car) 7
Bagagem / Chefe de Trem (RPO - Rail Postage Office) 7
Restaurante 7
Roomette (cabines individuais) 4
Double Bedroom (cabines duplas) 19
Salão (Observation) 2
1ª Classe 56 passageiros 2
1ª Classe 76 passageiros 14
Total: 9 tipos 63

Quando chegaram ao Brasil, em 1949, além da inscrição DCT — do antigo Departamento de Correios e Telégrafos —, no alto, também havia embaixo a inscrição "CORREIO", acompanhando a numeração e o prefixo. Por exemplo: "CORREIO R-101". Daí porque, nestes carros, a placa de identificação é mais longa.

Na década de 60, a inscrição "CORREIO" foi retirada da placa de identificação, mantendo-se apenas a numeração e o prefixo, já na série "C".

Fica a sugestão, para os amigos da LAF incorporarem mais este dado, quando — e se — possível. Para quem quiser se adiantar, a cartela DecalcLetra n° 73 (1,5 mm) resolve este detalhe.

Fase Original (1ª)

Desconheço o sentido dos prefixos. Fiz a avaliação a seguir procurando aproximar-me do significado mais lógico. Note que os prefixos RT, DM, F e B já apareciam em carros de passageiros da EFCB — por exemplo, os do Cruzeiro do Sul, fabricação ACF / Alco, antecessores dos carros Budd.

  • A — Administration
  • R — Route
  • F — Freight (bagagem e malas postais)
  • RT — Restaurant
  • DM — Dormitory
  • B — ?
  • BS — Saloon? B de Business?

Fase Intermediária (2ª)

  • O — Observação
  • C — Correio
  • M — Malas (?)
  • RL — Restaurante Leito (era comum acomodar as comissárias de bordo no próprio carro restaurante, após encerrar os serviços)
  • PDL — Poltrona Dormitório Leito (as cabines duplas e individuais podem se transformar em pequenas salas com sofá e poltronas)

Fase Usual (3ª)

Para facilitar a identificação dos carros, a classificação usual foi a mais racional, pois definiu melhor os prefixos com as funções.

  • O — Observação
  • C — Correio
  • B — Bagagem
  • R — Restaurante
  • DC — Dormitório Cabine
  • PL — Poltrona Leito
  • P — Poltrona
  • DP — Dormitório Poltrona

Fase Sigo (4ª)

A RFFSA reclassificou seus carros — os poucos que ainda tem — em Inox (estrutura em aço inoxidável) e Carbono (estrutura em aço carbono). Por ex.: PC-6712-1, Poltrona Carbono.

  • BI — Bagagem Inox
  • RI — Restaurante Inox
  • DI — Dormitório Inox
  • LI — Leito Inox
  • PI — Poltrona Inox
  • FI — Final Inox (carro cauda)

Sigo — Sistema de Gerenciamento Operacional. – Sistema por computador que, entre outras coisas, acompanha e localiza qualquer carro, vagão ou locomotiva da Rede, em todo o País.

Ver: Observações

Os carros poltrona

  • B-801 e B-802 — Primeira classe para 56 passageiros
  • B-701 a B-714 — Primeira classe para 76 passageiros
  • B-702 / P-512 / Transformado em P-531 — Primeira classe para 72 passageiros
  • B-707 / P-517 / Transf. DP-501 — Primeira classe para 39 passageiros
  • B-709 / P-519 / Transf. P-532 — Primeira classe para 72 passageiros
  • B-711 / P-521 / Transf. DP-502 — Primeira classe para 39 passageiros
  • B-713 / P-523 / Transf. DP-503 — Primeira classe para 39 passageiros
  • Escolha aleatória de carros pela RFFSA para as transformações: Série DP-501 a 503 (Poltronas com reclino especial de 180 graus e encosto para os pés) + Série P-531 e P-532 — Preparados para o Vera Cruz (retorno em 80/Dez/12).
  • O carro B-704 encontra-se nas oficinas do Horto Florestal, em Belo Horizonte. É o único com a inscrição "CENTRAL" acompanhada, curiosamente, com a numeração intermediária (PL-24). A data da última revisão do carro nos leva a crer que ele foi "esquecido" há mais de 20 anos... Uma relíquia!
  • O carro B-705 (P-515) está desmontado internamente para manutenção no Depósito de São Diogo, RJ. É o único carro que ainda mantém os ornamentos interiores originais de fábrica (peixes).

Os carros Budd estão conservados no Depósito de São Diogo, próximo à estação D. Pedro II, Rio, RJ.

Trem de Prata, Santa Cruz e Vera Cruz
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