EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
As inscrições dos carros de aço Budd
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n°
64 — 10 Mar. 1992
A propósito do excelente lançamento dos Decais LAF Santa Cruz / Vera Cruz para os carros Budd
— prontamente noticiado no DC-21 —, gostaria de fazer algumas observações
que, espero, venham a somar como dicas aos companheiros que também admiram
os carros de aço.
As inscrições "CENTRAL" e "DCT" estão corretas, mas
lembro que não devem ser usadas diretamente, tal como estão espaçados
na folha LAF. A Budd Co., em sua resenha original de plantas, nos
projetos da série 035 (C. of B. Railway), indica cotas diferenciadas
de posicionamento das letras.
Muito simples: deve-se colocar a letra "T" de "CENTRAL" exatamente no
centro do carro, e as demais letras, intercaladas sobre o centro das janelas
e o centro das colunas que as separam. A Fig. 1 (fora de escala) e a Tabela
1 mostram em detalhe esse aspecto.
A numeração original não corresponde
à "usual", que vigorou durante décadas,
como foi corretamente comentada no DC-21/2 (de 1957 até a implantação
do Sigo, nos anos 80). Igualmente,
a inscrição "CENTRAL" só foi trocada por "RFFSA" no final dos anos
70.
Portanto, quem fornar seus carros utilizando os prefixos / números
e inscrição "CENTRAL" da cartela LAF estará atendendo a uma das
fases de reclassificação dos carros Budd da EFCB. Estas fases foram
4, a saber:
- Numeração Original (de fábrica,
indicação EFCB)
- Numeração Intermediária
- Numeração Usual (de 1957 até o
Sigo, anos 80)
- Numeração Sigo (em vigor)
Tabela I - Distanciamento correto
entre as letras
|
Correio "DCT" ref. 2500 Frateschi (com a letra
"C" posicionada no centro) |
20 mm
|
Cota do marco da porta à letra "C" |
45 mm
|
Poltrona 1ª classe para 76 passageiros ref.
2501 Frateschi (com a letra "T" posicionada ao centro) |
10 mm
|
Restaurante ref. 2502 Frateschi (com a letra
"T" posicionada ao centro) |
13 mm
|
Cotas transferidas para HO segundo dados das plantas respectivas:
T42035960 / T42035964 / T42035962 — The Budd Company - Philadelphia
- PA
|
Para a aplicação dos decais, será necessário "esconder" ou retirar a
inscrição "RFFSA" nos carros.
Com raras exceções, dificilmente a tonalidade prata aceita retoques sem
deixar marcas. Aos que não dispõem de aerógrafo, indico a excelente Tinta
Spray para Isopor Prata, Acrilex, ref. 10336 — feliz sugestão do Catálogo
Centro-Oeste. Mas os que quiserem obter um resultado de primeira devem
retirar a tinta original, com soda cáustica (CO-15/4), e re-pintar com
aerógrafo. No meu caso, o spray Acrilex resolveu satisfatoriamente.
O carro correio "DCT" apresenta condições interessantes. Identificado
originalmente como série "R", para os EUA, constitui um legítimo
carro bagagem — e, no entanto, aplicado no Brasil como MSC — Mail
Storage Car, que, na expressão literal de sua função, não deixou
de ser um carro para "bagagens postais".
Os companheiros que têm seus carros Budd Frateschi reparem o seguinte:
as placas laterais de identificação — numeração e prefixo dos carros
— são idênticas nos demais tipos, porém são maiores no carro correio.
Tabela II - Tipos
de carros
|
Tipo
|
Qtd
|
Administração |
1 |
Correio (MSC - Mail Storage Car) |
7 |
Bagagem / Chefe de Trem (RPO - Rail Postage Office) |
7 |
Restaurante |
7 |
Roomette (cabines individuais) |
4 |
Double Bedroom (cabines duplas) |
19 |
Salão (Observation) |
2 |
1ª Classe 56 passageiros |
2 |
1ª Classe 76 passageiros |
14 |
Total: 9 tipos
|
63 |
Quando chegaram ao Brasil, em 1949, além da inscrição DCT — do
antigo Departamento de Correios e Telégrafos —, no alto, também
havia embaixo a inscrição "CORREIO", acompanhando a numeração e
o prefixo. Por exemplo: "CORREIO R-101". Daí porque, nestes carros,
a placa de identificação é mais longa.
Na década de 60, a inscrição "CORREIO" foi retirada da placa de
identificação, mantendo-se apenas a numeração e o prefixo, já na
série "C".
Fica a sugestão, para os amigos da LAF incorporarem mais este dado, quando
— e se — possível. Para quem quiser se adiantar, a cartela DecalcLetra
n° 73 (1,5 mm) resolve este detalhe.
Fase Original (1ª)
Desconheço o sentido dos prefixos. Fiz a avaliação a seguir procurando
aproximar-me do significado mais lógico. Note que os prefixos RT,
DM, F e B já apareciam em carros de passageiros da EFCB — por exemplo,
os do Cruzeiro do Sul, fabricação ACF / Alco, antecessores dos carros
Budd.
- A — Administration
- R — Route
- F — Freight (bagagem e malas postais)
- RT — Restaurant
- DM — Dormitory
- B — ?
- BS — Saloon? B de Business?
|
Fase Intermediária (2ª)
- O — Observação
- C — Correio
- M — Malas (?)
- RL — Restaurante Leito (era comum acomodar as comissárias de
bordo no próprio carro restaurante, após encerrar os serviços)
- PDL — Poltrona Dormitório Leito (as cabines duplas e individuais
podem se transformar em pequenas salas com sofá e poltronas)
|
Fase Usual (3ª)
Para facilitar a identificação dos carros, a classificação usual
foi a mais racional, pois definiu melhor os prefixos com as funções.
- O — Observação
- C — Correio
- B — Bagagem
- R — Restaurante
- DC — Dormitório Cabine
- PL — Poltrona Leito
- P — Poltrona
- DP — Dormitório Poltrona
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Fase Sigo (4ª)
A RFFSA reclassificou seus carros — os poucos que ainda tem — em
Inox (estrutura em aço inoxidável)
e Carbono (estrutura em aço carbono).
Por ex.: PC-6712-1, Poltrona Carbono.
- BI — Bagagem Inox
- RI — Restaurante Inox
- DI — Dormitório Inox
- LI — Leito Inox
- PI — Poltrona Inox
- FI — Final Inox (carro cauda)
Sigo — Sistema de Gerenciamento Operacional.
– Sistema por computador que, entre outras coisas, acompanha e localiza
qualquer carro, vagão ou locomotiva da Rede, em todo o País.
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Ver: Observações |
Os carros poltrona
- B-801 e B-802 — Primeira classe para 56 passageiros
- B-701 a B-714 — Primeira classe para 76 passageiros
- B-702 / P-512 / Transformado em P-531 — Primeira classe para
72 passageiros
- B-707 / P-517 / Transf. DP-501 — Primeira classe para 39 passageiros
- B-709 / P-519 / Transf. P-532 — Primeira classe para 72 passageiros
- B-711 / P-521 / Transf. DP-502 — Primeira classe para 39 passageiros
- B-713 / P-523 / Transf. DP-503 — Primeira classe para 39 passageiros
- Escolha aleatória de carros pela RFFSA para as transformações:
Série DP-501 a 503 (Poltronas com reclino especial de 180 graus
e encosto para os pés) + Série P-531 e P-532 — Preparados para
o Vera Cruz (retorno em 80/Dez/12).
- O carro B-704 encontra-se nas oficinas do Horto Florestal, em
Belo Horizonte. É o único com a inscrição "CENTRAL" acompanhada,
curiosamente, com a numeração intermediária (PL-24). A data da
última revisão do carro nos leva a crer que ele foi "esquecido"
há mais de 20 anos... Uma relíquia!
- O carro B-705 (P-515) está desmontado internamente para manutenção
no Depósito de São Diogo, RJ. É o único carro que ainda mantém
os ornamentos interiores originais de fábrica (peixes).
Os carros Budd estão conservados no Depósito de São Diogo, próximo
à estação D. Pedro II, Rio, RJ.
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