Linha do Centro |
Trecho |
Abertura |
Ext.
(km) |
Soma
(km) |
Desde a origem |
D. Pedro II - Km 27 (DF-RJ) |
1858-03-29 |
27 |
27 |
|
Km 27 - Queimados |
1858-03-29 |
21 |
48 |
|
Queimados - Belém |
1858-11-08 |
14 |
62 |
|
Belém - Guedes da Costa |
1861-08-01 |
3 |
65 |
|
Guedes da Costa - Paulo de Frontin |
1863-07-12 |
21 |
86 |
|
Paulo de Frontin - Barra do Piraí |
1864-08-07 |
23 |
109 |
|
Barra do Piraí - Ipiranga |
1865-04-13 |
7 |
116 |
|
Ipiranga - Barão de Vassouras |
1865-06-18 |
13 |
129 |
|
Barão de Vassouras - Juparanã |
1865-12-17 |
3 |
132 |
|
Juparanã - Sebastião de Lacerda |
1866-11-27 |
15 |
147 |
|
Sebastião de Lacerda - Entre Rios |
1867-10-13 |
51 |
198 |
|
Entre Rios - Km 210 (RJ-MG) |
1874-09-28 |
12 |
210 |
|
Km 210 - Serraria |
1874-09-28 |
2 |
212 |
|
Entre Rios - Paraibuna |
1874-09-28 |
12 |
224 |
|
Paraibuna - Km 226 (MG-RJ) |
1911-07-21 |
12 |
236 |
|
Km 226 - Afonso Arinos |
1911-07-21 |
3 |
239 |
|
Afonso Arinos - Km 229 (RJ-MG) |
|
1 |
240 |
|
Km 230 - Juiz de Fora |
1875-12-30 |
45 |
285 |
|
Juiz de Fora - Mariano Procópio |
1876-11-20 |
2 |
287 |
|
Mariano Procópio - Santos Dumont |
1877-02-01 |
47 |
334 |
|
Santos Dumont - Sítio |
1878-03-21 |
29 |
363 |
|
Sítio - Barbacena |
1880-06-27 |
15 |
378 |
|
Barbacena - Carandaí |
1881-10-28 |
41 |
419 |
|
Carandaí - Lafaiete |
1883-12-15 |
43 |
462 |
|
Lafaiete - Lobo Leite |
1886-08-25 |
20 |
482 |
|
Lobo Leite - Itabirito |
1887-07-16 |
41 |
523 |
|
Itabirito - Honório Bicalho |
1890-06-01 |
38 |
561 |
|
Honório Bicalho - Sabará |
1891-02-22 |
21 |
582 |
|
Sabará - Santa Luzia |
1893-04-06 |
28 |
610 |
|
Santa Luzia - Vespasiano |
1894-11-06 |
17 |
627 |
|
Vespasiano - Matosinhos |
1895-08-31 |
31 |
658 |
|
Matosinhos - Sete Lagoas |
1896-09-14 |
26 |
684 |
|
Sete Lagoas - Silva Xavier |
1899-02-20 |
21 |
705 |
|
Silva Xavier - Cordisburgo |
1903-11-28 |
38 |
743 |
|
Cordisburgo - Maquiné |
1904-08-06 |
11 |
754 |
|
Maquiné - Curvelo |
1905-08-05 |
43 |
797 |
|
Curvelo - Corinto |
1906-03-20 |
55 |
852 |
|
Corinto - Buenópolis |
1914-09-04 |
77 |
929 |
|
Buenópolis - Catoni |
1921-04-19 |
33 |
962 |
|
Catoni - Engº Dolabela [km 989] |
1922-11-10 |
27 |
989 |
|
Engº Dolabela – Bocaiuva
[consta 76 km, porém não é consistente com as três últimas totalizações da publicação na RF] |
1925-08-01 |
56 |
1.045 |
|
Bocaiuva - Montes Claros |
1926-09-01 |
71 |
1.116 |
|
Montes Claros - (Bururama?) [km 1.179] |
1944 |
63 |
1.179 |
|
Total geral EFCB [planilha] |
3.231 |
|
|
Após a primeira revisão [4 Dez. 2011], a planilha indica 3.231 km de trilhos da EFCB, bastante próximo aos 3.256 km indicados na Revista Ferroviária de 1945 [dados, portanto, de 1944 ou parciais de 1945]; e aos 3.270 km indicados pelo IBGE para 31 Dez. 1944 [consolidação posterior].
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os
subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral
das Estradas de Ferro. Vale lembrar que embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.
|