Estrada de Ferro Araraquara
Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências
(1960)
Revista Ferroviária (1945)
|
|
|
Estrada de Ferro Araraquara
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Estrada de Ferro Araraquara
por trechos, até 1944
DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da
Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti
Linha Tronco |
Trecho |
Abertura |
km |
Soma |
Araraquara - Itaquêre |
1898-10 |
25 |
25 |
Itaquêre - Matão |
1899-03-16 |
16 |
41 |
Matão - S. Ernestina |
1901-04-01 |
22 |
63 |
S. Ernestina - Taquaritinga |
1901-12-07 |
19 |
82 |
Taquaritinga - Candido Rodrigues |
1908-09-01 |
25 |
107 |
Candido Rodrigues - Fernando Prestes |
1909-02-22 |
10 |
117 |
Fernando Prestes - Santa Adelia |
1909-06-15 |
15 |
132 |
Santa Adelia - Pindorama |
1910-01-01 |
17 |
149 |
Pindorama - Catanduva |
1910-05-17 |
11 |
160 |
Catanduva - Catinguê |
1910-11-29 |
14 |
174 |
Catinguê - Uchôa |
1911-11-20 |
23 |
197 |
Uchôa - Cedral |
1912-02-01 |
13 |
210 |
Cedral - Rio Preto |
1912-06-10 |
20 |
230 |
Rio Preto - Mirasol |
1933-03-04 |
19 |
249 |
Mirasol - Balsamo |
1941-03-01 |
13 |
262 |
Balsamo - Engº Balduino |
1941-09-01 |
14 |
276 |
Engº Balduino - Cosmorama |
1943 |
32 |
308 |
Redução na linha principal |
|
-4 |
304 |
Ramal de Tabatinga |
Trecho |
Abertura |
km |
Soma |
Silvania - Toriva |
1911-01-08 |
6 |
6 |
Toriva - Cambuí |
1912-08-12 |
14 |
20 |
Cambuí - Araruba |
1914-01-01 |
12 |
32 |
Araruba - Corupá |
1915-02-01 |
8 |
40 |
Corupá - Tabatinga Norte |
1915-08-01 |
11 |
51 |
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os
subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral
das Estradas de Ferro. Vale lembrar que embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.
|
|
|
|