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Rede de Viação Cearense
Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências
(1960)
RVC - Rede de Viação Cearense
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Estrada de Ferro Baturité
por trechos, até 1944
DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da
Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti
xxx
Estrada de Ferro Baturité
Trecho
Abertura
km
Soma
Central - Porangaba
1873-11-30
9
9
Porangaba - Maracanaú
1875-01-14
14
23
Maracanaú - Pacatuba
1876-01-09
12
35
Pacatuba - Guaiuba
1879-06-14
7
42
Guaiuba - Agua Verde
1879-09-21
17
59
Agua Verde - Acarape
1879-10-26
9
68
Acarape - Araçoiaba
1880-03-14
25
93
Araçoiaba - Baturité
1882-02-02
10
103
Baturité - Cangati
1890-12-08
46
149
Cangati - Quixadá
1891-09-07
41
190
Quixadá - Quixeramobim
1894-08-04
47
237
Quixeramobim - Sebastião Lacerda
1899-07-14
33
270
Sebastião Lacerda - Senador Pompeu
1900-07-02
20
290
Senador Pompeu - Piquet Carneiro
1907-11-15
30
320
Piquet Carneiro - Miguel Calmon
1908-05-03
18
338
Miguel Calmon - Afonso Pena
1910-07-10
27
365
Afonso Pena - São José
1910-08-05
19
384
São José - Iguatú
1910-11-05
32
416
Iguatú - José de Alencar
1916-03-30
21
437
José de Alencar - Malhada Grande
1916-08-15
17
454
Malhada Grande - Cedro
1916-11-15
14
468
Cedro - Lavras
1917-12-01
23
491
Lavras - Aurora
1920-09-07
26
517
Aurora - Ingazeiras
1922-09-07
22
539
Ingazeiras - Missão Velha
1925-09-10
25
564
Missão Velha - Crato
1926-11-09
37
601
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os
subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral
das Estradas de Ferro. Vale lembrar que embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.
A Rede de Viação Cearense foi formada, basicamente, pela Estrada de Ferro Baturité, na parte leste do Ceará, de Fortaleza em direção ao sul; pela Estrada de Ferro Sobral, na parte oeste, do porto de Camocim em direção ao sul; e pelo Ramal de Itapipoca, que interligou as duas ferrovias.
Na nomenclatura de 1960, a antiga Estrada de Ferro Baturité era denominada "Linha
Sul"; enquanto o antigo Ramal de Itapipoca, somado ao trecho da Estrada de Ferro Sobral, de Sobral para o interior, constituíam a Linha
Norte; e o antigo trecho do porto de Camocim a Sobral tornou-se Ramal
de Camocim, com a ordem invertida: Sobral seria seu ponto inicial e Camocim seu ponto final.
A interligação também foi o que motivou seus dois desenvolvimentos principais o Ramal da Paraíba, comunicando com as ferrovias do Nordeste oriental (GWBR, depois RFN); e o prolongamento de Oiticica a Teresina, que faria a conexão com as ferrovias do Nordeste ocidental (EFSLT, EFCPi).