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Rede de Viação Cearense

Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências (1960)
Trilhos até 1944
  

  
   

RVC - Rede de Viação Cearense
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Estrada de Ferro Baturité
por trechos, até 1944


 
DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti

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Estrada de Ferro Baturité
Trecho Abertura km Soma  
Central - Porangaba 1873-11-30 9 9  
Porangaba - Maracanaú 1875-01-14 14 23  
Maracanaú - Pacatuba 1876-01-09 12 35  
Pacatuba - Guaiuba 1879-06-14 7 42  
Guaiuba - Agua Verde 1879-09-21 17 59  
Agua Verde - Acarape 1879-10-26 9 68  
Acarape - Araçoiaba 1880-03-14 25 93  
Araçoiaba - Baturité 1882-02-02 10 103  
Baturité - Cangati 1890-12-08 46 149  
Cangati - Quixadá 1891-09-07 41 190  
Quixadá - Quixeramobim 1894-08-04 47 237  
Quixeramobim - Sebastião Lacerda 1899-07-14 33 270  
Sebastião Lacerda - Senador Pompeu 1900-07-02 20 290  
Senador Pompeu - Piquet Carneiro 1907-11-15 30 320  
Piquet Carneiro - Miguel Calmon 1908-05-03 18 338  
Miguel Calmon - Afonso Pena 1910-07-10 27 365  
Afonso Pena - São José 1910-08-05 19 384  
São José - Iguatú 1910-11-05 32 416  
Iguatú - José de Alencar 1916-03-30 21 437  
José de Alencar - Malhada Grande 1916-08-15 17 454  
Malhada Grande - Cedro 1916-11-15 14 468  
Cedro - Lavras 1917-12-01 23 491  
Lavras - Aurora 1920-09-07 26 517  
Aurora - Ingazeiras 1922-09-07 22 539  
Ingazeiras - Missão Velha 1925-09-10 25 564  
Missão Velha - Crato 1926-11-09 37 601  
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral das Estradas de Ferro. Vale lembrar que — embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia — trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.

A Rede de Viação Cearense foi formada, basicamente, pela Estrada de Ferro Baturité, na parte leste do Ceará, de Fortaleza em direção ao sul; pela Estrada de Ferro Sobral, na parte oeste, do porto de Camocim em direção ao sul; e pelo Ramal de Itapipoca, que interligou as duas ferrovias.

  • Na nomenclatura de 1960, a antiga Estrada de Ferro Baturité era denominada "Linha Sul"; enquanto o antigo Ramal de Itapipoca, somado ao trecho da Estrada de Ferro Sobral, de Sobral para o interior, constituíam a Linha Norte; e o antigo trecho do porto de Camocim a Sobral tornou-se Ramal de Camocim, com a ordem invertida: Sobral seria seu ponto inicial e Camocim seu ponto final.

A interligação também foi o que motivou seus dois desenvolvimentos principais — o Ramal da Paraíba, comunicando com as ferrovias do Nordeste oriental (GWBR, depois RFN); e o prolongamento de Oiticica a Teresina, que faria a conexão com as ferrovias do Nordeste ocidental (EFSLT, EFCPi).

   

   

Ferrovias

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Ferreosfera

RVC - Rede de Viação Cearense
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Documentário: O ultimo apito - A historia da estrada de ferro no Ceará | A formação histórica da quase-rede do Nordeste
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