Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

   

Ferrovias brasileiras em 1945
Mudanças nas ferrovias brasileiras
durante a II Guerra Mundial
Extinções, incorporações e criação de Territórios Federais


 
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti

O Anuário estatístico do Brasil (IBGE, 1946) registra algumas transformações importantes ocorridas durante a II Guerra Mundial:

  • Tramway da Cantareira incorporado à Estrada de Ferro Sorocabana em 1942.
  • Companhia Ferroviária São Paulo – Paraná incorporada à Rede de Viação Paraná – Santa Catarina em 1944.
  • Estrada de Ferro Petrolina – Teresina incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro em 1941.
  • Estrada de Ferro Central do Piauí incorporada à Estrada de Ferro São Luís a Teresina em 1942.
  • Estrada de Ferro São Mateus deixou de existir em 1941.
  • Estrada de Ferro Porto Alegre a Vila Nova deixou de existir em 1941.

Territórios Federais

  • Estrada de Ferro Madeira – Mamoré tinha 5 km no Amazonas e 361 km no Mato Grosso até 1942; a partir de 1943 passou integralmente ao território federal de Guaporé (atual estado de Rondônia).
  • O Mato Grosso perdeu seus 361 km da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, com a criação do território federal de Guaporé; e 168 km do Ramal de Ponta Porã, com a criação do território federal de Ponta Porã, em 1943. Com isso, passou de 1.174 km de ferrovias em 1942 para apenas 645 km em 1943. Em 1944 passou a ter 788 km de ferrovias com a abertura dos trilhos d ...
  • O território de Ponta Porã passou de 168 km de ferrovias em 1943 para 179 km em 1944, com a abertura dos trilhos do ...
  • A Estrada de Ferro Mate Laranjeira passou a integrar o território federal de Iguaçu, formado no oeste de Paraná e Santa Catarina, em 1943.
Ferrovia 1940 1941 1942 1943 1944 1945
Estrada de Ferro Madeira – Mamoré 367 366 366 366 366 366
Estrada de Ferro Tocantins 82 82 82 82 82 82
Estrada de Ferro Bragança 294 294 294 294 294 294
Estrada de Ferro São Luís a Teresina 453 453 644 644 645 645
    Estrada de Ferro Central do Piauí
       * Incorporada à EFSLT em 1942
191 191        
Rede de Viação Cearense 1.404 1.418 1.421 1.421 1.492 1.492
Estrada de Ferro Mossoró 175 186 186 186 186 186
Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte 342 342 342 342 342 342
The Great Western of Brazil Railway 1.637 1.657 1.657 1.657 1.657 1.657
Viação Férrea Federal Leste Brasileiro 1.897 2.109 2.191 2.185 2.209 2.209
    Estrada de Ferro Petrolina – Teresina
       * Incorporada à VFFLB em 1941
204          
Estrada de Ferro Nazaré 286 316 316 316 325 325
Estrada de Ferro Ilhéus a Conquista 128 128 128 128 128 128
Estrada de Ferro Bahia e Minas 555 555 582 582 582 582
Estrada de Ferro Vitória a Minas 562 562 562 597 597 597
Estrada de Ferro Itapemirim 54 54 54 54 54 54
Estrada de Ferro Itabapoana   33 33 33 33 33
Estrada de Ferro Corcovado 4 4 4 4 4 4
Estrada de Ferro Maricá 158 158 158 158 158 158
The Leopoldina Railway 3.082 3.082 3.082 3.082 3.082 3.082
Estrada de Ferro Central do Brasil 3.174 3.188 3.193 3.192 3.270 3.354
Rede Mineira de Viação 3.891 3.891 4.025 3.986 3.985 3.985
Estrada de Ferro Morro Velho 8 8 8 8 8 8
Estrada de Ferro Goiás 439 438 392 392 392 392
Companhia Mojiana de Estradas de Ferro 1.959 1.959 1.955 1.957 1.959 1.959
The São Paulo Railway Company 247 246 246 246 246 246
Companhia Paulista de Estradas de Ferro 1.511 1.536 1.536 1.536 1.536 1.536
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil 1.461 1.389 1.389 1.389 1.543 1.540
Estrada de Ferro Sorocabana 2.141 2.141 2.176 2.212 2.212 2.215
    Tramway da Cantareira
       * Incorporado à EF Sorocabana em 1942
35 36        
Estrada de Ferro Votorantim   15 14 14 14 14
Estrada de Ferro do Dourado 317 316 317 318 317 317
Estrada de Ferro São Paulo – Goiás 149 148 148 148 148 148
Companhia Estrada de Ferro Morro Agudo 41 41 41 41 41 41
Estrada de Ferro São Paulo e Minas 180 180 142 142 180 180
Companhia Estrada de Ferro Barra Bonita 18 18 18 18 18 18
Companhia Estrada de Ferro Itatibense 20 20 20 20 20 20
Estrada de Ferro Araraquara 300 328 323 356 380 379
Ramal Férreo Campineiro 30 30 31 31 31 31
Estrada de Ferro Campos do Jordão 47 47 47 47 47 47
Estrada de Ferro Monte Alto 31 31 32 32 32 32
Estrada de Ferro Jaboticabal 25 25 25 25 25 25
Estrada de Ferro Perus – Pirapora 16 16 16 16 16 16
Rede de Viação Paraná – Santa Catarina 2.122 2.122 2.122 2.161 2.430 2.458
    Companhia Ferroviária São Paulo – Paraná
       * Incorporada à RVPSC em 1944
236 251 251 269    
Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina 239 242 242 241 241 241
Estrada de Ferro Santa Catarina 114 114 114 114 114 114
Estrada de Ferro Mate Laranjeira 68 68 68 68 68 68
Viação Férrea do Rio Grande do Sul 3.367 3.364 3.360 3.574 3.572 3.575
Estrada de Ferro Jacuí 46 30 30 30 30 30
Estrada de Ferro Palmares a Osório 55 55 55 55 55 55
Estrada de Ferro Porto Alegre a Vila Nova
     * Deixou de existir em 1941
22          
Estrada de Ferro São Mateus
     * Deixou de existir em 1941
68          
Soma 34.252 34.283 34.438 34.769 35.166 35.280
Fonte: Anuário estatístico do Brasil. IBGE, 1946. Dados de 1944 e 1945 sujeitos a retificação.
Totalizado em planilha para conferência (ok).

Para acompanhar outras modificações ao longo do tempo, verifique as tabelas e mapas das ferrovias brasileiras em 1898, 1907, 1927, 1937, 1940-1945, 1945, 1952, 1954, 1956, 1960 e 1970.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

Ferrovias em 1945 | Evolução 1940-1945
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1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
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