Acompanhe no FB
|
|
Estradas de ferro brasileiras em 1937
Ferrovias existentes no Brasil em 1937,
extensão quilométrica por bitolas, regimes de propriedade, administração, concessão
e garantias
Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP) - 1937
Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1942
texto: Flavio R. Cavalcanti
A tabela (abaixo) foi montada a partir dos dados tabulados às páginas 247 e 248 do relatório do MVOP referente a 1937. Trata-se talvez do último relatório do primeiro período Vargas (1930-1945), uma vez que, com o golpe de 1937 e o fechamento do Congresso (o "Estado Novo"), já não houve necessidade prática ou urgência em dar publicidade aos relatórios apresentados pelos ministros ao presidente. Este relatório de 1937, por exemplo, só veio a ser publicado em 1942, já em plena II Guerra Mundial (1939-1945) [É o caso de verificar se já não se colocava na ordem do dia o exame da situação dos transportes e do abastecimento interno, tendo em vista a insegurança da única ligação norte-sul então existente (navegação costeira), para o planejamento do esforço de guerra].
O quadro das ferrovias em 1937, portanto, é uma referência importante, entre as mudanças ocorridas desde a Revolução de 1930 e as que ainda ocorreriam durante a II Guerra Mundial.
Fica, por enquanto [10 Nov. 2011], a sequência de quadros das ferrovias brasileiras em
1927,
1937,
1940-1945 e
1945; e para o pós guerra
1952,
1954,
1956 e
1960.
|
Ferrovia ou rede |
Bitola |
Soma bitolas |
Subtot. |
Admin. |
Propr. |
Conc. |
Gar. |
1,60 |
1,00 |
0,76 |
0,66 |
0,60 |
1 |
EF Madeira – Mamoré |
|
366,485 |
|
|
|
366,485 |
|
União |
Federal |
|
|
2 |
EF Tocantins |
|
82,430 |
|
|
|
82,430 |
|
União |
Federal |
|
|
3 |
EF Bragança |
|
246,578 |
|
|
47,212 |
293,790 |
|
União |
Federal |
|
|
4 |
EF São Luís – Teresina |
|
450,652 |
|
|
|
450,652 |
|
União |
Federal |
|
|
5 |
EF Central do Piauí |
|
191,018 |
|
|
|
191,018 |
|
União |
Federal |
|
|
6 |
Rede de Viação Cearense |
|
1.368,305 |
|
|
|
1.368,305 |
|
União |
Federal |
|
|
7 |
EF Mossoró |
|
174,981 |
|
|
|
174,981 |
|
Particular |
Federal |
|
|
8 |
EF Central do Rio Grande do Norte |
|
221,120 |
|
|
|
221,120 |
|
União |
Federal |
|
|
9 |
EF Petrolina – Teresina |
|
189,294 |
|
|
|
189,294 |
|
União |
Federal |
|
|
10 |
The Great Western of Brazil Railway Co. Limited |
|
1.758,186 |
|
|
|
1.758,186 |
|
Particular |
Federal |
|
|
11 |
Viação Férrea Federal Leste Brasileiro |
|
1.813,976 |
|
|
|
1.813,976 |
|
União |
Federal |
|
|
12 |
EF Bahia e Minas |
|
536,514 |
|
|
|
536,514 |
|
União |
Federal |
|
|
13 |
EF Nazaré |
|
287,705 |
|
|
|
287,705 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
14 |
EF Santo Amaro |
|
90,020 |
|
|
|
90,020 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
15 |
EF Ilhéus a Conquista |
|
127,759 |
|
|
|
127,759 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
16 |
EF Vitória a Minas |
|
561,594 |
|
|
|
561,594 |
|
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
17 |
EF Itapemirim |
|
52,740 |
|
|
|
52,740 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
18 |
EF Litoral |
|
13,605 |
|
|
|
13,605 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
19 |
EF São Mateus |
|
|
|
|
68,000 |
68,000 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
20 |
EF Corcovado |
|
3,824 |
|
|
|
3,824 |
|
Particular |
Particular |
Federal |
|
21 |
EF Maricá |
|
157,099 |
|
|
|
157,099 |
157 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
92 |
União |
Federal |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
65 |
União |
Particular |
Estadual |
|
22 |
The Leopoldina Railway Co. |
|
3.086,388 |
|
|
|
3.086,388 |
3.122 |
|
|
|
|
|
Barão de Araruama |
|
|
|
|
|
|
51 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Santo Eduardo – Cachoeiro do Itapemirim |
|
|
|
|
|
|
93 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Central de Macaé |
|
|
|
|
|
|
43 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Carangola |
|
|
|
|
|
|
225 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Ramal de Sumidouro |
|
|
|
|
|
|
34 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
EF do Norte |
|
|
|
|
|
|
46 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
Sul do Espírito Santo |
|
|
|
|
|
|
362 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
Linhas fluminenses |
|
|
|
|
|
|
1.034 |
Particular |
Particular |
Estadual |
|
|
Linhas mineiras |
|
|
|
|
|
|
1.234 |
Particular |
Particular |
Estadual |
|
23 |
EF Central do Brasil |
1.237,407 |
1.931,166 |
|
|
|
3.168,573 |
|
União |
Federal |
|
|
24 |
Rede Mineira de Viação |
|
3.164,181 |
729,109 |
|
|
3.893,290 |
3.893 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3.802 |
Estadual |
Federal |
|
|
|
Machadense |
|
|
|
|
|
|
40 |
Estadual |
Estadual |
|
|
|
Trespontana |
|
|
|
|
|
|
20 |
Estadual |
Estadual |
|
|
|
Ramal de São Gonçalo |
|
|
|
|
|
|
31 |
Estadual |
Estadual |
|
|
25 |
EF Morro Velho |
|
|
|
8,000 |
|
8,000 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
26 |
EF Goiás |
|
438,429 |
|
|
|
438,429 |
|
União |
Federal |
|
|
27 |
EF Mogiana [sic] |
|
1.874,372 |
|
|
84,446 |
1.958,818 |
1.959 |
|
|
|
|
|
Linha do Rio Grande |
|
|
|
|
|
|
191 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Ramal de Caldas |
|
|
|
|
|
|
75 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Jaguara – Araguari |
|
|
|
|
|
|
280 |
Particular |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Tuiuti a Passos |
|
|
|
|
|
|
249 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
Ramal de Guaxupé |
|
|
|
|
|
|
30 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
Igarapava – Rodolfo Paixão |
|
|
|
|
|
|
48 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1.086 |
Particular |
Particular |
Estadual |
|
28 |
São Paulo Railway Co. Ltd. |
139,466 |
107,848 |
|
|
|
247,314 |
247 |
|
|
|
|
|
Santos a Jundiaí |
|
|
|
|
|
|
139 |
Particular |
Particular |
Federal |
|
|
Seção Bragantina |
|
|
|
|
|
|
108 |
Particular |
Particular |
Estadual |
|
29 |
EF Paulista [sic] |
699,043 |
749,473 |
|
|
62,358 |
1.510,874 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
30 |
EF Sorocabana |
|
2.100,682 |
|
|
|
2.100,682 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
31 |
EF Noroeste do Brasil |
|
1.460,923 |
|
|
|
1.460,923 |
|
União |
Federal |
|
|
32 |
EF do Dourado |
|
289,048 |
|
|
|
289,048 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
33 |
EF São Paulo – Goiás |
|
148,905 |
|
|
|
148,905 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
34 |
EF Morro Agudo |
|
40,858 |
|
|
|
40,858 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
35 |
EF São Paulo – Minas |
|
|
|
|
180,320 |
180,320 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
36 |
EF São Paulo – Paraná |
|
236,276 |
|
|
|
236,276 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
37 |
EF Barra Bonita |
|
18,100 |
|
|
|
18,100 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
38 |
EF Itatibense |
|
20,180 |
|
|
|
20,180 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
39 |
EF Araraquara |
|
300,347 |
|
|
|
300,347 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
40 |
Ramal Férreo Campineiro |
|
30,553 |
|
|
9,000 |
39,553 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
41 |
Tramway da Cantareira |
|
|
|
|
35,199 |
35,199 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
42 |
EF Campos do Jordão |
|
46,670 |
|
|
|
46,670 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
43 |
EF Monte Alto |
|
31,350 |
|
|
|
31,350 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
44 |
EF Jaboticabal |
|
25,083 |
|
|
|
25,083 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
45 |
EF Perus – Pirapora |
|
|
|
|
16,140 |
16,140 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
46 |
Ramal Férreo Dumont |
|
|
|
|
23,442 |
23,442 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
47 |
Rede de Viação Paraná – Santa Catarina |
|
2.025,371 |
|
|
|
2.025,371 |
2.025 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1.047 |
União |
Federal |
|
|
|
Linha Itararé - Uruguai |
|
|
|
|
|
|
883 |
União |
Particular |
Federal |
Juros |
|
Linha São Francisco – Hansa |
|
|
|
|
|
|
95 |
União |
Particular |
Federal |
Juros |
48 |
EF Norte do Paraná |
|
44,517 |
|
|
|
44,517 |
45 |
União |
Particular |
Estadual |
|
49 |
EF Dona Teresa Cristina |
|
243,858 |
|
|
|
243,858 |
|
Particular |
Federal |
|
|
50 |
EF Santa Catarina |
|
114,264 |
|
|
|
114,264 |
|
Estadual |
|
|
|
51 |
EF Mate Laranjeira |
|
|
|
|
68,000 |
68,000 |
|
Particular |
Particular |
Estadual |
|
52 |
Viação Férrea do Rio Grande do Sul |
|
3.336,287 |
|
|
|
3.336,287 |
|
Estadual |
|
|
|
53 |
EF do Jacuí |
|
57,414 |
|
|
|
57,414 |
|
Particular |
Federal |
|
|
54 |
EF Palmares a Osório |
|
|
|
|
56,300 |
56,300 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
55 |
EF Porto Alegre a Vila Nova |
|
14,900 |
|
|
|
14,900 |
|
Estadual |
Estadual |
|
|
|
Totalização |
2.075,916 |
30.631,328 |
729,109 |
8,000 |
650,417 |
34.094,770 |
|
|
|
|
|
|
Extensão por bitolas |
2.075,916 |
30.631,328 |
729,109 |
8,000 |
650,417 |
34.094,770 |
|
|
|
|
|
|
Diferença |
0,000 |
0,000 |
0,000 |
0,000 |
0,000 |
0,000 |
|
|
|
|
|
Fonte: Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP), ref. 1937. Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1942, p. 247 e 248.
Dados altamente sujeitos a erros de digitação, bem como a erros tipográficos no original.
As células ressaltadas em amarelo são totalizações (planilha) para checagem (ok, exceto os subtotais da Leopoldina. |
|