Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

  

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Estradas de ferro brasileiras em 1937
Ferrovias existentes no Brasil em 1937,
extensão quilométrica por bitolas, regimes de propriedade, administração, concessão e garantias


 
Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP) - 1937
Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1942
texto: Flavio R. Cavalcanti

A tabela (abaixo) foi montada a partir dos dados tabulados às páginas 247 e 248 do relatório do MVOP referente a 1937. Trata-se talvez do último relatório do primeiro período Vargas (1930-1945), uma vez que, com o golpe de 1937 e o fechamento do Congresso (o "Estado Novo"), já não houve necessidade prática ou urgência em dar publicidade aos relatórios apresentados pelos ministros ao presidente. Este relatório de 1937, por exemplo, só veio a ser publicado em 1942, já em plena II Guerra Mundial (1939-1945) [É o caso de verificar se já não se colocava na ordem do dia o exame da situação dos transportes e do abastecimento interno, tendo em vista a insegurança da única ligação norte-sul então existente (navegação costeira), para o planejamento do esforço de guerra].

O quadro das ferrovias em 1937, portanto, é uma referência importante, entre as mudanças ocorridas desde a Revolução de 1930 e as que ainda ocorreriam durante a II Guerra Mundial.

Fica, por enquanto [10 Nov. 2011], a sequência de quadros das ferrovias brasileiras em 1927, 1937, 1940-1945 e 1945; e para o pós guerra 1952, 1954, 1956 e 1960.

  Ferrovia ou rede Bitola Soma bitolas Subtot. Admin. Propr. Conc. Gar.
1,60 1,00 0,76 0,66 0,60
1 EF Madeira – Mamoré   366,485       366,485   União Federal    
2 EF Tocantins   82,430       82,430   União Federal    
3 EF Bragança   246,578     47,212 293,790   União Federal    
4 EF São Luís – Teresina   450,652       450,652   União Federal    
5 EF Central do Piauí   191,018       191,018   União Federal    
6 Rede de Viação Cearense   1.368,305       1.368,305   União Federal    
7 EF Mossoró   174,981       174,981   Particular Federal    
8 EF Central do Rio Grande do Norte   221,120       221,120   União Federal    
9 EF Petrolina – Teresina   189,294       189,294   União Federal    
10 The Great Western of Brazil Railway Co. Limited   1.758,186       1.758,186   Particular Federal    
11 Viação Férrea Federal Leste Brasileiro   1.813,976       1.813,976   União Federal    
12 EF Bahia e Minas   536,514       536,514   União Federal    
13 EF Nazaré   287,705       287,705   Estadual Estadual    
14 EF Santo Amaro   90,020       90,020   Estadual Estadual    
15 EF Ilhéus a Conquista   127,759       127,759   Particular Particular Estadual  
16 EF Vitória a Minas   561,594       561,594   Particular Particular Federal Juros
17 EF Itapemirim   52,740       52,740   Estadual Estadual    
18 EF Litoral   13,605       13,605   Estadual Estadual    
19 EF São Mateus         68,000 68,000   Estadual Estadual    
20 EF Corcovado   3,824       3,824   Particular Particular Federal  
21 EF Maricá   157,099       157,099 157        
                92 União Federal    
                65 União Particular Estadual  
22 The Leopoldina Railway Co.   3.086,388       3.086,388 3.122        
  Barão de Araruama             51 Particular Particular Federal Juros
  Santo Eduardo – Cachoeiro do Itapemirim             93 Particular Particular Federal Juros
  Central de Macaé             43 Particular Particular Federal Juros
  Carangola             225 Particular Particular Federal Juros
  Ramal de Sumidouro             34 Particular Particular Federal  
  EF do Norte             46 Particular Particular Federal  
  Sul do Espírito Santo             362 Particular Particular Federal  
  Linhas fluminenses             1.034 Particular Particular Estadual  
  Linhas mineiras             1.234 Particular Particular Estadual  
23 EF Central do Brasil 1.237,407 1.931,166       3.168,573   União Federal    
24 Rede Mineira de Viação   3.164,181 729,109     3.893,290 3.893        
                3.802 Estadual Federal    
  Machadense             40 Estadual Estadual    
  Trespontana             20 Estadual Estadual    
  Ramal de São Gonçalo             31 Estadual Estadual    
25 EF Morro Velho       8,000   8,000   Particular Particular Estadual  
26 EF Goiás   438,429       438,429   União Federal    
27 EF Mogiana [sic]   1.874,372     84,446 1.958,818 1.959        
  Linha do Rio Grande             191 Particular Particular Federal Juros
  Ramal de Caldas             75 Particular Particular Federal Juros
  Jaguara – Araguari             280 Particular Particular Federal Juros
  Tuiuti a Passos             249 Particular Particular Federal  
  Ramal de Guaxupé             30 Particular Particular Federal  
  Igarapava – Rodolfo Paixão             48 Particular Particular Federal  
                1.086 Particular Particular Estadual  
28 São Paulo Railway Co. Ltd. 139,466 107,848       247,314 247        
  Santos a Jundiaí             139 Particular Particular Federal  
  Seção Bragantina             108 Particular Particular Estadual  
29 EF Paulista [sic] 699,043 749,473     62,358 1.510,874   Particular Particular Estadual  
30 EF Sorocabana   2.100,682       2.100,682   Estadual Estadual    
31 EF Noroeste do Brasil   1.460,923       1.460,923   União Federal    
32 EF do Dourado   289,048       289,048   Particular Particular Estadual  
33 EF São Paulo – Goiás   148,905       148,905   Particular Particular Estadual  
34 EF Morro Agudo   40,858       40,858   Particular Particular Estadual  
35 EF São Paulo – Minas         180,320 180,320   Particular Particular Estadual  
36 EF São Paulo – Paraná   236,276       236,276   Particular Particular Estadual  
37 EF Barra Bonita   18,100       18,100   Particular Particular Estadual  
38 EF Itatibense   20,180       20,180   Particular Particular Estadual  
39 EF Araraquara   300,347       300,347   Estadual Estadual    
40 Ramal Férreo Campineiro   30,553     9,000 39,553   Particular Particular Estadual  
41 Tramway da Cantareira         35,199 35,199   Estadual Estadual    
42 EF Campos do Jordão   46,670       46,670   Estadual Estadual    
43 EF Monte Alto   31,350       31,350   Particular Particular Estadual  
44 EF Jaboticabal   25,083       25,083   Particular Particular Estadual  
45 EF Perus – Pirapora         16,140 16,140   Particular Particular Estadual  
46 Ramal Férreo Dumont         23,442 23,442   Particular Particular Estadual  
47 Rede de Viação Paraná – Santa Catarina   2.025,371       2.025,371 2.025        
                1.047 União Federal    
  Linha Itararé - Uruguai             883 União Particular Federal Juros
  Linha São Francisco – Hansa             95 União Particular Federal Juros
48 EF Norte do Paraná   44,517       44,517 45 União Particular Estadual  
49 EF Dona Teresa Cristina   243,858       243,858   Particular Federal    
50 EF Santa Catarina   114,264       114,264   Estadual      
51 EF Mate Laranjeira         68,000 68,000   Particular Particular Estadual  
52 Viação Férrea do Rio Grande do Sul   3.336,287       3.336,287   Estadual      
53 EF do Jacuí   57,414       57,414   Particular Federal    
54 EF Palmares a Osório         56,300 56,300   Estadual Estadual    
55 EF Porto Alegre a Vila Nova   14,900       14,900   Estadual Estadual    
  Totalização 2.075,916 30.631,328 729,109 8,000 650,417 34.094,770          
  Extensão por bitolas 2.075,916 30.631,328 729,109 8,000 650,417 34.094,770          
  Diferença 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000          
Fonte: Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP), ref. 1937. Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1942, p. 247 e 248.
Dados altamente sujeitos a erros de digitação, bem como a erros tipográficos no original.
As células ressaltadas em amarelo são totalizações (planilha) para checagem (ok, exceto os subtotais da Leopoldina.
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação

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