Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

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Antigos trens turísticos

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Calendário 1987
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Um balanço no centenário
das estradas de ferro no Brasil

I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti

Os levantamentos oferecidos pelo IBGE / CNG no centenário da Estrada de Ferro de Mauá constituem um quadro sem igual na historiografia das ferrovias brasileiras.

A tabela abaixo foi organizada a partir das informações existentes em diferentes seções do livro e tem por finalidade apenas servir de índice das ferrovias existentes no Brasil em 1954, com os mapas (quando disponíveis) e algumas informações.

Devido à ausência de dados de algumas ferrovias, a totalização das extensões quilométricas (no final), feita em planilha, não tem valor estatístico, embora se aproxime da extensão indicada pelo IBGE para 31 XII 1954 (37.190 km), consideradas as lacunas.


Cont.
Ferrovias, por Região Extensão
(km)
  I - Estradas de Ferro na Região Amazônica
km
1   1) Estrada de Ferro Madeira - Mamoré (EFMM) 366,0
2   2) Estrada de Ferro Tocantins 117,0
3   3) Estrada de Ferro de Bragança 294,0
        + Estrada de Ferro Amapá (construção a ser iniciada)  
  II - Estradas de Ferro na Região Nordeste  
  a) Nordeste ocidental  
4   1) Estrada de Ferro São Luís – Teresina 476,0
5   2) Estrada de Ferro Central do Piauí 191,0
    3) antiga Estrada de Ferro Petrolina – Teresina (VFFLB) -
  b) Nordeste oriental  
6   4) Rede de Viação Cearense (RVC) 1.596,0
7   5) Estrada de Ferro Mossoró 225,0
8   6) Estrada de Ferro Sampaio Correia
      (antiga Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte)
381,0
9   7) Rede Ferroviária do Nordeste (RFN) * [lacuna]
  III – Estradas de ferro da Região Leste  
  a) Leste setentrional  
10   1) Viação Férrea Federal Leste Brasileira (VFFLB) 2.550,0
11   2) Estrada de Ferro de Nazaré 324,0
12   3) Estrada de Ferro de Ilhéus 128,0
13   4) Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) 582,0
  b) Leste meridional  
14   5) Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) 597,0
15   6) Estrada de Ferro Itapemirim 54,0
16   7) Estrada de Ferro Leopoldina (EFL) 3.114,0
17   8) Estrada de Ferro Itabapoana 34,0
18   9) Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) 3.642,0
    10) Estrada de Ferro de Maricá (sob administração da EFCB) 158,0
19   11) Estrada de Ferro Corcovado 3,8
20   12) Rede Mineira de Viação (RMV) 3.989,0
21   13) Estrada de Ferro Morro Velho 8,0
  IV – Estradas de ferro da Região Sul  
  a) Estado de São Paulo  
22   1) Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ),
      antiga São Paulo Railway
    * (a extensão indicada refere-se apenas à linha principal)
139,0
23   2) Companhia Mojiana de Estradas de Ferro (CMEF) 1.959,0
24   3) Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF) 2.072,0
25   4) Estrada de Ferro EF Sorocabana (EFS) 2.194,0
26   5) Estrada de Ferro Araraquara 504,0
27   6) Estrada de Ferro Morro Agudo 41,0
28   7) Estrada de Ferro Perus-Pirapora (EFPP) 16,0
29   8) Estrada de Ferro Monte Alto 22,5
30   9) Ramal Férreo Campineiro 30,4
31   10) Estrada de Ferro Jabuticabal 25,0
32   11) Estrada de Ferro Barra Bonita 18,0
33   12) Estrada de Ferro São Paulo e Mina (EFSPM) * [lacuna]
34   13) Estrada de Ferro Votorantim 13,7
35   14) Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) * [lacuna]
      - Companhia Itatibense de Estradas de Ferro
       (desapareceu em 1952)
 
  b) Ferrovias nos estados de Paraná e Santa Catarina  
36   1) Rede de Viação Paraná – Santa Catarina (RVPSC) 2.574,0
37   2) Estrada de Ferro Mate Laranjeira 68,0
38   3) Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) 114,0
39   4) Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina (EFDTC) 261,0
        + Estrada de Ferro Itanguá (Mafra) - Barreto
         [123 km, ainda sob a direção do 2º Batalhão Ferroviário]
 
  c) Estradas de ferro no Rio Grande do Sul  
40   1) Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS) 3.648,0
41   2) Estrada de Ferro Palmares a Osório 55,0
42   3) Estrada de Ferro Jacuí 29,2
  V - Estradas de ferro na Região Centro-Oeste  
43   1) Estrada de Ferro de Goiás (EFG) 479,0
44   2) Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EF NoB) 1.603,0
        + Estrada de Ferro Brasil – Bolívia  
  Soma 34.695,6
Tabela organizada para este site, apenas como uma forma de índice. Para navegar entre os mapas, ver menu abaixo, presente no pé de todas as páginas desta seção.
Importante: A extensão das ferrovias não é exata, faltando os dados de algumas delas (inclusive a RFN), e é indicada aqui apenas para uma visualização rápida. Por isso, o total (calculado em planilha) não tem valor estatístico, embora se aproxime da extensão indicada pelo IBGE para 31 XII 1954 (37.190 km), se computadas as lacunas. || O número da primeira coluna ("Nº Cont.") é apenas uma indicação acrescentada aqui para ajudar na verificação das ferrovias oficialmente existentes em 1954.

Construções ferroviárias em andamento (p. 77)

Inclui várias ligações

   
  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

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