Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Um balanço no centenário
das estradas de ferro no Brasil
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
Os levantamentos oferecidos pelo IBGE / CNG no centenário da Estrada de Ferro de Mauá constituem um quadro sem igual na historiografia das ferrovias brasileiras.
A tabela abaixo foi organizada a partir das informações existentes em diferentes seções do livro e tem por finalidade apenas servir de índice das ferrovias existentes no Brasil em 1954, com os mapas (quando disponíveis) e algumas informações.
Devido à ausência de dados de algumas ferrovias, a totalização das extensões quilométricas (no final), feita em planilha, não tem valor estatístico, embora se aproxime da extensão indicada pelo IBGE para 31 XII 1954 (37.190 km), consideradas as lacunas.
Tabela organizada para este site, apenas como uma forma de índice. Para navegar entre os mapas, ver menu abaixo, presente no pé de todas as páginas desta seção. Importante: A extensão das
ferrovias não é exata, faltando os dados de algumas delas (inclusive a RFN), e é indicada aqui apenas para uma visualização rápida. Por isso, o total (calculado em planilha) não tem valor estatístico, embora se aproxime da extensão indicada pelo IBGE para 31 XII 1954 (37.190 km), se computadas as lacunas. || O número da primeira coluna ("Nº Cont.") é apenas uma indicação acrescentada aqui para ajudar na verificação das ferrovias oficialmente existentes em 1954.