|
|
RMV – Rede Mineira de Viação
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Linha Angra dos Reis - Goiandira
e Ramal de Bom Jardim, por trechos, até 1944
DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da
Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti
Linha Tronco |
Trecho |
Abertura |
Ext.
(km) |
Soma
(km) |
Desde a origem |
Angra dos Reis - Juçaral |
1925-09-01 |
21 |
21 |
|
Juçaral - Alto da Serra |
1921-11-26 |
16 |
37 |
|
Alto da Serra - Capivari |
1910-11-02 |
9 |
46 |
|
Capivari - Rio Claro |
1897-05-15 |
20 |
66 |
|
Rio Claro - Falcão |
1897-05-15 |
83 |
149 |
|
Falcão (RJ) - Passa Vinte (MG) |
1903-10-31 |
10 |
159 |
|
Passa Vinte - Carlos Euler |
1914-06-14 |
10 |
169 |
|
Carlos Euler - Augusto Pestana |
1915-06-14 |
12 |
181 |
|
Augusto Pestana - Carvão |
1914-06-21 |
18 |
199 |
|
Carvão - Arantes |
1914-06-21 |
18 |
217 |
|
Arantes - Andrelândia |
1914-06-21 |
25 |
242 |
|
Andrelândia - S. V. Ferrer |
1912-06-15 |
21 |
263 |
|
S. V. Ferrer - Andradina |
1912-06-15 |
26 |
289 |
|
Andradina - Traituba |
1913-12-14 |
19 |
308 |
|
Traituba - Carrancas |
1903-12-14 |
14 |
322 |
|
Carrancas - Paulo Freitas |
1898-06-06 |
18 |
340 |
|
Paulo Freitas - Itumirim |
1897-01-21 |
21 |
361 |
|
Itumirim - Lavras |
1895-04-01 |
32 |
393 |
|
Lavras - Ribeirão Vermelho |
1888-04-14 |
9 |
402 |
|
Ribeirão Vermelho - Álvaro Botelho |
1895-04-14 |
5 |
407 |
|
Álvaro Botelho - Perdões |
1896-08-23 |
15 |
422 |
|
Perdões - Cana Verde |
1897-01-25 |
18 |
440 |
|
Cana Verde - Campo Belo |
1898-02-11 |
20 |
460 |
|
Campo Belo - Candeias |
1898-02-10 |
25 |
485 |
|
Candeias - Bugios |
1907-11-13 |
19 |
504 |
|
Bugios - Timboré |
1905-12-07 |
20 |
524 |
|
Timboré - Formiga |
1905-12-07 |
20 |
544 |
|
Formiga - Arcos |
1908-04-21 |
30 |
574 |
|
Arcos – Calciolandia |
1908-11-24 |
20 |
594 |
|
Calciolandia - Porto Real |
1908-12-19 |
11 |
605 |
|
Porto Real - Franklin Sampaio |
1909-12-31 |
21 |
626 |
|
Franklin Sampaio - Bambuí |
1910-10-01 |
31 |
657 |
|
Bambuí - Tapiraí |
1911-11-15 |
22 |
679 |
|
Tapiraí - Tigre |
1911-09-15 |
16 |
695 |
|
Tigre - Uruburetama |
1912-10-01 |
12 |
707 |
|
Uruburetama - Campos Altos |
1912-10-01 |
11 |
718 |
|
Campos Altos - Pratinha |
1913-09-15 |
24 |
742 |
|
Pratinha - Ibiá |
1913-11-28 |
40 |
782 |
|
Ibiá - Guabiroba |
1916-11-29 |
34 |
816 |
|
Guabiroba - Catiara |
1916-11-29 |
24 |
840 |
|
Catiara - Salitre |
1918-06-17 |
26 |
866 |
|
Salitre - Patrocínio |
1918-10-12 |
34 |
900 |
|
Patrocínio - Monte Carmelo |
1937-04-24 |
93 |
993 |
|
Monte Carmelo (MG) - Ouvidor |
1942-11-19 |
87 |
1.080 |
|
Ouvidor - Goiandira |
1921-05-03 |
45 |
1.125 |
|
Ramal de Bom Jardim |
Trecho |
Abertura |
Ext.
(km) |
Soma
(km) |
Desde a origem |
Arantes (km 217 da linha tronco Angra dos Reis a Goiandira) - Bom Jardim |
1916-03-21 |
12 |
12 |
229 |
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os
subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral
das Estradas de Ferro. Vale lembrar que embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.
|
|
|
|