|
|
RMV – Rede Mineira de Viação
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Linha de Azurita a Barra do Funchal
por trechos, até 1944
DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da
Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti
Linha de Azurita - Barra do Funchal |
Trecho |
Abertura |
Ext.
(km) |
Soma
(km) |
Desde a origem |
Azurita - Pará |
1912-05-22 |
27 |
27 |
849 |
Pará - Água Suja |
1931-12-08 |
56 |
83 |
905 |
Água Suja - Velho da Taipa |
1931-12-08 |
2 |
85 |
907 |
Velho da Taipa - Bom Despacho |
1921-10-31 |
59 |
144 |
966 |
Bom Despacho - Dores do Indaiá |
1922-12-28 |
70 |
214 |
1.036 |
Dores do Indaiá - Melo Viana |
1925-07-29 |
24 |
238 |
1.060 |
Melo Viana - Barra do Funchal |
1937-04-24 |
19 |
257 |
1.079 |
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os
subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral
das Estradas de Ferro. Vale lembrar que embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.
|
|
|
|