|
|
EFOM - Estrada de Ferro Oeste de Minas
|
|
"Não vai funcionar!" — disse o mecânico-chefe da oficina da Rede Mineira de Viação (RMV) em Divinópolis, MG, João Morato de Faria, quando viu as plantas de uma locomotiva a vapor elaboradas pelo engenheiro-chefe.
Todo o Brasil de 1942 sofria os efeitos da II Grande Guerra, que cortara drasticamente o fluxo de importações em todos os setores, inclusive máquinas e peças de reposição essenciais ao funcionamento da indústria. Por toda parte, pessoas de iniciativa enfrentavam o desafio de produzir toda espécie de artigos até então comodamente importados.
O governo de Getúlio Vargas lutava contra a má-vontade dos EUA em fornecer os equipamentos para a primeira usina siderúrgica integrada brasileira, em Volta Redonda, e o País — por conta própria — acelerava o processo de industrialização, como e onde podia.
Em Divinópolis — uma das maiores oficinas da RMV —, a falta de peças de reposição e o reduzido número de locomotivas despertou a idéia de construir suas próprias máquinas.
Levada à administração central, a idéia foi aprovada e autorizou-se a construção de 2 unidades pioneiras. Mas, apesar de sua pouca escolaridade, o veredito de João Morato sobre o projeto do engenheiro-chefe estava certo.
A advertência não foi considerada e o projeto original foi mantido. Em 60 dias, a locomotiva ficou pronta, e foi um fiasco total: — Mesmo sem o peso do tênder, não conseguia movimentar sequer a si própria.
|
Só então a administração lembrou a advertência de João Morato e decidiu conceder-lhe carta branca, material, e os companheiros que escolhesse, para ver o que conseguiria.
Morato e seus companheiros desmontaram a locomotiva falida, refizeram todo o projeto e a maioria das peças e, em menos de 30 dias estava pronta a nº 339 da RMV — uma Pacific imponente. E funcionava.
Feitos os testes e comprovada sua potência, a 339 foi levada a uma cidade vizinha para esperar o expresso noturno de Belo Horizonte, à frente do qual faria sua entrada triunfal em Divinópolis.
Em meio à multidão reunida para aclamar festivamente a chegada da 339, João Morato olhava tudo aquilo, esquecido e de chapéu na mão, enquanto nos estribos da máquina — um de cada lado — o engenheiro e o diretor da oficina saudavam a multidão.
A 339 e sua irmã gêmea 340 operaram regularmente nas linhas do sul e oeste de Minas até que, por volta de 1955, a caldeira da 339 explodiu por descuido da equipagem.
A 340 deu baixa somente em 1965, ainda em plena atividade, quando a direção da RFFSA desativou todas as locomotivas a vapor ainda existentes na região.
Atualmente, a 340 está exposta em um tardio mas merecido monumento aos seus construtores, no bairro Esplanada, Divinópolis, à frente da oficina de onde saiu.
Caldeiras ShayAs locomotivas 339 e 340 da antiga RMV foram construídas aproveitando as caldeiras de duas locomotivas tipo Shay, segundo informações de um mecânico que trabalhava em Divinópolis na época. Marcelo Lordeiro, CO-11, Nov-1985 IncentivoAcabo de receber o DC-18-19, que li de uma assentada, em cerca de 2h. Estão realmente muito bons. Gostei especialmente das matérias sobre a Consolidation da Frateschi, que me preencheram a necessidade de conhecer um pouco mais sobre este lançamento. A análise da carta do Alexandre Santurian foi exata e me relembrou a questão de como é importante para todos — modelistas e fabricantes — ter o retorno do desempenho dos produtos, no mercado. A Consolidation é, sem dúvida, a vedete do mercado brasileiro de ferreomodelismo. Eu, mesmo, já estou programando meus "trocados" para comprar uma, não só pelo gosto de tê-la, como pelo incentivo à nossa vaporosa. É claro que isso não invalida a possibilidade de comprar uma estrangeira e convertê-la para "uma das nossas". Particularmente, mantenho o sonho de, um dia, modelar a 340 da RMV, construída em Divinópolis, por João Morato e seus colegas. (...) José Carlos Menezes, DC-20, |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |