Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

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Locomotivas a vapor
A fornalha Wootten


 
Délio Araújo
Centro-Oeste nº 77 — 1º Abr. 1993

Ao comentar a Consolidation fabricada pela Bachmann, Marcelo Lordeiro faz interessante observação, que demonstra seu conhecimento.

Aliás, como diz a Revista Ferroviária de Out/1992, pág. 15, Marcelo Lordeiro é o único modelista no Brasil a viver exclusivamente do hobby, desde que deixou o emprego de engenheiro na Santa Matilde.

Ele explicou no CO-72/7 que o protótipo da 2-8-0 da Bachmann foi uma fornada de Consolidations da Reading, ferrovia cujas locomotivas tinham imensas fornalhas devido ao tipo de carvão que queimavam.

Lá por Ago/1964 (será que estou certo?), estava eu em Bound Brook, cidadezinha do Estado de New Jersey, cruzamento das ferrovias Reading, Central of New Jersey e Lehigh Valley. Pelos trilhos da Reading, circulavam, entre New York e Philadelphia, os trens da então famosa Baltimore and Ohio.

Hoje, esta última está desaparecida dentro do sistema CXS, e as demais dentro do sistema Conrail.

Conversando com o pessoal da estação, um antigo ferroviário da Reading mencionou o tal tipo de fornalha, denominado Wootten, projetado para queimar antracito — carvão mineral, segundo aprendi então, pobre em substâncias voláteis e rico em calorias.

Por isso, as fornalhas deviam ter enorme base, pois quase não havia chama, nem fumaça. A combustão do antracito aquecia o ar que penetrava pelas grelhas e este ar, combinado com as poucas matérias voláteis da combustão, ia para os tubos de fumaça da caldeira.

As locomotivas cujo combustível era antracito faziam vapor com facilidade, se tivessem fornalhas adequadas — e a fornalha Wootten havia sido projetada exatamente para este fim. A tiragem era limpa, quase invisível, devido à pouca fuligem.

A Reading servia a região leste do Estado da Pennsylvania, região do antracito — produzido ao longo de suas linhas. O antracito era utilizado, em larga escala, para calefação doméstica e de eficícios. Naquele ano, constituía boa parte da carga da ferrovia.

Como diz Marcelo Lordeiro, outra ferrovia, a Delaware and Hudson, realmente teve 2-8-0 maiores. Soube disso em Scranton, cidade do nordeste do Estado da Pennsylvania, servida por um conjunto de ferrovias: — Erie, Lehigh Valley, Lackawanna, Delaware and Hudson, sei lá o que mais.

Conversando com o pessoal da Delaware and Hudson, falaram-me das imensas 2-8-0, das quais houve máquinas de alta pressão, e com dupla e até com tripla expansão.

A 4-8-0 de alta pressão e tripla expansão — pelo que recordo da foto mostrada — era um monstro carregado de tubos de vapor. Utilizava imensa fornalha e, quando trabalhava em simples expansão, com certeza foi a 4-8-0 de maior força de tração do mundo.

Se não estou incorrendo em erro, era extremamente econômica em termos de combustível e água, e extremamente complicada para manutenção. Economia e deseconomia ao mesmo tempo. Também, para 500 libras!

A Delaware and Hudson, nas rampas da colina Ararat, colocava, por vezes, uma 4-6-6-4 para auxiliar a enorme 2-8-0 do trem cargueiro. Essas 2-8-0 de simples expansão eram realmente grandes, a julgar pelas fotos que vi.

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