Horst Wolff
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O último e único exemplar, sobrevivente no Brasil, de uma destas imponentes locomotivas articuladas está exposto no Museu do Trem, no Recife, PE.
Trata-se de uma locomotiva 4-8-2+2-8-4, comprada pela antiga Great Western of Brazil, que posteriormente — junto com outras tantas ferrovias — veio a constituir a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA).
A Great Western, em bitola métrica, recebeu em 1928 suas 2 primeiras locomotivas Garratt, com rodagem 2-6-2+2-6-2, da firma Armstrong Whitworth & Co., Inglaterra. Foi o primeiro de 2 pedidos de locomotivas Garratt para esta firma.
Porém, quando se referia a estas máquinas, dizia-se que eram de projeto e construção da Beyer Peacock, podendo-se supor que foram fabricadas sob licença.
Eram muito similares, no projeto, às locomotivas tipo GC da South African Railways, porém suas dimensões diferiam um pouco. As nossas tinham pressão de vapor maior, porém diâmetro de cilindros menor.
Pouco antes do início da II Grande Guerra, a Great Western colocou um pedido na Beyer Peacock, de 4 grandes máquinas com rodagem 4-8-2+2-8-4. A entrega destas locomotivas teve grande atraso por causa do início das hostilidades na Europa.
No entanto, este pedido levou a um tipo de projeto tão desenvolvido e tecnicamente perfeito, que outras ferrovias, de outros países, também as compraram e tornaram-na padrão de suas linhas.
Após o término da guerra, a Beyer Peacock cedeu a fabricação destas locomotivas — que de 4 passaram a ser 6 — para a Henschel & Sohn, que as construiu sob licença e as entregou em 1952 para a Rede Ferroviária do Nordeste.
Elas tinham comprimento total entre engates de 26,67 m, e velocidade máxima de 70 km/h. Seus números de série eram 6966 a 6969, e 7136 a 7137. Todas já foram baixadas e — com exceção da nº 612 — sucateadas.
Engana-se, no entanto, quem supõe que somente a RFFSA teve locomotivas tipo Garratt.
Ferrovia | Bitola (mm) |
Fabricante | Ano de entrega |
Série de fabricação |
Número da ferrovia |
Qtd | Rodagem |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Great Western of Brazil |
1000 | Armstrong Whitworth |
1929 | 1024-1025 | 601 - 602 | 02 | 2-6-2+2-6-2 |
Great Western of Brazil |
1000 | Henschel & Sohn | 1952 | 6966-6969/ 7136-7137 |
610 - 615 | 06 | 4-8-2+2-8-4 |
Cia Mogiana de E. F. |
1000 | Beyer Peacock | 1912 | 5529 - 5530 | n / d | 02 | 4-6-0+0-6-4 |
Cia Mogiana de E. F. |
1000 | Beyer Peacock | 1914 | 5787 - 5789 | 189 - 191 | 03 | 4-6-0+0-6-4 |
E. F. Leopoldina |
1000 | Beyer Peacock | 1943 | 6976 - 6979 | 400 - 403 | 04 | 2-4-2+2-4-2 |
E. F. Leopoldina |
1000 | Beyer Peacock | 1929-1943 | n / d | 380 - 395 | 16 | 4-6-2+2-6-4 |
E. F. Bragantina |
1000 | Beyer Peacock | 1913 e 1936 | 5664 e 6795 | 8 e 12 | 02 | 2-6-0+0-6-2 |
São Paulo Railway |
1600 | Beyer Peacock | 1915 | 5892 - 5894 | 155 - 157 | 03 | 2-4-0+0-4-2 |
São Paulo Railway |
1600 | Beyer Peacock | 1927 | 6367-6372 | 160 - 165 | 06 | 4-6-2+2-6-4 |
V. F. Rio Grande do Sul |
1000 | Henschel & Sohn | 1931 | 22047-22056 | 901 - 910 | 10 | 4-6-2+2-6-4 |
Tabela detalhada |
A Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF) teve 5 locomotivas com rodagem 4-6-0+0-6-4 que, diga-se de passagem, foram as primeiras locomotivas Garrat na América do Sul, fabricadas pela Beyer-Peacock entre 1912 e 1914.
A EF Leopoldina teve 4 máquinas com rodagem 2-4-2+2-4-2, e 16 com rodagem 4-6-2+2-6-4, sendo que todas as 20 foram fabricadas pela Beyer-Peacock entre 1929 e 1943.
Também a São Paulo Railway (depois EF Santos a Jundiaí) teve algumas: - 2 com rodagem 2-6-0+0-6-2, bitola métrica, destinadas à EF Bragantina; 3 com rodagem 2-4-0+0-4-2; e 6 com rodagem 2-6-2+2-6-2, que por volta de 1931 foram modificadas para 4-6-2+2-6-4, todas com bitola de 1,60 m. Elas foram fabricadas pela Beyer-Peacock entre os anos de 1913 e 1936.
A VF Rio Grande do Sul (VFRGS) teve 10 locomotivas com rodagem 4-6-2+2-6-4, fabricadas em 1931 pela Henschell & Sohn.
Sem dúvida nenhuma, as Garratts da Rede Ferroviária do Nordeste foram as mais poderosas e elegantes locomotivas desse tipo que rodaram no Brasil, ou mesmo na América Latina. Tracionavam qualquer trem que se lhes engatasse, desde trens de passageiros até pesados trens cargueiros.
Creio que até Robert Stephenson rolaria de alegria em seu túmulo, se a RFFSA, num rasgo de sentimentalismo e boa vontade, pusesse a última Garratt brasileira a funcionar novamente para fins turísticos.
Mas nossa pequena pesquisa não fica por aqui.
Escondidas na região de Piracicaba, SP, por mais de 50 anos, existiram 2 pequenas locomotivas Garratt com rodagem 0-4-0+0-4-0, aparentemente fabricadas pela firma Saint-Leonard, França, que puxavam cana para a Usina de Açúcar de Piracicaba / Porto Feliz.
Elas foram fabricadas em 1927 e delas quase mais nada se sabe — nem sequer se ainda existem, enfiadas em algum galpão, enferrujando, ou se já foram vendidas como sucata e retalhadas pelo sempre maldito maçarico de corte.
Se alguém souber algo, e assim puder jogar ou pouco de luz sobre esta incógnita, agradeceria muito.
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