|
|
Jairo A. O. Mello
|
Em 1908, foi fabricada pela Kitson Co., Leeds, Inglaterra, esta pesada locomotiva articulada, do sistema Meyer modificado — Kitson-Meyer — , para fortes rampas, por simples aderência.
Segundo prospectos e reportagens da época, foi desenvolvida especialmente para a serra de Nova Friburgo, RJ. Na época, eram utilizadas na serra máquinas Baldwin por simples aderência, com o sistema Fell só para frenagem.
A nova locomotiva recebeu a numeração LR 139, sendo lotada na oficina do Alto da Serra (Petrópolis). Ficou trafegando no trecho Alto da Serra a Entre Rios (hoje Três Rios).
A rodagem original era 2-6+6-4. Possuía freio a vácuo Eames, a vapor sobre 16 rodas e manual sobre 12 rodas. Os 4 cilindros eram idênticos. A caldeira era do tipo Belpaire. No tênder, tinha uma chaminé auxiliar (Planta n° 1).
Características Técnicas | |||
---|---|---|---|
N° LR | 79 | 139 (58) | 106 (168) |
Bitola | 1,00 metro | ||
Fabricante | Lima | Kitson | Baldwin |
Tipo | Shay 28-2 | Meyer | Geared Truck |
Rodagem | 0-4-4-0 | 2-6+6-4 | 0-4-4-0 |
Cilindros - Número - Diâmetro - Curso |
3 8'' (203,2 mm) 10'' (254,0 mm) |
4 14'' (355,6 mm) 18'' (457,2 mm) |
2 13'' (330,2 mm) 14'' (355,6 mm) |
Peso por eixo - Motrizes - Jogo |
6.724 kg - |
9.625 kg 5.650 kg |
12.560 kg - |
Diâmetro das rodas - Motrizes - Jogo |
32'' (812,8 mm) - |
34'' 3/4 (876,3 mm) (660 mm) |
39'' (990,6 mm) - |
Peso - Aderente - locomotiva - Total |
26.898 kg 26.898 kg 26.898 kg |
28.875 kg 34.525 kg 70.575 kg |
50.240 kg 50.240 kg 50.240 kg |
Superfície de aquecimento - Fornalhas - Tubos - Superaquecedor - Área da grelha |
|
9,97 m2 109,98 m2 - 2,34 m2 |
60 sq. ft. 566 sq. ft. 125 sq. ft. 10,1 sq. ft. |
Capacidade - Carvão - Água |
|
5 t 13,6 m3 |
3 t 2.000 galões |
Força de tração |
|
13.250 kg | 9.200 kg |
Fator de aderência |
|
4,3 |
|
Relação de redução |
|
- | 1:2,17 |
Em 1912, foi transferida para o depósito de Bicas. Os testes não foram promissores, pois consumia carvão especial, e em grande quantidade, além de ter peso excessivo. Na maior parte da malha da época, havia o risco de abrir as linhas. Foi estudada sua transferência para Cachoeiro do Itapemirim, ES, porém só chegou até Campos, RJ.
Em 1914, foi lotada em Imbetiba, tendo sido transferida para o trecho Campos-Carangola em 1918.
Em 1921, voltou a ficar sediada em Imbetiba, sendo usada na linha de Campos (Niterói-Macaé-Campos). Todavia, os problemas continuavam. Ficava mais tempo parada em Imbetiba, do que em uso.
Em 1924, após vários estudos, teve a rodagem modificada para 2-6+4-4, e o peso reduzido para 52.200 kg.
Em 1936, foi renumerada para LR 58. Continuou apresentando problemas. Vivia mais parada do que funcionando. Era uma comilona. Foi finalmente desmontada em novembro de 1941, nas oficinas de Imbetiba.
Seguia a Leopoldina, em busca de uma locomotiva para fortes rampas, com características distintas das em uso na serra de Friburgo. Em 1914, foi encomendada à Baldwin Locomotive Works, de Philadelphia, PA (EUA), a máquina que tomou o número LR 106.
Era uma locomotiva a engrenagem, com 2 cilindros, recebendo de fábrica o n° 41.349, de 1914/Out — segundo outras fontes, 1914/Abr (Planta n° 2).
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Possuía freio a vácuo Eames e manual nas 8 rodas, rodagem 0-4-4-0. Sabemos que não funcionava a contento, embora desconhecendo as razões. Foi lotada em Cachoeiras (hoje Cachoeira de Macacu), RJ. Foi renumerada para LR 168, tendo sido transferida para Imbetiba em 1931. Nesta época, tinha sérios problemas de peças de reposição, principalmente as engrenagens. Rodou até 1944, sendo demolida em Imbetiba, em 1949. O Trem de Ferro n° 5 (91/Jan) publicou uma ótima foto dessa locomotiva — observe os faróis e o domo único —, denominada Climax. ShayEm 1921, foi recebida da Lima Locomotive Works, Lima, Ohio (EUA), a Shay LR 79, n° de fábrica 3166, de 1921/Ago — segundo outras fontes, 1921/Jun —, classe 28-2, rodagem 0-4-4-0, com 3 cilindros, freio a vácuo Eames nas 8 rodas e manual em 4. Possuía 2 chaminés — balão para lenha, e lisa para carvão. Ao contrário do que muitos pensam, ela não era da serra de Friburgo. Foi lotada no depósito de Cantagalo, servindo à linha Cantagalo-Portela — o antigo ramal de Cantagalo, que apresentava sérios problemas de tração, devido às curvas de pequeno raio — e muitas vezes chegava até Nova Friburgo. Era muito lenta e foi apelidada pelos ferroviários de "Aranha". Sua última viagem foi em 1949/Ago/4, na linha de Cantagalo a Portela, tendo sido encostada no depósito de Cantagalo. Em 1951, a Companhia de Cimento Portland Paraíso, localizada em São João do Paraíso, na linha Murundu-Itaperuna, necessitando de uma manobreira para formar composições no seu pátio, adquiriu a Shay LR 79, com todos os acessórios e peças de reposição. Foi entregue em Paraíso no dia 1951/Ago/24. A partir daí, não tenho mais informações. Ainda não localizei desenhos dela. Foi oficialmente excluída do inventário da EF Leopoldina em 1952/Dez/27. |
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |