Locomotivas a vapor
Locomotivas n° 233 da
RMV
Não, não é "igual" à Ten-Wheeler da Frateschi — mas já é
uma boa ideia, para começar a estudar as modificações necessárias (e acessíveis
à habilidade de cada um).
A locomotiva nº 233 da antiga
RMV
foi fotografada por Luiz Carlos
Rodrigues no pátio de Barra Mansa, RJ, em meados de 1990.
Onde rodou?
Que serviço realizava? Qual terá sido seu destino?
Locomotiva
nº 242 da
EFCB
Luiz Octávio
CO Textos nº 5 - 11 Jan. 1989
Quanto à locomotiva nº 242, em Barra Mansa, não foi vista
quando a ABPF-RJ fez uma excursão há uns 2 meses.
Estava, sim, a locomotiva nº 233, Teh-Wheeler, irmã da 232 (em Campinas),
que queremos levar para a Estrada de Ferro Mauá.
Estava em bom estado,
no pátio de Barra Mansa, com todos os bronzes.
Origem e destino das locomotivas da
Estrada de Ferro
Central do Brasil
Eduardo Coelho
CO Textos nº 9 - 8 Mai. 1989
As locomotivas a vapor nº 242, 233 e 232 referidas no CO Textos nº 5,
são na verdade ex-Rede Mineira de Viação.
A locomotiva 233, quando da visita da ABPF-RJ, estava desviada
no pátio das oficinas de Barra Mansa, não estando
portanto com acesso fácil ao público.
O que nos chamou mais atenção foi o aparente bom
estado desta locomotiva, que em nossa opinião tem condições
reais de ser colocada em funcionamento por um custo relativamente
baixo.
A comunidade de Barra Mansa, que vem reivindicando a restauração
da estação ferroviária e sua transformação
em centro cultural, poderia tentar junto à Rede (via ABPF)
a restauração da 233 e sua doação à
cidade. Existe um potencial turístico de excursões
a Angra dos Reis, no litoral, de um lado; e de outro até
Augusto Pestana, no alto da Mantiqueira, que poderia ser explorado.
(...)
|