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Trem da Mantiqueira -
ABPF
Sul de Minas
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Fabricante: The Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1925
Placa: 58852
Tipo: Pacific (4-6-2)
Bitola: 1,00m (3 3 3/8)
Expansão do vapor: Simples
Produção de vapor: Superaquecido
Combustível: lenha (madeira) ou carvão
Procedência: Estrada de Ferro Oeste de Minas, Rede Mineira de Viação e Viação Férrea Centro Oeste
A locomotiva 332 é uma Baldwin Pacific (rodagem 4-6-2) construída em 1925 para a Estrada de Ferro Oeste de Minas, que mais tarde passou a ser Rede Mineira de Viação e na sequência VFCO (Viação Férrea Centro Oeste).
Com o fim da era do vapor provavelmente ficou abandonada em algum pátio da RFFSA até ser transferida para ABPF, no início dos anos 80, tendo ficado guardada em Jaguariúna e posteriormente na estação Carlos Gomes, na regional de Campinas da ABPF.
Da série da locomotiva 332 existiam oito locomotivas, numeradas originalmente de 163 a 170 (sendo a 332 originalmente a número 164), todas adquiridas pela EFOM (Estrada de Ferro Oeste de Minas). Na fase RMV (Rede Mineira de Viação) foram renumeradas de 331 a 338, quando a 332 veio então a receber o número que mantém até os dias de hoje.
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Do mesmo modelo e série da 332 existiam as locomotivas 331, 333, 334. 335 e 336. Destas locomotivas, foram transferidas em 1960 para EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina) as locomotivas 331, 333, 334 e 336, que por lá operaram todos os tipos de trem até 1971, data na qual a ferrovia foi fechada. As locomotivas foram sucateadas em 1973. Não se sabe o porque da 332 e 335 não terem sido transferidas, sendo que a locomotiva 335 acabou sendo sucateada pela própria VFCO na década de 70.
As locomotivas 337 e 338 são de um modelo ligeiramente diferente, pois possuem três cilindros ao invés de dois. Destas duas locomotivas, apenas a locomotiva 338 ainda existe, hoje preservada pela ABPF na regional de Campinas, onde opera trens na Viação Férrea Campinas Jaguariúna.
Nos primeiros anos da década de 1990 a ABPF em parceria com o governo de São Paulo deu início ao projeto do núcleo de Pedregulho, que era administrado pela regional de Campinas, assim o governo de SP reconstruiu a linha entre Pedregulho e Rifaina criando a Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus. No mesmo projeto, ocorreu a reforma da Locomotiva 332, 338 e 302 (hoje a 338 e a 302 encontram-se na Regional de Campinas), ambas reformadas em oficinas da Fepasa e consequentemente foram operar no núcleo de Pedregulho.
As locomotivas 332 e 302 foram reformadas nas oficinas de Campinas, enquanto a 338 foi reformada nas oficinas de Itapetininga, ambas oficinas da Fepasa que hoje encontram-se fechadas e abandonadas. Todas locomotivas foram reformadas sob supervisão e assessoria da ABPF regional de Campinas, inclusive nos testes de via. A locomotiva 332 foi testada no trecho Campinas – Boa Vista, causando grande repercussão na época ao trafegar sobre a rodovia Anhanguera.
Em 1996 devido a problemas técnicos de manutenção da via e falta de apoio a regional de Pedregulho encerrou suas atividades. O seu material foi dividido entre a regional de Campinas e a regional de Cruzeiro (que era o nome oficial da Regional Sul de Minas na época).
A regional Sul de Minas recebeu então a locomotiva 332, um carro da Mogiana e uma prancha do tipo PMC com bancos, a famosa jardineira, como foi apelidada, e tiveram início as operações do Trem da Serra (hoje desativado).
O Trem da Serra era o trem que fazia o trajeto Cruzeiro – Túnel (hoje ponto final do Trem da Serra da Mantiqueira). Inicialmente as operações eram de Cruzeiro a Rufino de Almeida, primeira estação após Cruzeiro, localizada no km 6 aos pés da Serra da Mantiqueira.
As chuvas do início de 1999 prejudicaram em muito o turismo em São Lourenço e nasceu então o conceito do Trem das Águas.
A regional de Cruzeiro iniciou então o árduo trabalho de restaurar 5 carros de madeira (sendo 4 carros da EFCB resgatados no estado do Rio de Janeiro pela regional alguns meses antes), os carros foram restaurados em tempo recorde de poucos meses no antigo galpão de baldeação da estação de Cruzeiro.
Infelizmente, pouco antes do final dos trabalhos um incêndio criminoso teve início no galpão, que resultou na destruição de um dos carros (estrado de carro) e danos a um segundo carro, que foi heroicamente salvo pelos voluntários da regional e “curiosos”, que entraram no galpão em chamas e tiraram o carro, que já estava começando a se incendiar, empurrando este para fora do galpão com as próprias mãos.
Mesmo com os contratempos o Trem das Águas foi inaugurado e a locomotiva 332 foi escolhida para dar início aos trabalhos.
A 332 operou então em São Lourenço até o ano de 2003 aproximadamente, quando se teve início o projeto do Trem da Serra da Mantiqueira.
O trem da Serra da Mantiqueira começou a operar no ano de 2004 e a locomotiva escolhida foi a 332, devido a ela um desempenho ligeiramente melhor que a 327 nas operações de Serra.
A locomotiva 332 tem mantido o trem em operação ininterrupta desde então, realizando 3 passeios todo final de semana, sendo a única locomotiva da regional a ter percorrido todo o trajeto Cruzeiro – Passa Quatro na administração da ABPF, sendo inclusive a única a ter atravessado o Grande Túnel.
Informações completas: Locomotiva 332
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