Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva 4-7-0 nº 41 da “Bitolinha” partindo de Tiradentes para São João del Rei às 17:00 do dia 28 Fev. 1995
Locomotiva 4-7-0 nº 41 da “Bitolinha” partindo de Tiradentes com o trem turístico para São João del Rei às 17:00 do dia 28 Fev. 1995.
Note o formato e detalhes da cobertura da plataforma
CO-1 12 1984
CO-2 01 1985
CO-3 02 1985
CO-4 03 1985
CO-5 04 1985
CO-6 05 1985
CO-7 06 1985
CO-8 07 1985
CO-9 08 1985
CO-10 09 1985
CO-11 11 1985
CO-12 12 1985
CO-13 02 1986
CO-14 7 03 1986
CO-15 04-05 1986
CO-16 06 1986
CO-17 07-08 1986
CO-18 09 1986
CO-19 10-11 1986
CO-20 03 1987
CO-21 05 1987
CO-22 08 1987
CO-23 12 1987
CO-24 04 1988
CT-1 s/d
CT-2 3 07 1988
CT-3 1º 08 1988
CT-4 5 09 1988
CO-25 11 1988
CT-5 11 01 1989
CT-6 9 02 1989
CT-7 9 03 1989
CT-8 7 04 1989
CT-9 8 05 1989
CO-26 25 06 1989
CT-10 1º 08 1989
CT-11 25 08 1989
CT-12 25 09 1989
CT-13 15 11 1989
CT-14 13 12 1989
DC-1 28 02 1990
DC-2 20 04 1990
DC-3 20 05 1990
DC-4 26 06 1990
DC-5 7 08 1990
DC-6 12 09 1990
DC-7 25 10 1990
DC-8 10 12 1990
DC-9-10 31 01 1991
DC-11-12 6 04 1991
DC-13 6 06 1991
DC-14-15 30 06 1991
DC-16-17 31 07 1991
DC-18 5 10 1991
DC-19
DC-20 30 10 1991
DC-21 30 11 1991
CO-62 30 12 1991
CO-63 1º 02 1992
CO-64 10 03 1992
CO-65 10 04 1992
CO-66 1º 05 1992
CO-67 1º 06 1992
CO-68 1º 07 1992
CO-69 1º 08 1992
CO-70 1º 09 1992
CO-71 1º 10 1992
CO-72 1º 11 1992
CO-73 1º 12 1992
CO-74 1º 01 1993
CO-75 1º 02 1993
CO-76 1º 03 1993
CO-77 1º 04 1993
CO-78 1º 05 1993
CO-79 1º 06 1993
CO-80 1º 07 1993
CO-81 1º 08 1993
CO-82 1º 09 1993
CO-83 1º 10 1993
CO-84 1º 11 1993
CO-85 1º 12 1993
CO-86 1º 01 1994
CO-87 1º 02 1994
CO-88 1º 03 1994
CO-89 1º 04 1994
CO-90 1º 07 1994
CO-91 1º 10 1994
CO-92 1º 12 1994
CO-93 1º 02 1995
CO-94 1º 03 1995
CO-95 1º 05 1995
CO-96 1º 09 1995
CO-97 1º 11 1995
CO-98 1º 12 1995
  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 95
1º de Maio de 1995


 
Flavio R. Cavalcanti - 19 Out. 2015

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Índice de matérias

  • Separem o modelismo do brinquedo
  • Nova G12 Frateschi supera a expectativa
  • Perguntas & Respostas
    • Ônibus e aviões para maquete HO
    • O que é fotogravura
    • Truques ferroviários
    • Em busca de uma RSD12 HO
    • Países onde o vapor ainda trabalha
    • Em Escala, V8 e plantas
    • Elias de Tal e o caso do suco revelador
    • Conserto de Controladores
    • Colecionando postais ferroviários
    • As locomotivas da Noroeste
    • O que é CP Rail?
    • Cine-Foto Férreo-Fã Clube
    • Tentugal nº 50 versus F. M. Whyte (Tabela)
    • A multiplicação das V8 da Fepasa
    • As elétricas da Cia. Paulista
  • Uma caixa para sua maquete
  • Museu da CPEF
  • Luz constante para locomotivas
  • Como fotografar maquetes & ferreomodelos
  • Passagem de nível com cabine de sinalização em Santa Maria (RS)
  • Ideias, Dicas & Soluções
  • RFFSA quer parceiros no museu da EF Dona Teresa Cristina
  • Maria Fumaça volta aos trilhos no Ceará
  • ABPF-SC opera a todo vapor
  • É iminente o fim da EF Vale do Bom Jesus
  • Tração diesel nas linhas da Paulista
  • O material da EF Campos do Jordão
  • O que restou da Noroeste do Brasil
  • Governador visita a EF Madeira-Mamoré
    • Linhas de ação para reativar a ferrovia
    • Ferrovia volta a ter esperanças
  • Em homenagem à Cantareira
    • “Cruzeiro do Sul tinha ferrovia”
  • Futuro das elétricas preocupa
  • Subúrbios & subúrbios
  • Dureza total? – Uma caixa de fósforos e cola branca
  • Carregamento de pó de mármore em Campos (RJ)
  • Locomotiva nº 233 RMV em Barra Mansa
  • Estação ferroviária Barão de Juparanã
  • Locomotiva nº 41 da “Bitolinha” em Tiradentes
  • Locomotiva G12 “Cabeça de Saúva” da Fepasa em Jundiaí

Quadro de Avisos

Alcindo - Recebi comunicado da família do José Alcindo de Souza informando seu falecimento ocorrido em Janeiro/30 pp., na cidade do Recife, PE.

Considero uma perda inestimável, pois foi uma pessoa que lutou muito pela preservação da ferrovia na região Nordeste.

Ele deixou muitos amigos em todo o País, e poucos até agora tomaram conhecimento de seu falecimento (Flávio Lage, BH/MG).

Pedregulho - A EF Vale do Bom Jesus parou definitivamente. Segundo informa Eduardo Jacob Peretto (ABPF), Socorro, SP, a loco nº 302 volta para Campinas (Fepasa) sobre carreta; e as outras locomotivas a vapor serão acesas uma vez por mês, para evitar deterioração (Kelso Médici, S. José dos Campos, SP).

VLT - Fiquei sabendo, através de um amigo, que o VLT de Campinas foi desativado (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Pantanal - O trem de passageiros que liga Campo Grande a Corumbá ficou 2 semanas parado, antes de Fev/28, devido à cheia do Pantanal. A partir dessa data, foi paralisado.

A situação dos trilhos é caótica. No município de Terenos, há uma passagem de nível onde você pode quebrar a metade do trilho com as mãos, pois está rachado até um metro. Mesmo sendo magro, consigo fazer os dormentes afundarem 0,5 cm.

Em visita à Universidade Católica Dom Bosco, o governador Wilson Martins disse que fará tudo para trazer os R$ 20 milhões necessários ao melhoramento da nossa ferrovia (Cristiano Arruda, Campo Grande, MS).

Sorocaba - Não existe mais a "Estrada de Ferro Regional". Inclusive seus trilhos foram retirados recentemente (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).

Araraquara - O museu e a vaporosa de Araraquara não estão mais funcionando. Não se sabe quando voltarão (Evaldo Alves, Jaú -, SP).

Diesel - Trens de carga e passageiros já estão circulando pela ex-Paulista com tração diesel, em fase de testes. Parece, mesmo, que as elétricas vão ser desativadas (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Francesas - As "francezinhas" da Fepasa não vão sair das caixas. O diretor Renato Pavan decidiu suspender a montagem, bem como as obras de eletrificação entre Campinas e Ribeirão Preto. É o fim de um sonho (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Dias contados - Me deparei com uma bomba na Revista Ferroviária de 95/Fev, ao ler a matéria sobre a privatização da Fepasa, onde seu presidente Renato Pavan cita várias medidas para torná-la mais eficiente e, a seguir, privatizá-la.

Uma dessas medidas seria a desativação de 150 locomotivas elétricas e sua substituição por 40 diesel-elétricas. Alega que a operação das elétricas é muito cara.

Será que as V-8, Russas, Mini-Saias etc. estarão de fato - e infelizmente - com os dias contados? (Ricardo Cossari, Catanduva, SP).

Rápido (I) - A Fepasa pretende colocar em operação um trem rápido entre Bauru e São Paulo (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Rápido (II) - Em Mar/30 pp., o trem PP-1, que faz o trajeto São Paulo - Panorama, passou em Jaú com 10h30m de atraso. O horário dele em Jaú seria às 14h25, mas só passou à 1h da manhã (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Vazios - Os trens da Fepasa para Barretos e Rincão foram suprimidos. Isso até já era esperado, já que o movimento de passageiros era muito fraco. Para Rincão, corriam apenas 2 carros, sempre vazios (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Na fila - No pátio da Fepasa em Rio Claro, no início de Abril, havia 80 carros de passageiros à espera de dedetização. Enquanto isso, os trens iam circulando com número reduzido de carros (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Vândalos - A Fepasa está colocando telas nas janelas dos carros de passageiros das linhas Araraquarense e Paulista. O visual não fica bom mas, pelo menos, é uma solução contra o vandalismo (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Barra Bonita - Estivemos em Barra Bonita, SP, em Dez/04, numa excursão com 2 ônibus e 96 pessoas de São Paulo. Estivemos no barco San Diego, para conhecer a eclusa de Barra Bonita, infelizmente parada para manutenção.

Foi muito triste encontrar a locomotiva 4-6-0 nº 205, de 1910, com seus 2 carros de passageiros em petição de miséria, sem nenhuma proteção, e com todos os vidros quebrados, portas estragadas, servindo de mictório.

Lamentamos o estado em que o Departamento de Turismo de Barra Bonita a deixou, depois de a termos visto funcionando na linha de Campinas a Jaguariúna, juntamente com as nº 210 e 215.

Juntamo-nos aos cidadãos de Barra Bonita, no apelo para que a nº 205 seja colocada ao lado do museu, limpa, conservada, e protegida dos vândalos.

É necessário que outras pessoas de bom senso nos ajudem, enviando cartas ao Departamento de Turismo de Barra Bonita, R. da Ponte, s/nº, Cep 17340-000 (Aparício Marino, SP/SP).

Estudo - Tenho cópia de uma palestra que foi apresentada no seminário "Política de Transportes em Esquemas de Integração Econômica com Referência Especial a Transporte Vial", em 1975, com o título "Efeitos da Crise do Petróleo na Distribuição Intermodal do Transporte de Cargas", de autoria do prof. aposentado Antônio G. N. Novaes, Epusp; e de Marco Antônio Mastrobuono, antigo consultor da ONU sobre transportes, entre outras atividades.

Esse estudo mostra como calcular matematicamente até que distância é econômico transportar uma carga por caminhão, e a partir de qual distância é mais econômico transportá-la por estrada de ferro.

No caso em que haja uma inflação de 33% ao ano - entre outros fatores - essa distância é de cerca de 500 km.

Quer dizer que, com exceção de uns poucos quilômetros, a rede paulista é anti-econômica.

Também a RFFSA, desmembrada por regiões, resultará em trechos anti-econômicos, na medida em que as novas empresas não colaborem entre si - como, aliás, já não colaboram entre si as diversas superintendências regionais que existem hoje (Warren Delano, SP/SP).

Brasileirinho - Um alemão, um americano e um brasileiro contavam vantagens de seus países. O alemão começou dizendo que em sua terra havia um túnel tão apertado que, quando o trem passava, não sobrava espaço nem para uma folha de papel.

Os outros dois se olharam, e o americano não deixou por menos: - Na minha terra, o túnel é ainda mais estreito. Para o trem passar, precisa lambuzar-se todo, de óleo!

Olharam ambos para o brasileiro, e este não perdoou:

- Lá no Brasil, o túnel é mais apertado, ainda!

Mas como!? - perguntaram os outros dois. Ao que o brasileiro arrematou:

- O túnel é tão pequeno que, quando o trem chega bem perto... dá a volta (Oswaldo Motta Jr., Taboão da Serra, SP).

Galícia - "Avanzada" é o título do alentado boletim editado pela ACAF-Santiago - Asociación Compostelana de Amigos do Ferrocarril // Apartado 1.143 // 15.780 Santiago de Compostela (Galicia) // Espanha - sobre ferreomodelismo e protótipos daquele País, com destaque para a Galicia, Catalunha e País Basco.

É ótima fonte de informações sobre o fabricante espanhol Electrotren - e o dialeto galego, a meio caminho do português, torna a leitura até mais fácil.

Vídeo (I) - Tive a sorte de pegar no Canal 2 - TV Cultura, SP, no "Programa Ecológico", o vídeo de um bloco de 5m20s com o trem turístico entre Sorocaba e Mongaguá, descendo a Serra do Mar.

O trecho tem 22 estações - nem todas abertas - e 22 túneis. Mais informações pelos telefones (011) 24-2509 e 22-1161, na agência turística que promove essas excursões.

Também gravei na TV um bloco de 3m30s com um passeio do museu dinâmico da ABPF-Campinas, e um homem cantando "Santos caminhos". Foi bonito. A composição é formada pela 4-6-0 nº 210 e três carros de madeira, bem restaurados (Warren Delano, SP/SP).

Vídeo (II) - Os companheiros que tenham vídeo com uma chave para o padrão NTSC, usado nos Estados Unidos, talvez tenham interesse nestas fitas:

"The VFCO & the Perus RR", Sunday River Videos, 23 minutos, US$ 29,00 com frete para o Brasil, código de catálogo "SRVFCO", disponível através de: - Gandy Dancer Productions // 1430, 41st Avenue // Greeley, CO 80634-2732 // Estados Unidos // Fax: 303-351-1758.

"Jungle Road" (sic), sobre a construção da ferrovia "Victoria-Menos" (sic), 24 minutos, US$ 29,95 com frete para o Brasil, código de catálogo "MK-JR", disponível através de: - Pentrex // PO Box 94911 // Pasadena, CA 91109 // Estados Unidos // Fax: 818-793-3797 (Warren Delano, SP/SP).

Mongaguá (I) - A excursão ferroviária de Sorocaba a Mongaguá, SP (CO-94/29) pode ser tratada pelos telefones (011) 24-2509 e 24-1161 (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).

Mongaguá (II) - A excursão ao litoral parte de Sorocaba às 5h30, no primeiro Domingo do mês, e retorna de Mongaguá às 16h45. O percurso é de 160 km. Deve ser feita reserva. Contato pelo Tel.: (0152) 32-2259, Fepasa / Sorocaba, com João Miranda ou Gladson (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).

Carajás - Gilberto Luciano, diretor de sede da Assofer - Associação Sorocabana de Ferreomodelismo, informa que o trem da EF Carajás parte da estação Ponta da Madeira, em São Luiz, MA, nas Segundas, Quartas e Sextas, às 8h, e percorre 891 km até Parauapebas, PA, onde chega às 20h30. Retorna nas Terças, Quintas e Sábados, às 8h (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).

Valinhos - A estação de Valinhos foi totalmente restaurada pela prefeitura. As obras incluíram troca de azulejos, forro, portas, janelas, parte do revestimento, piso, calhas, reforma do telhado e das instalações elétricas e hidráulicas, paisagismo e instalação de 40 metros de alambrado, separando o prédio da plataforma (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Pintura - A locomotiva English Electric 9016-9 (ex-EFSJ 1015) já está com a nova pintura da RFFSA, porém num padrão um pouco diferente. Ela foi reformada e os truques C-C não têm mais as enormes rodas dentadas. Agora são menores (Rui Antunes, Guarulhos, SP).

Granéis - Onze vagões da Fepasa foram reformados e modificados, para o transporte de soja. Suas portas laterais foram retiradas, deixando as laterais lisas. Agora só possuem escotilhas, para o carregamento. Passaram a ser classificados como HFR (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Usina - Mais uma locomotiva a vapor foi localizada. É uma 2-4-2 com pintura verde e rodas em vermelho, e pertence à usina Itapetingui, onde está preservada.

A usina fica no município de Amélia Rodrigues, BA, e seu Fax é 075-242-2046 (Rui Antunes, Guarulhos, SP).

Vera Cruz - A RFFSA liberou em Mar/07 pp. novo edital de concorrência para a operação privada do trem noturno entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte, sob o nome "Trem de Ouro", pelo prazo de 8 anos e 10 meses.

Na primeira licitação, em 94/Dez, só o consórcio Portobello / Útil apresentou proposta (José E. Buzelin, BH/MG).

Duplex - Vi novamente, em Ribeirão Preto, o trem de passageiros com apenas 4 carros sendo puxado por duplex de U-20C.

Não há dúvida: - Os cabos elétricos estavam ligados, e as 2 máquinas estavam funcionando. Filmei (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Caldas - Em Janeiro fiz o passeio turístico entre Poços de Caldas e Águas da Prata. É um passeio muito bonito; pena que seja pouco divulgado.

São duas litorinas puxadas por uma U-12B. No trajeto há lagoas, rios, serra, cachoeiras e um túnel tão apertado, que parece que o trem não irá caber (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Litorina - Dei uma esticada até Santos Dumont, para tentar o passeio no Xangai e no Expresso da Mantiqueira, porém ainda não foi dessa vez.

Mas peguei alguns folhetos e registrei em vídeo as oficinas e a litorina que faz o trajeto até Juiz de Fora.

Fui super-bem-atendido pelos ferroviários da RFFSA de Santos Dumont. A litorina, que se encontrava trancada no pátio de estacionamento, foi aberta exclusivamente para que eu a conhecesse por dentro, acompanhado de um guia qualificado - seu ex-maquinista (Joel Santos F., Anápolis, GO).

Jundiaí - No pátio da RFFSA, em Jundiaí, está sendo comum observar a presença da diesel-elétrica Alco RSD-12, bitola larga; além das GE U-23C (geralmente em duplex) na formação de trens cargueiros; e, de vez em quando, tracionando trens de passageiros. Algumas já estão com o novo padrão de pintura da Rede (Vanderlei Zago, Campinas, SP).

Branquinha - O apelido das locos Dash-7 da Cutrale-Quintella, na Fepasa - segundo o Rogério Cordeiro - é "Ambulância", devido à pintura branca com faixas e letras azuis (Ronaldo Cruz, Elias Fausto, SP).

Toshiba - Além das composições mencionadas na matéria "TUEs Toshiba" (CO-94/34), a EF Sorocabana também possuiu 3 trens-unidade norte-americanos, conhecidos como "Carmen Miranda".

Estas composições tiveram vida útil curta, devido à falta de peças e problemas na manutenção - ao que me consta, o diâmetro das rodas não era compatível com as de produção nacional, devendo ser importadas.

Cito a existência dessas composições, por ter sido mencionada uma viagem no TUE Toshiba de São Paulo a Bernardino de Campos. Tal viagem poderia ter sido realizada pela composição americana.

Os bancos eram dispostos transversais ao carro, com possibilidade de virá-los de acordo com o sentido do trem.

Havia diferenciação de classe. Na Primeira, os bancos eram revestidos com fitas de palha e não eram reclináveis. Na Segunda, eram de madeira. Quando os japoneses vieram, possuíam bancos revestidos em curvim, dispostos variadamente - típicos em trens de subúrbio.

Por fora, os TUEs americanos (Pullmann) eram semelhantes aos Toshiba, caracterizando-se por suas linhas espartanas. Vale lembrar que vieram dos EUA usados, tendo sido utilizados pelo metrô de Nova Iorque.

Alguém confirma? (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).

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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
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Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
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Trens de passageiros

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Antigos trens de passageiros

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Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  
  

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