|
|
Para uma história do ferreomodelismo
|
|
Xsdkjnfjdfksflaj
|
Alcindo - Recebi comunicado da família do José Alcindo de Souza informando seu falecimento ocorrido em Janeiro/30 pp., na cidade do Recife, PE.
Considero uma perda inestimável, pois foi uma pessoa que lutou muito pela preservação da ferrovia na região Nordeste.
Ele deixou muitos amigos em todo o País, e poucos até agora tomaram conhecimento de seu falecimento (Flávio Lage, BH/MG).
Pedregulho - A EF Vale do Bom Jesus parou definitivamente. Segundo informa Eduardo Jacob Peretto (ABPF), Socorro, SP, a loco nº 302 volta para Campinas (Fepasa) sobre carreta; e as outras locomotivas a vapor serão acesas uma vez por mês, para evitar deterioração (Kelso Médici, S. José dos Campos, SP).
VLT - Fiquei sabendo, através de um amigo, que o VLT de Campinas foi desativado (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Pantanal - O trem de passageiros que liga Campo Grande a Corumbá ficou 2 semanas parado, antes de Fev/28, devido à cheia do Pantanal. A partir dessa data, foi paralisado.
A situação dos trilhos é caótica. No município de Terenos, há uma passagem de nível onde você pode quebrar a metade do trilho com as mãos, pois está rachado até um metro. Mesmo sendo magro, consigo fazer os dormentes afundarem 0,5 cm.
Em visita à Universidade Católica Dom Bosco, o governador Wilson Martins disse que fará tudo para trazer os R$ 20 milhões necessários ao melhoramento da nossa ferrovia (Cristiano Arruda, Campo Grande, MS).
Sorocaba - Não existe mais a "Estrada de Ferro Regional". Inclusive seus trilhos foram retirados recentemente (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).
Araraquara - O museu e a vaporosa de Araraquara não estão mais funcionando. Não se sabe quando voltarão (Evaldo Alves, Jaú -, SP).
Diesel - Trens de carga e passageiros já estão circulando pela ex-Paulista com tração diesel, em fase de testes. Parece, mesmo, que as elétricas vão ser desativadas (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Francesas - As "francezinhas" da Fepasa não vão sair das caixas. O diretor Renato Pavan decidiu suspender a montagem, bem como as obras de eletrificação entre Campinas e Ribeirão Preto. É o fim de um sonho (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Dias contados - Me deparei com uma bomba na Revista Ferroviária de 95/Fev, ao ler a matéria sobre a privatização da Fepasa, onde seu presidente Renato Pavan cita várias medidas para torná-la mais eficiente e, a seguir, privatizá-la.
Uma dessas medidas seria a desativação de 150 locomotivas elétricas e sua substituição por 40 diesel-elétricas. Alega que a operação das elétricas é muito cara.
Será que as V-8, Russas, Mini-Saias etc. estarão de fato - e infelizmente - com os dias contados? (Ricardo Cossari, Catanduva, SP).
Rápido (I) - A Fepasa pretende colocar em operação um trem rápido entre Bauru e São Paulo (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Rápido (II) - Em Mar/30 pp., o trem PP-1, que faz o trajeto São Paulo - Panorama, passou em Jaú com 10h30m de atraso. O horário dele em Jaú seria às 14h25, mas só passou à 1h da manhã (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Vazios - Os trens da Fepasa para Barretos e Rincão foram suprimidos. Isso até já era esperado, já que o movimento de passageiros era muito fraco. Para Rincão, corriam apenas 2 carros, sempre vazios (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Na fila - No pátio da Fepasa em Rio Claro, no início de Abril, havia 80 carros de passageiros à espera de dedetização. Enquanto isso, os trens iam circulando com número reduzido de carros (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Vândalos - A Fepasa está colocando telas nas janelas dos carros de passageiros das linhas Araraquarense e Paulista. O visual não fica bom mas, pelo menos, é uma solução contra o vandalismo (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Barra Bonita - Estivemos em Barra Bonita, SP, em Dez/04, numa excursão com 2 ônibus e 96 pessoas de São Paulo. Estivemos no barco San Diego, para conhecer a eclusa de Barra Bonita, infelizmente parada para manutenção.
Foi muito triste encontrar a locomotiva 4-6-0 nº 205, de 1910, com seus 2 carros de passageiros em petição de miséria, sem nenhuma proteção, e com todos os vidros quebrados, portas estragadas, servindo de mictório.
Lamentamos o estado em que o Departamento de Turismo de Barra Bonita a deixou, depois de a termos visto funcionando na linha de Campinas a Jaguariúna, juntamente com as nº 210 e 215.
Juntamo-nos aos cidadãos de Barra Bonita, no apelo para que a nº 205 seja colocada ao lado do museu, limpa, conservada, e protegida dos vândalos.
É necessário que outras pessoas de bom senso nos ajudem, enviando cartas ao Departamento de Turismo de Barra Bonita, R. da Ponte, s/nº, Cep 17340-000 (Aparício Marino, SP/SP).
Estudo - Tenho cópia de uma palestra que foi apresentada no seminário "Política de Transportes em Esquemas de Integração Econômica com Referência Especial a Transporte Vial", em 1975, com o título "Efeitos da Crise do Petróleo na Distribuição Intermodal do Transporte de Cargas", de autoria do prof. aposentado Antônio G. N. Novaes, Epusp; e de Marco Antônio Mastrobuono, antigo consultor da ONU sobre transportes, entre outras atividades.
Esse estudo mostra como calcular matematicamente até que distância é econômico transportar uma carga por caminhão, e a partir de qual distância é mais econômico transportá-la por estrada de ferro.
No caso em que haja uma inflação de 33% ao ano - entre outros fatores - essa distância é de cerca de 500 km.
Quer dizer que, com exceção de uns poucos quilômetros, a rede paulista é anti-econômica.
Também a RFFSA, desmembrada por regiões, resultará em trechos anti-econômicos, na medida em que as novas empresas não colaborem entre si - como, aliás, já não colaboram entre si as diversas superintendências regionais que existem hoje (Warren Delano, SP/SP).
Brasileirinho - Um alemão, um americano e um brasileiro contavam vantagens de seus países. O alemão começou dizendo que em sua terra havia um túnel tão apertado que, quando o trem passava, não sobrava espaço nem para uma folha de papel.
Os outros dois se olharam, e o americano não deixou por menos: - Na minha terra, o túnel é ainda mais estreito. Para o trem passar, precisa lambuzar-se todo, de óleo!
Olharam ambos para o brasileiro, e este não perdoou:
- Lá no Brasil, o túnel é mais apertado, ainda!
Mas como!? - perguntaram os outros dois. Ao que o brasileiro arrematou:
- O túnel é tão pequeno que, quando o trem chega bem perto... dá a volta (Oswaldo Motta Jr., Taboão da Serra, SP).
Galícia - "Avanzada" é o título do alentado boletim editado pela ACAF-Santiago - Asociación Compostelana de Amigos do Ferrocarril // Apartado 1.143 // 15.780 Santiago de Compostela (Galicia) // Espanha - sobre ferreomodelismo e protótipos daquele País, com destaque para a Galicia, Catalunha e País Basco.
É ótima fonte de informações sobre o fabricante espanhol Electrotren - e o dialeto galego, a meio caminho do português, torna a leitura até mais fácil.
Vídeo (I) - Tive a sorte de pegar no Canal 2 - TV Cultura, SP, no "Programa Ecológico", o vídeo de um bloco de 5m20s com o trem turístico entre Sorocaba e Mongaguá, descendo a Serra do Mar.
O trecho tem 22 estações - nem todas abertas - e 22 túneis. Mais informações pelos telefones (011) 24-2509 e 22-1161, na agência turística que promove essas excursões.
Também gravei na TV um bloco de 3m30s com um passeio do museu dinâmico da ABPF-Campinas, e um homem cantando "Santos caminhos". Foi bonito. A composição é formada pela 4-6-0 nº 210 e três carros de madeira, bem restaurados (Warren Delano, SP/SP).
Vídeo (II) - Os companheiros que tenham vídeo com uma chave para o padrão NTSC, usado nos Estados Unidos, talvez tenham interesse nestas fitas:
"The VFCO & the Perus RR", Sunday River Videos, 23 minutos, US$ 29,00 com frete para o Brasil, código de catálogo "SRVFCO", disponível através de: - Gandy Dancer Productions // 1430, 41st Avenue // Greeley, CO 80634-2732 // Estados Unidos // Fax: 303-351-1758.
"Jungle Road" (sic), sobre a construção da ferrovia "Victoria-Menos" (sic), 24 minutos, US$ 29,95 com frete para o Brasil, código de catálogo "MK-JR", disponível através de: - Pentrex // PO Box 94911 // Pasadena, CA 91109 // Estados Unidos // Fax: 818-793-3797 (Warren Delano, SP/SP).
Mongaguá (I) - A excursão ferroviária de Sorocaba a Mongaguá, SP (CO-94/29) pode ser tratada pelos telefones (011) 24-2509 e 24-1161 (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).
Mongaguá (II) - A excursão ao litoral parte de Sorocaba às 5h30, no primeiro Domingo do mês, e retorna de Mongaguá às 16h45. O percurso é de 160 km. Deve ser feita reserva. Contato pelo Tel.: (0152) 32-2259, Fepasa / Sorocaba, com João Miranda ou Gladson (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).
Carajás - Gilberto Luciano, diretor de sede da Assofer - Associação Sorocabana de Ferreomodelismo, informa que o trem da EF Carajás parte da estação Ponta da Madeira, em São Luiz, MA, nas Segundas, Quartas e Sextas, às 8h, e percorre 891 km até Parauapebas, PA, onde chega às 20h30. Retorna nas Terças, Quintas e Sábados, às 8h (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).
Valinhos - A estação de Valinhos foi totalmente restaurada pela prefeitura. As obras incluíram troca de azulejos, forro, portas, janelas, parte do revestimento, piso, calhas, reforma do telhado e das instalações elétricas e hidráulicas, paisagismo e instalação de 40 metros de alambrado, separando o prédio da plataforma (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Pintura - A locomotiva English Electric 9016-9 (ex-EFSJ 1015) já está com a nova pintura da RFFSA, porém num padrão um pouco diferente. Ela foi reformada e os truques C-C não têm mais as enormes rodas dentadas. Agora são menores (Rui Antunes, Guarulhos, SP).
Granéis - Onze vagões da Fepasa foram reformados e modificados, para o transporte de soja. Suas portas laterais foram retiradas, deixando as laterais lisas. Agora só possuem escotilhas, para o carregamento. Passaram a ser classificados como HFR (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Usina - Mais uma locomotiva a vapor foi localizada. É uma 2-4-2 com pintura verde e rodas em vermelho, e pertence à usina Itapetingui, onde está preservada.
A usina fica no município de Amélia Rodrigues, BA, e seu Fax é 075-242-2046 (Rui Antunes, Guarulhos, SP).
Vera Cruz - A RFFSA liberou em Mar/07 pp. novo edital de concorrência para a operação privada do trem noturno entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte, sob o nome "Trem de Ouro", pelo prazo de 8 anos e 10 meses.
Na primeira licitação, em 94/Dez, só o consórcio Portobello / Útil apresentou proposta (José E. Buzelin, BH/MG).
Duplex - Vi novamente, em Ribeirão Preto, o trem de passageiros com apenas 4 carros sendo puxado por duplex de U-20C.
Não há dúvida: - Os cabos elétricos estavam ligados, e as 2 máquinas estavam funcionando. Filmei (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Caldas - Em Janeiro fiz o passeio turístico entre Poços de Caldas e Águas da Prata. É um passeio muito bonito; pena que seja pouco divulgado.
São duas litorinas puxadas por uma U-12B. No trajeto há lagoas, rios, serra, cachoeiras e um túnel tão apertado, que parece que o trem não irá caber (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Litorina - Dei uma esticada até Santos Dumont, para tentar o passeio no Xangai e no Expresso da Mantiqueira, porém ainda não foi dessa vez.
Mas peguei alguns folhetos e registrei em vídeo as oficinas e a litorina que faz o trajeto até Juiz de Fora.
Fui super-bem-atendido pelos ferroviários da RFFSA de Santos Dumont. A litorina, que se encontrava trancada no pátio de estacionamento, foi aberta exclusivamente para que eu a conhecesse por dentro, acompanhado de um guia qualificado - seu ex-maquinista (Joel Santos F., Anápolis, GO).
Jundiaí - No pátio da RFFSA, em Jundiaí, está sendo comum observar a presença da diesel-elétrica Alco RSD-12, bitola larga; além das GE U-23C (geralmente em duplex) na formação de trens cargueiros; e, de vez em quando, tracionando trens de passageiros. Algumas já estão com o novo padrão de pintura da Rede (Vanderlei Zago, Campinas, SP).
Branquinha - O apelido das locos Dash-7 da Cutrale-Quintella, na Fepasa - segundo o Rogério Cordeiro - é "Ambulância", devido à pintura branca com faixas e letras azuis (Ronaldo Cruz, Elias Fausto, SP).
Toshiba - Além das composições mencionadas na matéria "TUEs Toshiba" (CO-94/34), a EF Sorocabana também possuiu 3 trens-unidade norte-americanos, conhecidos como "Carmen Miranda".
Estas composições tiveram vida útil curta, devido à falta de peças e problemas na manutenção - ao que me consta, o diâmetro das rodas não era compatível com as de produção nacional, devendo ser importadas.
Cito a existência dessas composições, por ter sido mencionada uma viagem no TUE Toshiba de São Paulo a Bernardino de Campos. Tal viagem poderia ter sido realizada pela composição americana.
Os bancos eram dispostos transversais ao carro, com possibilidade de virá-los de acordo com o sentido do trem.
Havia diferenciação de classe. Na Primeira, os bancos eram revestidos com fitas de palha e não eram reclináveis. Na Segunda, eram de madeira. Quando os japoneses vieram, possuíam bancos revestidos em curvim, dispostos variadamente - típicos em trens de subúrbio.
Por fora, os TUEs americanos (Pullmann) eram semelhantes aos Toshiba, caracterizando-se por suas linhas espartanas. Vale lembrar que vieram dos EUA usados, tendo sido utilizados pelo metrô de Nova Iorque.
Alguém confirma? (Stênio Gimenez, Sorocaba, SP).
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Legislação Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013 Open access e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013 Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011 Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992 Moedas | Medidas |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Byteria |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |