Pantanal - Como pode um trem com 14 carros permanentemente lotados dar prejuízo, e ser retirado de circulação?
É o que foi anunciado para 12 Jan. 1993: - O trem do Pantanal, entre Bauru (SP) e Corumbá (MS) será retirado de circulação. É o fim de uma das viagens mais belas do Brasil, num cenário sem igual (Evaldo Alves, Jaú, SP).
EFSJ - Há um trem diário de São Paulo para Santos, na ex-EF Santos a Jundiaí, saindo da estação da Luz às 16h50; e mais 2 no fim de semana (Joel G. Pires, SP/SP).
Húngaros - Meu pai diz que ainda lembra das RDC, ou trem húngaro, da Central. Diz ele que faziam muito barulho por causa dos motores, e o serviço de bordo era nota 10 (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ).
N.R.: O trem húngaro não tem nada a ver com as RDC. Segundo a RF-8/1989, somente alguns anos atrás - quando a Cosipa adquiriu e reformou alguns trens húngaros - eles finalmente tornaram-se satisfatórios. São usados no transporte dos funcionários da Cosipa. Dos demais, a maioria virou sucata, exceto algumas composições que estão no pré-metrô de Teresina (PI).
"Cuião" - Soube, na sede da RFFSA, de um curioso projeto desenvolvido pelo pessoal da SR11 (Fortaleza). Chama-se "Projeto do Cuião", que consiste no reaproveitamento de vagões-tanque. O tanque é cortado ao meio, na horizontal, e cada metade é instalada sobre um vagão-prancha, transformando-se uma espécie de gôndola. Com isso, a RFFSA economiza na compra de gôndolas, reaproveitando vagões destinados ao ferro-velho (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ).
Postais - Com respeito àquele excelente artigo do Délio Araújo - "As litorinas Budd no Brasil", CO-72/6, - gostaria de acrescentar, a título de curiosidade, que existiram cartões postais com essas litorinas. Um deles mostrava a litorina percorrendo um trecho da Noroeste (NoB), entre Campo Grande e Corumbá (MS); e outros mostravam vários ângulos da linha Curitiba-Paranaguá (Rui Antunes, SP/SP).
Talgo - A Fepasa iniciou o teste de um trem pendular da empresa espanhola Talgo. Peço que os amigos que tiverem conhecimento passem as informações interessantes (Evaldo Alves, Jaú, SP).