Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-14-15
30 de Junho de 1991
Flavio R. Cavalcanti - Set. 2013
Toda a série DC (1990-1991) foi publicada em xerox preto e branco.
Somente em 1995, foram feitos alguns exemplares em xerox colorida, uma vez que a matriz tinha sido montada com várias fotos recebidas a cores.
É esta matriz que foi scanneada, a cores, em 2005; e transformada em PDF, em 2008.
A essa altura, as páginas da matriz já se encontravam fortemente onduladas, devido à cola e à passagem do tempo, o que tornou inevitáveis as manchas mais escuras no scanner.
Ferreomodelismo
Maquetismo
Ferreomodelo
- Decais LAF-9: – 40 vagões (Folha de Instruções)
Pátios & Fotos
Protótipo
Vitrine
- Minitec lança 1.600 figuras HO
Quadro de avisos
VFRGS
-
Socorro! - Procuramos mais informações sobre o carro motor desta foto. De acordo com o catálogo do Preserfe/RS, estes carros foram construídos pela VFRGS nos anos 30, nas oficinas de Santa Maria, para operarem nas linhas de Porto Alegre - General Câmara, Porto Alegre - Taquara, e Barreto - Montenegro. Pelo livro de onde a foto foi reproduzida, estes carros operavam entre Porto Alegre e Rio Grande, nos anos 60.
Canhões - Gostaria de maiores informações e contatos, sobre o tema "Canhões ferroviários", abordado pelo DC-5 e seguintes (Márcio Hipólito, SP/SP). N. R.: Nossos contatos, neste assunto, eram o Eduardo Coelho e o Jairo Mello, da ABPF-RJ, Caixa Postal 1653, Cep 20010 Rio, RJ. Chegamos a receber uma fotografia, e aguardamos informações adicionais.
CPEF
-
Encontrei num sebo uma interessante revista cultural antiga da Esso, chamada Esso Oilways, que numa edição de 1950, dedicada às ferrovias, tem na capa uma bela foto a cores de uma V8 na cor azul acinzentada da CPEF nos seus tempos de glória. O curioso é que já naquela época as V8 podiam puxar trens a 140 km/h. Precisamos esperar quase 40 anos para ver isso acontecer... Outra que encontrei é uma que dizem ser a melhor revista cultural da atualidade, chamada Revista Goodyear, que publicou em seu número de 87/Jul/Set uma reportagem com belíssimas fotos a cores de uma locomotiva a vapor n° 41 da EF Oeste de Minas, chamada "Na linha da Maria Fumaça". Tentei obter um exemplar junto à editora, Célia Cambraia (Av. Paulista, 854 / 11°, 01310 SP/SP) mas a edição acha-se esgotada (Rui Antunes, SP/SP).
CMEF - No mapa ferroviário de 1915 da postila "Ferroviários da Mogiana", ref. 20214, o trecho Guaxupé-Passos aparece tal como foi inicialmente projetado - e não como realmente existiu, via São Sebastião do Paraíso, até ser desativado pela Fepasa, em fins de 1977. As dependências da estação, que foram desapropriadas pela prefeitura, atualmente abrigam setores da administração municipal, tais como a Junta do Serviço Militar, Casa da Cultura etc. Suas características até que foram razoavelmente mantidas. Ambos os depósitos de locomotivas, muito semelhantes aos lançados recentemente pela Frateschi, estavam abandonados e agora estão sendo praticamente reconstruídos, para servirem à instalação de vaca-mecânica e padaria comunitária. Informo que disponho também de um exemplar do Guia Levi de 1978, com os quadros de horários dos trens de passageiros e subúrbios existentes à época (Renato Favero, Guaxupé, MG).
TGV - Procuro quem tenha em vídeo o quadro do Fantástico transmitido em 89/Fev/26, intitulado "Uma viagem no TGV, o trem mais rápido do mundo". Devido à inexperiência, na época, só consegui gravar o som (Moacir Aparecido Costa, R. Saibreiro-2, n° 732, Vl. Aparecida, 13500 Rio Claro, SP).
Atibaia - O DC-12 extra será entregue ao pessoal da Associação de Preservação Ferroviária de Atibaia (APFA), que ainda não conhecem esta excelente publicação. Estarei lá no dia Abr/30, por ocasião das festividades do Dia do Ferroviário, quando será colocada em funcionamento a Conde de Três Rios - ex-SPRy, ex-Leopoldina e, possivelmente, a mais antiga vaporosa ainda operacional do Brasil (Paulo E. L. dos Santos, Santo André, SP).
Peruíbe - A informação da Fepasa ao Warren Delano, por telefone (DC-12/19), de que o trem Campinas-Peruíbe não existe, está em desacordo com os fatos, pois há menos de 1 mês me falaram dele em Itanhaém. A rede Record exibe aos sábados, 7h30 da manhã, o programa Ferrovia Norte-Show, de música regional nordestina - todo gravado no parque de Atibaia, mostrando o trabalho da Associação de Preservação Ferroviária de Atibaia (Joel G. Pires, SP/SP).
«» ª
|