Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
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Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  
   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-16-17
31 de Julho de 1991


 
Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Pátios & Fotos

Ferreomodelismo

Ferreomodelo

Quadro de avisos

Vitória - Belo Horizonte - Existe uma expectativa da Vale (EF Vitória a Minas, CVRD) inaugurar, em dezembro próximo, seu trem diário de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória. A data está sendo apreciada para o dia 12, quando BH comemora seus 94 anos. De qualquer forma, é certa a conclusão da variante Capitão Eduardo - Costa Lacerda, no máximo, até o final do ano. Estamos aguardando a passagem, por BH, das novas locomotivas Dash-8 da GE Contagem, MG, para a EFVM. Ainda não obtive a menor informação quanto à data (José E. Buzelin, ABPF-BH). N. R.: Ao fecharmos esta edição, recebemos a informação de que as linhas da SR2 não suportariam a passagem das Dash-8.

CVRD - Será que nós, modelistas, vamos ficar chupando o dedo no cinqüentenário da Vale do Rio Doce, em março de 1992? Vamos forçar a barra, para a Vale promover um concurso de ferreomodelismo. Em São Paulo, o endereço é R. Nestor Pestana, 125 / 6°. O pessoal do Rio, Minas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, também deve ajudar (Joel Pires, SP/SP).

Mikado VFRGS - No pátio do prédio da administração da RFFSA, em Porto Alegre, há uma vaporosa preservada: é a n° 520 da VFRGS, Mikado 2-8-2, em bom estado de conservação. Está sem a placa de identificação do fabricante mas, segundo me consta, foi fabricada pela Alco em 1919 (Alfredo F. Rodrigues, Pelotas, RS).

Bandeirante - A viagem no trem Bandeirante, de Brasília a Ribeirão Preto, foi ótima. O garçom é ferreomodelista e aproveita as viagens de pouco movimento para fazer a manutenção de suas 6 lococomotivas Frateschi (Luiz Octávio, Rio, RJ).

Cantareira - Em resposta ao SOS do Adalberto Manholeti sobre o trem da Cantareira, DC-13/12: As locomotivas diesel, já no fim, em 1964/65, eram as GE 70 ton. C-C. Segundo Fábio Dardes (CO-16), existe um modelo americano da Keystone, igual a elas, só que com truque B-B. Eram pintadas de verde colonial, com faixa branca. Existem, ainda em pé, as oficinas na R. João Teodoro com Av. do Estado, no Pari, SP/SP; as estações de Jaçanã e Guarulhos, no ramal de Guarulhos; a estação do Mandaqui, R. Voluntários da Pátria com Eng° Caetano Alvares, que virou escola de samba; e, segundo Luiz Carlos Bellotto, várias dentro do Horto Florestal. A pequena ferrovia tinha 2 linhas, uma para a serra da Cantareira, inicialmente em bitola de 0,60 m (convertida para 1,0 m no governo Jânio Quadros, em 1955/56), e outra para Guarulhos, via Jaçanã e Vila Galvão. O entroncamento era na estação Areal, próxima à atual Rodoviária. Na ABPF, há um Guia Levi, com horários e tudo mais (Joel Pires, SP/SP).

Locomotiva V8 (I) - Sobre a dúvida que paira na origem do apelido das locomotivas V8 da Central e da Paulista: Outro dia, recordando meus tempos de ginásio, final da década de 40, me veio à lembrança a maneira pela qual indicávamos uma mulher de corpo bonito. Dizíamos "Que V8!", naturalmente pelas curvas e cintura fina, padrões da época. A origem disso era o logotipo do carro Ford, muito popular na época. Vou dar um tiro no escuro: Não teria este modismo chegado às locomotivas, que chamavam atenção pelas formas aerodinâmicas? O raciocínio não é original, pois sempre foi comum os cariocas darem aos trens os nomes da moda: o trem Marta Rocha, a locomotiva Biriba, o trem Sukita (na baixada, eram pintados de laranja, e havia um refrigerante com este nome) e tantos outros exemplos (Carlos A. Pereira, Paraíba do Sul, RJ).

Locomotiva V8 (II) - O Warren Delano pergunta por quê o apelido V8 das locomotivas elétricas da ex-CPEF. Não seria um modismo da época? Na ocasião, o sucesso era o Ford V8, rápido, potente etc. Em 47/48, o filme de sucesso era Gilda, e os bondes Centex da CMTC ficaram com este apelido. Nos anos 60/70, as locos da ex-EFS foram chamadas de Mini-Saia e as da CPEF, de Vanderléa. Os TUEs de subúrbio, em 78/79 (TUE Frateschi), foram apelidados de Biro-Biro (Joel G. Pires, SP/SP).

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Catálogo 1987 | Catálogo 1988 | Catálogo 1990 | Catálogo 1991/1992
Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
Catálogo Miniaturas Artesanais | Catálogo Model / Hobbylândia | Catálogo History | Ferrovia | Revista Ferroviária
Revista Brasileira de Ferreomodelismo | Informativo AFRJ | Escala Dupla | Escala UMM | Composição
Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
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Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

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