Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj FerreomodelismoProtótipo
Vitrine
Situação dos trens a vapor no BrasilLuiz Octavio - ABPF-RJEis a situação dos trens a vapor no Brasil, em 1º Dez. 1991, enviada aos EUA através de um amigo: EF Donna Thereza Christina - RFFSA - 132 km - Bitola 1,0 m. Litoral sul de Santa Catarina - 11 locos Texas 2-10-4 de 23 m transportavam carvão das minas para o porto, comercialmente, até há 3 anos. Duas locos serão preservadas, e as outras, sucateadas. EF Oeste de Minas - RFFSA - 12 km - Bitola 0,76 m - São João del Rey, MG - Bitola de 2 1/2 pés, única no mundo. Funciona nos fins de semana. Há grupos interessados em operá-la. EF Madeira - Mamoré - Gov. Rondônia - 7 km - Bit. 1,0 m - Porto Velho, RO - Funcionava precariamente nos fins de semana, precisando de apoio, e parou em 1991. São Paulo Railway - RFFSA / ABPF - 2 km - Bit. 1,6 m - Paranapiacaba, SP - Sistema funicular com cabo, único no mundo. Devido a rachaduras numa ponte, foi suspenso o funcionamento. VF Campinas - Jaguariúna - Fepasa / ABPF - 24 km - Bit. 1,0 m - Campinas, SP - Funciona quase diariamente, com 4 locomotivas e 11 carros. EF Vale do Bom Jesus - Fepasa / ABPF - 6 km - Bit. 1,0 m - Rifaina, SP - Funciona aos domingos. Já foram construídos mais 27 km. Parque Sorocaba - ABPF - 1 km - Bitola 0,80 m - Sorocaba, SP - Funciona ao redor de um supermercado. Atibaia Central Park - APFA - 1,5 km - Bitola 1,00 m - Atibaia, SP - Funciona nos finais de semana. Parque Barra Bonita - ABPF - 2 km - Bitola 1,00 m - Barra Bonita, SP - Linha em construção. Locomotiva n° 205 já restaurada. EF Mauá - ABPF - 16 km - Bitola 1,00 m - Magé, RJ - Primeira ferrovia do Brasil, inaugurada em 1854. Em reconstrução, necessitando de US$ 320 mil. DesativadosTrens atualmente desativados:
Quadro de AvisosVFCJ - Estive dia Abr/04 na linha da ABPF em Jaguariúna, SP, e fiquei impressionado, além do acolhimento super-caloroso dado pelo pessoal - principalmente o Chico (da Ford). O acervo está impressionante, com locos a vapor, e carros e estações muito bonitos e bem conservados, tudo funcionando, um verdadeiro museu vivo. Recomendo a todo amante do vapor (Amaury Cascapera, SP/SP). Eco 92 - Sai de Salvador, BA, no próximo dia Mai/23, o "Trem Verde" que levará à Eco 92, Rio, RJ, os defensores da ferrovia como meio de transporte não-poluente - "Movimento Trem de Ferro". A composição irá recolhendo adeptos em Santo Amaro e Cachoeira, BA, dia 23; em Iaçu, BA, dia 24; Brumado, BA, dia 25; Caculé, Licínio de Almeida e Espinosa, BA, dia 26; Monte Azul, Montes Claros e Corinto, MG, dia 27; e Belo Horizonte, MG, dia 28. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para o dia 29. Canhão - Excelente a foto do canhão ferroviário. Mas não vamos esquecer sua autoria... (José E. Buzelin, ABPF-BH). N. R.: A foto foi feita e mandada ao CO pelo amigo José Eduardo Coelho, da ABPF-RJ. Valeu o lembrete (FRC). Esperança - Nem tudo está perdido para o Museu do Trem de São Leopoldo, RS, fechado pelo Preserfe. O Correio do Povo, de Porto Alegre, noticiou em Mar/8 pp que a Trensurb pretende estender o trem urbano da capital a São Leopoldo, até 1995. // A estação final será ao lado do Museu do Trem. EFMM (I) - Assinado em 92/Mar/10, pelo presidente Collor, o decreto que permite iniciar a transferência do patrimônio da EF Madeira-Mamoré para o governo de Rondônia. Aliás, foi o atual governo de Rondônia que desativou o trecho turístico que havia sido reativado e vinha sendo mantido em operação a duras penas. Sua bandeira, nos jornais que lhe são favoráveis, tem sido atacar a antiga administração da EFMM, e alardear que irá reativá-la em toda extensão. EFMM (II) - Instaurado inquérito em 92/Fev/19, pelo procurador da República, Roberto Luís Thomé, para apurar a situação passada e presente da EF Madeira-Mamoré. Será investigada a existência de "quantidade enorme de material, máquinas e construções em estado de abandono e em processo de decomposição ao longo da ferrovia, a par de inúmeros objetos desapropriados e sem condições de voltarem ao domínio público", inclusive o girador de locomotivas, aterrado e cimentado. Política - O antigo prefeito de Nova Friburgo, RJ, adquiriu uma locomotiva a vapor, pensando em reativar a ferrovia com fins turísticos. // Como o novo prefeito é seu adversário político, a locomotiva está abandonada, estragando (José F. Machado, Nova Friburgo, RJ). «» ª Centro-Oeste
|
Acompanhe no FB |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |