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Locomotiva U8B 2179-5D da SR7 RFFSA na primeira metade da década de 1990
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SR7 RFFSA
As locomotivas U8B


 
Alexandre Santurian
Centro-Oeste n° 66 — 10 Mai. 1992

As locomotivas diesel-elétricas GE do tipo U8B são as mais numerosas da SR-7 (Superintendência Regional de Salvador) da RFFSA, nominalmente em número de 60 unidades. De acordo com o Informativo Frateschi n° 42 (Jan.-Mar. 1987), a Rede dispunha de 65 locomotivas U8B. E todas as U8B da Rede rodam atualmente na SR-7, nos Estados da Bahia e Sergipe.

Não pude precisar o número exato de máquinas desse tipo realmente em operação, mas estima-se que a percentagem de imobilização esteja em torno de 30 a 40%. Existem várias U8B em reparos ou manutenção em Alagoinhas, na Oficina Osvaldo Rios — a única da Bahia que dá manutenção às locomotivas da SR-7, e que foi construída em 1966 / 1967.

Na visita que realizei em 4 Jun. 1991 à antiga Oficina de Aramari, — a cerca de 13 km da cidade de Alagoinhas, — vi várias U8B imobilizadas e sucateadas, sofrendo um processo de canibalização (aproveitamento das peças em bom estado para fornecer sobressalentes às demais locomotivas em operação).

Vista frontal da locomotiva U-8B 2163
Vista frontal da locomotiva U8B 2163

A U8B é uma locomotiva de emprego geral e é usada, na SR-7, tanto para trabalhos de linha como para manobras nos pátios. Por sua pequena potência, são usadas em duplex ou triplex, para tracionar os trens de carga nos Estados da Bahia e Sergipe.

São locomotivas até certo ponto leves e que permitem inscrição em curvas com raio mínimo de até 22,9 metros, adequadas portanto às condições de boa parte das linhas da SR-7 — não tanto pelo estado de conservação da via permanente (aceitável), mas pelo traçado, em boa parte inadequado, principalmente na região de Cachoeira, com seu famoso solo instável de massapê (terra mole).

As locomotivas U8B trafegam com maior intensidade nas linhas Norte (Salvador – Alagoinhas – Propriá, SE) e Centro (Alagoinhas – Juazeiro – Petrolina, PE), juntamente com as U10B e algumas G12 — se bem que estas últimas são mais usadas na linha Sul (Mapele–Monte Azul, MG), que possui um traçado melhor.

Ficha Técnica
Modelo U-8B
Fabricante General Electric, Erie, Pennsylvania, EUA
Quantidade alocada na SR-7 60 unidades
Ano de fabricação 1961
Dimensões gerais
Comprimento total entre engates 11,403 m
Comprimento entre testeiras 10,209 m
Largura total 2,743 m
Altura total 3,733 m
Altura do boleto do trilho à plataforma 1,457 m
Bitola 1,000 m
Altura do centro dos engates 0,750 m
Distância entre eixos nos truques 2,028 m
Distância entre os centros dos truques 5,689 m
Distância entre os centros dos truques e as testeiras 2,260 m
Diâmetro das rodas 0,914 m
Características gerais
Numeração RFFSA / SR-7 2131 a 2190
(60 unidades)
Peso em ordem de marcha 54.000 kg
Peso aderente 54.000 kg
Peso por eixo 13.500 kg
Esforço de tração 11.340 kg
Força no engate 9.670 kg
Velocidade máxima 120 km/h
Raio de inscrição mínimo 22,9 m
Freio Ar comprimido
Fabricante Wabco
Capacidades
Óleo Combustível 1.514 litros
(No projeto original. Atualmente, a capacidade é consideravelmente maior)
Óleo lubrificante 264 litros
Água refrigeração 450 litros
Óleo lubrif. compr. 131 litros
Areieiro 340 litros
Motor diesel
Fabricante Caterpillar
Modelo D-398
Razão de compressão 16/1
Potência nominal 900 HP
Potência contínua fornecida ao gerador para tração 810 HP
Classificação
Gerador DC (Corrente contínua)
Enrolamento partida Em série
Enrolamento regime Shunt
Número de polos 6
Motor de tração
Modelo 5-GE-761-A1
Fabricante GE
Classificação
Motor DC (Corrente contínua)
Enrolamento Em série
Rotação m xima 3.100 RPM
Ventilação Forçada
Relação de transmissão 94/17
Número de polos 4
Bateria
Tipo 2RL-150
Fabricante Nife
Tensão 64 Volts
Solução KOH (Alcalina)
Compressor
Modelo 2CB
Fabricante Wabco
Capacidade 140 libras/pol2
Truque
Tipo URS (Mola - Borracha)
Disposição B - B
Base rígida 2,083 m
Diâmetro das rodas 0,914 m (36 polegadas)

Os trens de carga na Bahia possuem uma formação média de 20 a 30 vagões. Em muitas conversas com maquinistas, em Alagoinhas, constatei que não é rara a formação de composições com 50 a 60 vagões, principalmente as de combustíveis, cimento e magnesita.

Recentemente, localizei em Alagoinhas a G12 n° 4196, que pertence (ou pertencia) à SR-5 (Curitiba), estacionada na oficina Osvaldo Rios em 24 Dez. 1991. Contudo, não sei se existem outras G12 procedentes de outras regionais da Rede.

Quadro 1 - Locomotivas em uso na SR-7 (*)
Tipo Qtd. Rod. Potência
GE U8B 2131 a 2190 60 B-B 900 HP
GE U10B 2242 a 2279 38 B-B 1.050 HP
GM G12 4129 a 4148 20 B-B 1.310 HP
(*) Conforme o CO-18/14 (86/Set) lista fornecida por Alberto H. del Bianco.

As locomotivas U10B possuem um estilo semelhante às U8B, porém são mais novas — construídas pela GE de Campinas, SP, em 1972 — e a sua frente é a própria cabine do maquinista.

Também de acordo com o CO-18, eis as locomotivas da RFFSA semelhantes à U8B da SR-7 (Quadro 2).

Quadro 2 - Locomotivas semelhantes à U-8B
GE U-5B 2001 a 2012 SR-1 12 B-B 600 HP
GE U-5B 2013 a 2032 SR-2 20 B-B 600 HP
GE U-5B 2033 a 2042 SR-8 10 B-B 600 HP
GE U-5B 2043 a 2064 SR-10 22 B-B 600 HP
GE U-5B 2065 a 2088 SR-5 24 B-B 600 HP
GE U-5B 3001 a 3019 SR-3 19 B-B 600 HP
Total 107 (108, cf. IF-42)
GE U-6B 3041 a 3047 SR-3 7 B-B 700 HP
GE U-6B 3054 a 3060 STU-SP 7 B-B 700 HP
GE U-6B 3050 a 3051 MetroRec 2 B-B 700 HP
GE U-6B 3048/49/52/53 Trensurb 4 B-B 700 HP
Total 20 (20, cf. IF-42)
GE U-10B 2201 a 2241 SR-1 41 B-B 1.050 HP
GE U-10B 2242 a 2279 SR-7 38 B-B 1.050 HP
Total 79 (80, cf. IF-42)

Bibliografia

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