|
|
SR7
RFFSA
|
|
As locomotivas diesel-elétricas GE do tipo U8B são as mais numerosas da SR-7 (Superintendência Regional de Salvador) da RFFSA, nominalmente em número de 60 unidades. De acordo com o Informativo Frateschi n° 42 (Jan.-Mar. 1987), a Rede dispunha de 65 locomotivas U8B. E todas as U8B da Rede rodam atualmente na SR-7, nos Estados da Bahia e Sergipe.
Não pude precisar o número exato de máquinas desse tipo realmente em operação, mas estima-se que a percentagem de imobilização esteja em torno de 30 a 40%. Existem várias U8B em reparos ou manutenção em Alagoinhas, na Oficina Osvaldo Rios — a única da Bahia que dá manutenção às locomotivas da SR-7, e que foi construída em 1966 / 1967.
Na visita que realizei em 4 Jun. 1991 à antiga Oficina de Aramari, — a cerca de 13 km da cidade de Alagoinhas, — vi várias U8B imobilizadas e sucateadas, sofrendo um processo de canibalização (aproveitamento das peças em bom estado para fornecer sobressalentes às demais locomotivas em operação).
|
A U8B é uma locomotiva de emprego geral e é usada, na SR-7, tanto para trabalhos de linha como para manobras nos pátios. Por sua pequena potência, são usadas em duplex ou triplex, para tracionar os trens de carga nos Estados da Bahia e Sergipe.
São locomotivas até certo ponto leves e que permitem inscrição em curvas com raio mínimo de até 22,9 metros, adequadas portanto às condições de boa parte das linhas da SR-7 — não tanto pelo estado de conservação da via permanente (aceitável), mas pelo traçado, em boa parte inadequado, principalmente na região de Cachoeira, com seu famoso solo instável de massapê (terra mole).
As locomotivas U8B trafegam com maior intensidade nas linhas Norte (Salvador – Alagoinhas – Propriá, SE) e Centro (Alagoinhas – Juazeiro – Petrolina, PE), juntamente com as U10B e algumas G12 — se bem que estas últimas são mais usadas na linha Sul (Mapele–Monte Azul, MG), que possui um traçado melhor.
Ficha Técnica | |
---|---|
Modelo | U-8B |
Fabricante | General Electric, Erie, Pennsylvania, EUA |
Quantidade alocada na SR-7 | 60 unidades |
Ano de fabricação | 1961 |
Dimensões gerais | |
Comprimento total entre engates | 11,403 m |
Comprimento entre testeiras | 10,209 m |
Largura total | 2,743 m |
Altura total | 3,733 m |
Altura do boleto do trilho à plataforma | 1,457 m |
Bitola | 1,000 m |
Altura do centro dos engates | 0,750 m |
Distância entre eixos nos truques | 2,028 m |
Distância entre os centros dos truques | 5,689 m |
Distância entre os centros dos truques e as testeiras | 2,260 m |
Diâmetro das rodas | 0,914 m |
Características gerais | |
Numeração RFFSA / SR-7 |
2131 a 2190 (60 unidades) |
Peso em ordem de marcha | 54.000 kg |
Peso aderente | 54.000 kg |
Peso por eixo | 13.500 kg |
Esforço de tração | 11.340 kg |
Força no engate | 9.670 kg |
Velocidade máxima | 120 km/h |
Raio de inscrição mínimo | 22,9 m |
Freio | Ar comprimido |
Fabricante | Wabco |
Capacidades | |
Óleo Combustível | 1.514 litros |
(No projeto original. Atualmente, a capacidade é consideravelmente maior) | |
Óleo lubrificante | 264 litros |
Água refrigeração | 450 litros |
Óleo lubrif. compr. | 131 litros |
Areieiro | 340 litros |
Motor diesel | |
Fabricante | Caterpillar |
Modelo | D-398 |
Razão de compressão | 16/1 |
Potência nominal | 900 HP |
Potência contínua fornecida ao gerador para tração | 810 HP |
Classificação | |
Gerador | DC (Corrente contínua) |
Enrolamento partida | Em série |
Enrolamento regime | Shunt |
Número de polos | 6 |
Motor de tração | |
Modelo | 5-GE-761-A1 |
Fabricante | GE |
Classificação | |
Motor | DC (Corrente contínua) |
Enrolamento | Em série |
Rotação m xima | 3.100 RPM |
Ventilação | Forçada |
Relação de transmissão | 94/17 |
Número de polos | 4 |
Bateria | |
Tipo | 2RL-150 |
Fabricante | Nife |
Tensão | 64 Volts |
Solução | KOH (Alcalina) |
Compressor | |
Modelo | 2CB |
Fabricante | Wabco |
Capacidade | 140 libras/pol2 |
Truque | |
Tipo | URS (Mola - Borracha) |
Disposição | B - B |
Base rígida | 2,083 m |
Diâmetro das rodas | 0,914 m (36 polegadas) |
Os trens de carga na Bahia possuem uma formação média de 20 a 30 vagões. Em muitas conversas com maquinistas, em Alagoinhas, constatei que não é rara a formação de composições com 50 a 60 vagões, principalmente as de combustíveis, cimento e magnesita.
Recentemente, localizei em Alagoinhas a G12 n° 4196, que pertence (ou pertencia) à SR-5 (Curitiba), estacionada na oficina Osvaldo Rios em 24 Dez. 1991. Contudo, não sei se existem outras G12 procedentes de outras regionais da Rede.
Quadro 1 - Locomotivas em uso na SR-7 (*) | ||||
---|---|---|---|---|
Tipo | N° | Qtd. | Rod. | Potência |
GE U8B | 2131 a 2190 | 60 | B-B | 900 HP |
GE U10B | 2242 a 2279 | 38 | B-B | 1.050 HP |
GM G12 | 4129 a 4148 | 20 | B-B | 1.310 HP |
(*) Conforme o CO-18/14 (86/Set) lista fornecida por Alberto H. del Bianco. |
As locomotivas U10B possuem um estilo semelhante às U8B, porém são mais novas — construídas pela GE de Campinas, SP, em 1972 — e a sua frente é a própria cabine do maquinista.
Também de acordo com o CO-18, eis as locomotivas da RFFSA semelhantes à U8B da SR-7 (Quadro 2).
Quadro 2 - Locomotivas semelhantes à U-8B | |||||
---|---|---|---|---|---|
GE U-5B | 2001 a 2012 | SR-1 | 12 | B-B | 600 HP |
GE U-5B | 2013 a 2032 | SR-2 | 20 | B-B | 600 HP |
GE U-5B | 2033 a 2042 | SR-8 | 10 | B-B | 600 HP |
GE U-5B | 2043 a 2064 | SR-10 | 22 | B-B | 600 HP |
GE U-5B | 2065 a 2088 | SR-5 | 24 | B-B | 600 HP |
GE U-5B | 3001 a 3019 | SR-3 | 19 | B-B | 600 HP |
Total | 107 | (108, cf. IF-42) | |||
GE U-6B | 3041 a 3047 | SR-3 | 7 | B-B | 700 HP |
GE U-6B | 3054 a 3060 | STU-SP | 7 | B-B | 700 HP |
GE U-6B | 3050 a 3051 | MetroRec | 2 | B-B | 700 HP |
GE U-6B | 3048/49/52/53 | Trensurb | 4 | B-B | 700 HP |
Total | 20 | (20, cf. IF-42) | |||
GE U-10B | 2201 a 2241 | SR-1 | 41 | B-B | 1.050 HP |
GE U-10B | 2242 a 2279 | SR-7 | 38 | B-B | 1.050 HP |
Total | 79 | (80, cf. IF-42) |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |