Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
 

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  
   

Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Relatório 1936


 
Imagens do Relatório 1936 da ferrovia
copiadas por Alexandre Santurian

Fachada principal da gare da Calçada, antes da reconstrução

Composição completa de carros de estrados e armações metálicas montados sobre truques com rolamentos tronco-cônicos, rebocada pela locomotiva Presidente Getúlio Vargas, em ordem de marcha, 1936.

Uma das automotrizes a óleo cru, nos serviços dos subúrbios desta Capital - 1936.

Locomotiva Mikado nº 400, denominada Presidente Getúlio Vargas, inaugurada em 21 Nov. 1936.

Locomotiva Mikado nº 401, denominada Governador Juracy Magalhães, inaugurada em 21 Nov. 1936

Aspecto das populações marginais à linha, aguardando os trens para obterem água - 1936.

Aspecto geral da 5a. composição, construída em 1936, composta de oito carros, todos de truques com rolamentos, estrados e armações de aço. Os carros são protegidos de sanfonas para a defesa dos passageiros.

Aspecto de um dos novos carros construídos em 1936, vendo-se os truques com rolamentos e os foles de ligação.

Vista dos foles de ligação adotados nos carros da 5a. composição, construída nas oficinas de Aramari - 1936.

Aspecto de um dos truques metálicos, dotados de rolamentos SKF - 1936.

Novo tipo de vagões abertos, construídos em Aramari, para os transportes de carvão vegetal - 1936.

O novo tipo de vagões fechados para carga, construídos pelas oficinas de Aramari, em 1936.

Tipo de carros de 1ª classe com chassis e armações metálicas montados sobre truques com rolamentos SKF, destinados aos trens noturnos - 1936.

Aspecto dos novos carros dormitórios, construídos nas oficinas de Aramari, com chassis e armações de aço e rolamento SKF - 1936.

Aspecto dos carros-restaurante, com truques em rolamentos, chassis e armações metálicas - 1936.

Aspecto do salão de bilheteria, depois de reconstruída a gare da Calçada - 1936.

Aspecto da gare da Calçada, pela parte anterior, onde se divisam as grandes plataformas construídas - 1936.

Edifício da estação de Pau Lavrado, na linha Bahia - Alagoinhas, construído em 1936.

Vista geral do "hangar" da estação da Calçada depois de remodelada - 1936.

Vista do interior da gare da Calçada, após a reconstrução - 1936.

Um dos aspectos da reconstrução da Estação de Calçada, concluída em 1936.

Relatório VFFLB 1936
Estação da Calçada antes da reconstrução | Trem de passageiros com a locomotiva nº 400 | Automotriz a óleo cru | Locomotiva Mikado nº 400 | Locomotiva Mikado nº 401 | Vagão tanque do trem de água | Trem construído pela ferrovia | Carro construído pela ferrovia | Foles dos carros de passageiros | Truque metálico | Vagão aberto | Vagão fechado | Carro de 1ª classe | Carro dormitório | Carro-restaurante | Salão de bilheteria | Exterior da gare da Calçada | Estação de Pau Lavrado | Interior da gare da Calçada | Interior da estação da Calçada | Obra da Estação de Calçada
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
Locomotivas U8B da SR-7 | As Davenport da VFFLB | As elétricas IRFA | Carro O-200
O caboose do trem de amônia | Locomotivas em 1992 | Plantas das locomotivas
Ferrovia EF-101 | Ferry-boat Colégio-Propriá | Estações em 1960 | Trilhos até 1944
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | EF Petrolina - Teresina em 1927 | 1898 | 1860 | Subúrbios
Fotos: Salvador 1971 | Ilhéus 1971 | Derby 1905 | Bahia and San Francisco Railway 1860-1861
Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade