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Locomotiva elétrica IRFA nº 953 (?), baixada, em Aramari, Jun. 1991
Locomotiva elétrica IRFA nº 953 (?), baixada, em Aramari, Jun. 1991

Referências

Alexandre Santurian
14 Dez. 2000

Estas fotos foram feitas na oficina de Aramari, a 13 km de Alagoinhas.

Aramari é o cemitério de material rodante da Bahia — muito diferente das décadas de 30, 40 e 50, onde muitos carros de passageiros e vagões de carga foram construídos para a Leste Brasileiro.

Pelo que sei, fui a última pessoa a fotografar os restos das 3 locomotivas elétricas IRFA — todas foram cortadas nos primeiros meses de 1992.

A IRFA construiu 13 locomotivas elétricas para a VFFLB em 1954, com material elétrico Brown Boveri.

Referências

Eduardo Coelho
Centro-Oeste DC-9
(8 Mai. 1989)

Em Aramari, estão “depositadas” as últimas três locomotivas elétricas fabricadas no Brasil pela (e conhecidas como) IRFA - Indústrias Reunidas Ferro e Aço, na década de 1950.

   

Locomotivas da SR7 RFFSA
As últimas locomotivas IRFA da VFFLB


 
Fotos: Alexandre Santurian - Jun. 1991
Apresentação: Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2014

Estas foram, provavelmente, as últimas fotos do que restava das 13 locomotivas elétricas construídas em 1954 pela IRFA - Indústrias Reunidas Ferro e Aço com material elétrico Brown Boveri para a VFFLB - Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.

Desde o primeiro semestre de 1989, restavam em Aramari apenas três unidades dessas locomotivas [Eduardo Coelho, DC-9].

As fotos foram feitas por Alexandre Santurian em 4 Jun. 1991, no “cemitério de locomotivas” em que se haviam transformado as antigas oficinas, de onde, em outras épocas, saíram inúmeros vagões e carros de passageiros construídos pela “Leste”.

A convicção de que restavam apenas três locomotivas IRFA — informação, muito provavelmente, colhida em inúmeras conversas com os ferroviários da SR7 RFFSA — é reforçada pela numeração contínua. Algo que sugere “951”, “952”, “953”. Esta última, na lateral da cabine, apresenta a inscrição “Baixada” logo abaixo do número.

A planta da 4ª Divisão - Leste da RFFSA de meados de 1975 já indicava a sobrevivência de apenas sete locomotivas, nº 1001, 1002, 1004, 1005, 1011, 1012 e 1013.

As três foram cortadas nos primeiros meses de 1992 [Alexandre Santurian, 2000].

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Locomotivas IRFA da VFFLB
Em 1971 | 4ª Div. Leste RFFSA | VFFLB RFFSA
   

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Locomotivas elétricas IRFA nº 951 e 952 (?), baixadas, em Aramari, Jun. 1991
Locomotivas elétricas IRFA nº 951 e 952 (?), baixadas, em Aramari, Jun. 1991
Locomotivas elétricas IRFA nº 952 e 951 (?), baixadas, em Aramari, Jun. 1991
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