Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
 

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   

Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Relatórios de 1944~1946

Fotos e informações obtidas por Alexandre Santurian
nos Relatórios de Administração da ferrovia, de 1944~1946

Quadro de Locomotivas em 31-Dez-1944 (situação das locomotivas)

Locomotiva manobreira diesel-mecânica n° 700 – Davenport 25 ton.

Locomotiva manobreira diesel-mecânica n° 703 – Brookville

Locomotiva diesel-elétrica Davenport 44 ton. – Vista frontal – Esta é uma foto frontal das locos Davenport B-B de 44 tons, das quais 8 unidades foram recebidas pela VFFLB em 1943-44. Uma matéria sobre essas locos, de minha autoria (inclusive o desenho), foi publicada na RF Dez./92 e no CO-85, com reproduções de fotos gentilmente cedidas pelo amigo Eduardo Coelho.

Vista lateral de uma diesel-elétrica Davenport 44 tons nas oficinas da Calçada, em Salvador.

Locomotiva diesel-elétrica n° 602 (English Electric) adquirida em 1938

Diesel-Elétrica (English Electric) sendo desembarcada no porto de Salvador, 1938

Locomotiva Pacific n° 304 construída nas oficinas de São Francisco (Alagoinhas) – As Pacific 303 e 304 foram construídas nas oficinas da VFFLB de Alagoinhas, a partir de peças & caldeiras sobressalentes, prática muito comum em muitas ferrovias brasileiras daquela época. Observem o piloto (limpa trilhos) da 304. Os engates do material ferroviário na Bahia eram do tipo americano (iguais aos de hoje), pelo menos desde o início da década de 1930.

Locomotivas Pacific n° 303 e 304 construídas nas oficinas de São Francisco (Alagoinhas)

Locomotiva Mountain (4-8-2) n° 503, Schwartzkopff (1)

Locomotiva Mountain (4-8-2) n° 503, Schwartzkopff (2)

Acidente com a locomotiva Schwartzkopff n° 501 em Serrinha, 1940

Locomotiva Mikado n° 450 chegada da Alemanha em 1938 e montada nas oficinas de Calçada

Locomotiva Mikado n° 404 importada da Alemanha, 1938

Trem de alumínio em Periperi com loco English Electric, 1938

Trem de alumínio na gare de Calçada, 1938

Carro de passageiro da composição de alumínio

Interior de carro Restaurante para 40 pessoas da composição de alumínio construída em 1938 nas oficinas de Aramari

Conjugação de 2 carros de alumínio por foles mecânicos, 1938

Carro em construção nas oficinas de Aramari – A estrutura desse carro da VFFLB em construção na oficina de Aramari pertencia aos carros de alumínio do "Trem de Alumínio", tracionados pela locos diesel-elétricas English Electric de rodagem 1-B-B-1.

Salão de um carro dormitório construído recentemente, 1938

Composição azul construída nas oficinas de Aramari

Interior de carro 1ª Classe da composição azul, 1938

Caixa d'água em Queimadas – Esse tipo de caixa d'água tornou-se o modelo padrão na VFFLB a partir de 1935, quando uma série de melhoramentos foi feito nas instalações/oficinas da ferrovia. A caixa d'água de Alagoinhas ainda hoje é similar a essa e ainda pode-se ver o logotipo da VFFLB.

Interior de carro Restaurante construído em Aramari

Composição de serviço suburbano construída em Aramari

Trem de subúrbio construído nas oficinas de Periperi, rebocado por automotriz a diesel

Carro de madeira

Vagão fechado de 20 ton., construído nas oficinas de Aramari

Vagão gôndola série S, de 20 ton., construído nas oficinas de Aramari

Relatórios VFFLB 1944-1946
Quadro de Locomotivas em 31-Dez-1944 | Locomotiva Davenport 25 ton | Locomotiva Brookville | Locomotiva Davenport 44 ton | Locomotiva English Electric | Locomotiva Pacific construída em São Francisco | Locomotiva Mountain Schwartzkopff | Locomotiva Mikado | Trem de alumínio construído em Aramari | Carro dormitório | Composição azul construída em Aramari | Caixa d'água em Queimadas | Carro Restaurante construído em Aramari | Trem suburbano construído em Aramari | Trem de subúrbio construído em Periperi | Carro de madeira | Vagão fechado de 20 ton., construído em Aramari | Vagão gôndola de 20 ton. construído em Aramari
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
Locomotivas U8B da SR-7 | As Davenport da VFFLB | As elétricas IRFA | Carro O-200
O caboose do trem de amônia | Locomotivas em 1992 | Plantas das locomotivas
Ferrovia EF-101 | Ferry-boat Colégio-Propriá | Estações em 1960 | Trilhos até 1944
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | EF Petrolina - Teresina em 1927 | 1898 | 1860 | Subúrbios
Fotos: Salvador 1971 | Ilhéus 1971 | Derby 1905 | Bahia and San Francisco Railway 1860-1861
Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Acompanhe no FB


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade