Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Relatórios de 1944~1946
Fotos e informações obtidas por Alexandre
Santurian
nos Relatórios de Administração da ferrovia, de 1944~1946
Quadro de Locomotivas
em 31-Dez-1944 (situação das locomotivas)
Locomotiva manobreira diesel-mecânica
n° 700 – Davenport 25 ton.
Locomotiva manobreira diesel-mecânica
n° 703 – Brookville
Locomotiva diesel-elétrica
Davenport 44 ton. – Vista frontal – Esta é uma foto frontal
das locos Davenport B-B de 44 tons, das quais 8 unidades foram recebidas
pela VFFLB em 1943-44. Uma matéria sobre essas locos, de minha autoria
(inclusive o desenho), foi publicada na RF Dez./92 e no CO-85,
com reproduções de fotos gentilmente cedidas pelo amigo Eduardo
Coelho.
Vista lateral de uma diesel-elétrica Davenport
44 tons nas oficinas da Calçada, em Salvador.
Locomotiva diesel-elétrica
n° 602 (English Electric) adquirida em 1938
Diesel-Elétrica
(English Electric) sendo desembarcada no porto de Salvador, 1938
Locomotiva Pacific n° 304 construída
nas oficinas de São Francisco (Alagoinhas) – As Pacific
303 e 304 foram construídas nas oficinas da VFFLB de Alagoinhas,
a partir de peças & caldeiras sobressalentes, prática muito comum
em muitas ferrovias brasileiras daquela época. Observem o piloto
(limpa trilhos) da 304. Os engates do material ferroviário na Bahia
eram do tipo americano (iguais aos de hoje), pelo menos desde o
início da década de 1930.
Locomotivas Pacific n° 303 e
304 construídas nas oficinas de São Francisco
(Alagoinhas)
Locomotiva Mountain (4-8-2) n°
503, Schwartzkopff (1)
Locomotiva Mountain (4-8-2) n°
503, Schwartzkopff (2)
Acidente com a locomotiva
Schwartzkopff n° 501 em Serrinha, 1940
Locomotiva Mikado n° 450 chegada
da Alemanha em 1938 e montada nas oficinas de Calçada
Locomotiva Mikado n° 404 importada
da Alemanha, 1938
Trem de alumínio
em Periperi com loco English Electric, 1938
Trem de alumínio
na gare de Calçada, 1938
Carro de passageiro da
composição de alumínio
Interior de carro Restaurante
para 40 pessoas da composição de alumínio
construída em 1938 nas oficinas de Aramari
Conjugação
de 2 carros de alumínio por foles mecânicos, 1938
Carro em construção
nas oficinas de Aramari – A estrutura desse carro da VFFLB
em construção na oficina de Aramari pertencia aos carros de alumínio
do "Trem de Alumínio", tracionados pela locos diesel-elétricas
English Electric de rodagem 1-B-B-1.
Salão de um carro
dormitório construído recentemente, 1938
Composição
azul construída nas oficinas de Aramari
Interior de carro 1ª
Classe da composição azul, 1938
Caixa d'água em
Queimadas – Esse tipo de caixa d'água tornou-se o modelo padrão
na VFFLB a partir de 1935, quando uma série de melhoramentos foi
feito nas instalações/oficinas da ferrovia. A caixa d'água de Alagoinhas
ainda hoje é similar a essa e ainda pode-se ver o logotipo da VFFLB.
Interior de carro Restaurante
construído em Aramari
Composição
de serviço suburbano construída em Aramari
Trem de subúrbio
construído nas oficinas de Periperi, rebocado por automotriz
a diesel
Carro de madeira
Vagão fechado de
20 ton., construído nas oficinas de Aramari
Vagão gôndola
série S, de 20 ton., construído nas oficinas de Aramari
|