|
|
RFFSA - Rede Ferroviária Federal
|
|
As informações do Relatório da RFFSA referente a 1958 situam em algum momento daquele ano o ponto de inflexão, em que o trabalho de tração realizado pelas locomotivas movidas a diesel computado em bilhões de toneladas brutas X quilômetros superou o trabalho de tração realizado pelas locomotivas a vapor.
Já o trabalho de tração realizado pelas locomotivas elétricas, embora apresente crescimento no período de 1956 a 1959, permanecia estagnado em termos de participação percentual, no conjunto das ferrovias integrantes da RFFSA.
Tração Distribuição do trabalho em Bilhões Ton x km (Bruto) |
||||
---|---|---|---|---|
1956 | 1957 | 1958* | 1959** | |
Locomotivas a Vapor | 9,7 | 8,8 | 6,1 | 4,8 |
Locomotivas a Diesel | 5,6 | 6,2 | 10,1 | 12,9 |
Locomotivas Elétricas | 4,6 | 4,8 | 4,8 | 5,3 |
TOTAL | 19,9 | 19,8 | 21,0 | 23,0 |
Distribuição do trabalho em percentagens |
||||
1956 | 1957 | 1958* | 1959** | |
Locomotivas a Vapor | 49% | 44% | 29% | 21% |
Locomotivas a Diesel | 28% | 31% | 48% | 56% |
Locomotivas Elétricas | 23% | 24% | 23% | 23% |
* 1958, estimativa; ** 1959, previsão. Dados do Relatório RFFSA de 1958 (TKB) digitalizados e recalculados em planilha para verificação (Totais, Percentuais) e geração do gráfico |
“Durante o ano de 1958 a RFFSA recebeu 151 locomotivas diesel-elétricas, das quais 27 haviam sido encomendadas antes de sua criação, sendo que as restantes 124 foram parte da encomenda de 195 feita com o financiamento concedido pelo Export and Import Bank (Eximbank). Desse modo, a tração diesel atingiu 48%, enquanto a tração a vapor baixava para 29% e a elétrica se mantinha em 23%.
“É de prever para 1959, com a entrada em serviço do restante das locomotivas diesel-elétricas adquiridas pela Rede, que a tração diesel atinja mais de 56% do total, baixando para 18% a parcela representativa da tração a vapor”.
As ferrovias abrangidas pelo Relatório de 1958 eram: EFCB, EFL, EFSJ, RVPSC, RFN, RMV, EFNoB, VFFLB, EFG, RVC, EFDTC, EFMM, EFB, EFSLT, EF Central do Piauí e EFBM. Os dados de 1956 e 1957, evidentemente, pertencem a um momento anterior à criação da RFFSA; ao passo que os dados de 1958 eram apenas estimativos; e os de 1959, previsão considerando a utilização das locomotivas já recebidas e/ou a caminho, dentro dos cronogramas dos fabricantes e do transporte marítimo da época.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreosfera |
|
Número de locomotivas Diesel | ||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Existentes em | Recebidas durante 1958 | Existentes em 31-12-1958 |
Esperadas em 1959 |
Jan. | Existentes em 31-1-1959 |
|||||||||||
1953 | 1954 | 1955 | 1956 | 1957 | Jul. | Ago. | Set. | Out. | Nov. | Dez. | Total | |||||
EFCB | 115 | 175 | 175 | 175 | 175 | 175 | 20 | |||||||||
EFL | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 18 | 4 | 9 | 31 | 32 | ||||||
EFSJ | 10 | 10 | 11 | 27 | 57 | 57 | ||||||||||
RVPSC | 24 | 29 | 29 | 29 | 29 | 22 | 3 | 25 | 54 | 30 | ||||||
RFN | 3 | 16 | 16 | 16 | 16 | 2 | 10 | 1 | 13 | 29 | 12 | |||||
RMV | 3 | 7 | 15 | 2 | 27 | 27 | ||||||||||
EFNoB | 36 | 2 | 38 | 38 | ||||||||||||
VFFLB | 28 | 28 | 28 | 28 | 28 | 28 | 5 | |||||||||
EFG | 2 | 8 | 10 | 10 | 2 | |||||||||||
RVC | 15 | 15 | 15 | 15 | 15 | 3 | 3 | 18 | 2 | |||||||
EFDTC | ||||||||||||||||
EFMM | ||||||||||||||||
EFB | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | ||||||||||
EFSLT | 4 | 4 | 4 | |||||||||||||
EFCPi | ||||||||||||||||
EFBM | 1 | 1 | ||||||||||||||
Total | 198 | 276 | 277 | 293 | 324 | 27 | 65 | 11 | 37 | 10 | 1 | 151 | 475 | 71 | 31 | 506 |
“Em 31 de Dezembro de 1958, o parque de tração das unidades de operação, que em 1957 possuía 324 locomotivas diesel-elétricas, já contava com o total de 475 unidades, número este elevado, em 31 de Janeiro de 1959, para 506”.
Item | 1958 | 1957 | 1956 | 1958 / 1956 |
1958 / 1957 |
||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CB | L | SJ | PSC | RFN | RMV | NoB | LB | G | RVC | DTC | MM | B | SLT | CPi | BM | Total | |||||
Extensão (km) | 3.729 | 3.057 | 139 | 2.666 | 2.655 | 3.989 | 1.764 | 2.571 | 478 | 1.596 | 264 | 366 | 293 | 494 | 194 | 582 | 24.837 | 24.811 | 24.640 | 0,8% | 0,1% |
Eletrificadas (km) |
235 | 87 | 44 | 333 | 194 | 893 | 893 | 893 | |||||||||||||
Locomotivas | 655 | 383 | 93 | 272 | 204 | 286 | 222 | 214 | 51 | 84 | 29 | 16 | 28 | 39 | 8 | 41 | 2.625 | 2.421 | 2.479 | 5,9% | 8,4% |
A vapor | 457 | 338 | 20 | 211 | 175 | 233 | 183 | 173 | 41 | 64 | 29 | 16 | 26 | 35 | 8 | 40 | 2.049 | 2.000 | 2.103 | -2,6% | 2,5% |
Diesel | 175 | 45 | 57 | 54 | 29 | 27 | 39 | 31 | 10 | 20 | 2 | 4 | 1 | 494 | 341 | 296 | 66,9% | 44,9% | |||
Elétricas | 23 | 13 | 7 | 26 | 10 | 79 | 80 | 80 | -1,3% | -1,3% | |||||||||||
Carros | 803 | 438 | 204 | 232 | 314 | 333 | 184 | 236 | 36 | 111 | 39 | 12 | 41 | 27 | 8 | 44 | 3.062 | 3.028 | 3.035 | 0,9% | 1,1% |
Vagões | 9.290 | 3.262 | 4.502 | 4493 | 2.493 | 2.870 | 2.787 | 1.139 | 614 | 504 | 849 | 80 | 137 | 101 | 77 | 322 | 33.520 | 32.947 | 33.738 | -0,6% | 1,7% |
1958 – Dados provisórios, sujeitos a retificação; EFSLT (1958) dados de 1957 |
“A dieselização do parque de tração impunha-se como medida de ordem técnica e econômica, de vez que a substituição das obsoletas locomotivas a vapor, cujas despesas de operação e conservação são várias vezes mais elevadas que as das diesel-elétricas, permitirá economia superior a 1 bilhão de cruzeiros anuais nas despesas de operação” [Relatório RFFSA 1958. Sobre isso, ver também revista Refesa nos 10 anos da RFFSA].
“Para cada locomotiva diesel recebida, foram encostadas três a vapor. Considerando-se que em 1959 a despesa com combustível empregado na tração a vapor alcançava 389 cruzeiros por mil toneladas-quilômetro brutas realizadas, enquanto na tração diesel atingia apenas 90 cruzeiros, é fácil avaliar a economia conseguida”.
Item | RFFSA | Demais EFs | Total | RFFSA / total | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1956 | 1957 | 1956 | 1957 | 1956 | 1957 | 1956 | 1957 | |
Extensão (km) | 24.640 | 24.811 | 12.356 | 12.612 | 36.996 | 37.423 | 66,6% | 66,3% |
Eletrificadas (km) | 893 | 893 | 1.057 | 1.057 | 1.950 | 1.950 | 45,8% | 45,8% |
Locomotivas | 2.465 | 2.407 | 1.522 | 1.537 | 3.987 | 3.944 | 61,8% | 61,0% |
A vapor | 2.103 | 2.000 | 1.189 | 1.184 | 3.292 | 3.184 | 63,9% | 62,8% |
Diesel | 282 | 327 | 203 | 223 | 485 | 550 | 58,1% | 59,5% |
Elétricas | 80 | 80 | 130 | 130 | 210 | 210 | 38,1% | 38,1% |
Carros | 3.035 | 3.028 | 1.867 | 2.158 | 4.902 | 5.186 | 61,9% | 58,4% |
Vagões | 33.738 | 32.947 | 29.917 | 29.500 | 63.655 | 62.447 | 53,0% | 52,8% |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |