Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

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Bitolas & Escalas no Ferreomodelismo
Sobre a "escala G"


 
Warren Delano (*) — Centro-Oeste nº 66 (10-mai-1992)

No CO-63/12, o companheiro Délio Araújo pergunta o que é a escala G. Provavelmente, outros companheiros sabem muito mais do que eu sobre este assunto, porque eu não trabalho nessa escala, mas vou contribuir com o que já chegou ao meu conhecimento.

A empresa alemã Lehmann Gross Bahn (LGB) decidiu introduzir no mercado modelos grandes, para servirem como trenzinhos de brinquedo. Kenneth Mortimer, chefe de Práticas Recomendadas da Associação Nacional dos Ferreomodelistas dos EUA (NMRA), diz no exemplar do NMRA Bulletin de 91/Ago:

"Quando Lehmann decidiu introduzir a linha de trens grandes do tipo hi-rail — utilizando o equivalente em hi-rail da bitola n° 1 (45 mm) —, eles abriram uma lata de minhocas completamente nova.

"Eles selecionaram, como primeira tentativa, modelar equipamentos europeus de bitola métrica, para operar sobre vias de bitola n° 1 (45 mm). Essa bitola resulta numa escala de 1:22,2.

"Já que as tolerâncias neste hi-rail têm muita folga e a bitola mínima é menor que a nominal de 45 mm, o Departamento de Engenharia da NMRA decidiu adotar a dimensão americana histórica de 1,75 polegada (=44,45 mm) como bitola mínima.

"Se você examinar o material na introdução do catálogo LGB, terá a impressão de que todo o equipamento reproduz protótipos da bitola métrica. Entretanto, um exame da descrição das locos e da tabela de suas características revelará que eles reproduzem protótipos das bitolas de 1,00 m, 0,76 m, 0,75 m, e 36 polegadas (0,914 m).

"Por causa da popularidade dessa bitola, vários fabricantes dos EUA tinham lançado modelos, tanto de protótipos da bitola padrão (1,435 m) quanto da bitola de 3 pés (0,914 m), para operarem em vias de bitola n° 1 (45 mm). O resultado é uma grande gama de escalas que usam a mesma bitola.

Embora essas escalas variem até 100%, muitos modelistas não reconhecem essa diferença e compram, p. ex., um prédio marcado como "escala G", para qualquer das escalas que usam vias de bitola 1,75'' (44,45 mm).

Escalas na bitola de 1,75''
(44,45 mm)
Bitola do
protótipo
Escala na
bitola de 1,75''
(44,45 mm)
4'-8-1/2''
(1,435 m)
1:32,3
1000 mm 1:22,5
3'-0''
(914,4 mm)
1:20,6
760 mm 1:17,1
750 mm 1:16,0

Bruce Metcalf, bibliotecário da NMRA, sugeriu no NMRA Bulletin de 91/Out, a seguinte nomenclatura, conforme as normas da entidade, para as 8 escalas diferentes que usam a mesma bitola de via, que é de 1,766'' = 45 mm (Quadro).

Assim, a situação na escala G é um pouco mais confusa do que aquela, onde a bitola de 16,5 mm é usada para modelos tanto de protótipos de bitola 1,60 m, quanto de bitola 1,00 m, dessa forma assegurando que ninguém tenha possibilidade de confeccionar uma mini-ferrovia HO de bitola mista (1,60 / 1,00 metro).

Escalas "Grandes, segundo Bruce Metcalf
Nome
proposto
Escala Bitola do
protótipo
Bitola teórica
em escala
Bitola real
na maquete
Erro
3/8'' (N° 1) 1:32 1435 mm 45 mm 45 mm 0,0%
Gm 1:22,5 1000 mm 44,45 mm 45 mm 0,9%
Gn3 1:22,5 914 mm 40,64 mm 45 mm 10,4%
3/4''n2½ 1:16 762 mm 47,63 mm 45 mm 5,8%
3/4''m760 1:16 760 mm 47,50 mm 45 mm 5,6%
3/4''m750 1:16 750 mm 46,86 mm 45 mm 4,3%
1''m600 1:12 600 mm 50,01 mm 45 mm 10,3%
1''n2 1:12 609 mm 50,80 mm 45 mm 11,7%
½'' 1:24 1435 mm 59,79 mm 63,5 mm 6,2%
O 1:48 1435 mm 29,9 mm 31,75 mm 6,2%
Nn3 1:160 914 mm 5,72 mm 6,35 mm 11,1%

Na minha opinião, essa "escala G" é tão popular na América do Norte e na Europa, porque: (1) Permite aumentar o detalhamento, até obter-se uma réplica exata do protótipo; ou (2) Permite usar como brinquedo para crianças, que não têm cuidado; mas (3) Não as duas coisas ao mesmo tempo.

Se modelos nesta "escala G" são considerados "mais bonitos", sinto-me compelido a perguntar — Mais bonitos do que o quê?

(*) Warren Delano é representante da NMRA para ajuda aos sócios da América do Sul.

Bitolas e escalas no ferreomodelismo
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Bibliografia

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