Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

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Calendário 1987
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 74
1º de Janeiro de 1993

Flavio R. Cavalcanti - 29 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Maquetismo

  • Projetos de aproveitamento de espaço (FRC)

Ferreomodelo

Pátios & Fotos

Quadro de Avisos

Boletim - O "Informativo" - boletim lançado por Kléber Ângelo, do Rio, RJ - já chegou à 4ª edição, com 8 páginas, e agora deve fundir-se com o Informativo ABPF-RJ (II), passando por uma reformulação.

Jundiaí - O principal motivo desta carta é a minha revolta com o estado deplorável das máquinas expostas no Museu da Fepasa, em Jundiaí, SP. Estive lá em Nov/21, e o encontrei fechado. Segundo o vigia, bastante gentil, a reforma está parada por falta de verba e não há previsão para o reinício dos trabalhos.

No pátio, a primeira locomotiva da Cia. Paulista, uma preciosa 4-4-0 inglesa de mais de 100 anos, está com a pintura descascando; a linda Alco PA-1 ("Jaburu"), sendo atacada pela ferrugem; vagões antigos de madeira apodrecendo; uma vaporosa de bitola métrica, talvez 2-8-2 (alemã?) totalmente atacada pela ferrugem.

Trata-se de patrimônio de valor incalculável, exposto ao sol e à chuva sem o mínimo cuidado, estragando-se por causa da incúria e desleixo criminosos da Fepasa e do governo do Estado.

Pergunto à Fepasa: - Quanto custa uma proteção, um toldo, uma simples lona, para proteger dos elementos este precioso equipamento?

Pergunto aos companheiros do Centro-Oeste: - O que podemos fazer para salvar o acervo do nosso melhor - ou "menos pior" - museu, completamente abandonado?

Mais uma dos nossos administradores, que me deixou bestificado: - É proibido fotografar o equipamento do museu!

Pensando bem, acho que descobri o motivo: - Fotografias seriam a prova do crime de destruição do nosso patrimônio histórico, que pertence a toda a sociedade (José Luiz C. Salles, SP/SP).

Numeração - Existem na Rede mais letras indicadoras de regional (após o dígito verificador), não citadas no CO-72/11: - "O" dos subúrbios de São Paulo; e "A" da regional de São Luiz, MA, ex-EF São Luiz - Teresina e ex-Central do Piaui; ex-1ª Divisão (Joel G. Pires, SP/SP).

Texas - A Texas 2-10-4 continua em Barra Mansa, RJ, porque as duas rodovias que vão para Bananal, supostamente, não agüentariam o peso e o comprimento da carreta (Joel G. Pires, SP/SP).

Aparecida (I) - Na viagem inaugural, Out/12, o trem turístico de Aparecida do Norte (CO-73/11) passou por São José dos Campos às 9h28, com 1 carro bagageiro inox e 5 carros de passageiros também inox, tracionados por uma U-20C, todos da SR-4, ex-EFSJ.

Tem trafegado aos domingos, com a mesma composição inaugural. Hoje, 92/Dez/13, passou por aqui às 9h23, porém com o bagageiro BI-6078-1F da SR-3. Portanto, não se trata do trem húngaro.

O pessoal da estação comenta que costuma voltar com mais passageiros do que na ida, talvez por falta de publicidade, talvez pela época de fim de ano. O fato é que hoje passou com 50% por cento da lotação - ou menos -, tanto na ida como na volta. É uma pena (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).

Aparecida (II) - O que eu vi no trem de Aparecida do Norte são carros Mafersa inox da ex-EFSJ, e não o trem húngaro. Aliás, um grande fator do fracasso do trem húngaro foi o preço, 50% maior que o dos ônibus no percurso Rio-SP (Joel G. Pires, SP/SP).

Piggy-back - Novidade: - A RFFSA (SR-3 e SR-4) adaptou alguns vagões PES para o transporte de carretas entre São Paulo e Rio. Ela possui alguns vagões PGS, mas talvez não estejam em condições de tráfego.

Os caminhões - reboque e cavalo mecânico - embarcam no pátio de Engenheiro São Paulo, com destino ao Rio. Trata-se de uma experiência e, inicialmente, o transporte será gratuito, bastando o camioneiro optar pelo serviço (Kelso Médici, S. J. dos Campos, SP).

Húngaros - Quando o trem "Húngaro" chegou ao Brasil, não sei se foi dito que era novo. Segundo o chefe da estação na época (amigo do meu pai), parece que não era. Havia sinal de outra pintura por baixo (César Arruda, Lorena, SP).

Pátio - O pátio da estação de Manuel Feio, SP, é uma verdadeira amostra do material de bitola larga (1,60 m) da RFFSA: - Locomotivas SD-18, U-23C, U20C etc.; vagões gôndola da Cosipa e RFFSA; tanques de cimento etc. O terminal da Usiminas também é lá. Os vagões da Transauto (CO-73/18) também estão lá, no entroncamento com a linha do Parateí (junção SR-4 / SR-3).

Os hopper-tanque HTD - o cilindrical hopper da Model Railroader e da Railroad Model Craftsman - correm na Fepasa, pelo menos na linha da ex-Mogiana, transportando adubo. São da RFFSA e da Fepasa. Existem alguns HTR na Mooca, SP/SP, aparentemente na fila da sucata.

Existe um trem diário para Santos na SR-4 (ex-EFSJ), com saída às 16h50; e mais 2 no fim de semana (Joel G. Pires, SP/SP).

Duplex - O Evaldo fala em duplex na Fepasa (CO-73/9). Isso é comum no sentido capital-interior ou porto-interior, sendo que uma ou mais locomotivas vão desligadas. No domingo ou segunda-feira, de Santos para Cajati, vai até quadriplex no trem de passageiros. O motivo é que a carga é maior do interior para a capital ou porto (Joel G. Pires, SP/SP).

Buraco - Tenho visto a frase: - "Sem caminhão o Brasil pára". Será que o transporte rodoviário está se protegendo de um futuro ataque ferroviário?...

Seria mais útil a frase: - "Pago os impostos, exijo estradas sem buracos" (Eduardo Peretto, Socorro, SP).

Preserfe - O programa "Educação em Revista" mostrou os centros de preservação da RFFSA em Além-Paraíba e Volta Grande, MG, com destaque para a locomotiva n° 1170. O programa foi produzido pela TV Educativa (Rio) e passou na TV Gazeta, em Nov/15. Teria passado, também, na TV Cultura (Joel G. Pires, SP/SP).

Canela - Minha cidade fica na serra gaúcha, e tudo nela começou em torno de uma ferrovia, infelizmente desativada desde 1964. A cidade surgiu em torno das serrarias ou "madeireiras". Era necessário transportar as toras e, em 1924, chegou o trem à então vila de Canela.

Estou tentando recompor estes anos até 1964, a história real do trem em Canela, mas não consigo muitos dados. A estação virou um centro cultural e, recentemente, foi restaurada a locomotiva n° 32 da VFRGS - um trabalho muito mal feito - e 2 carros doados há alguns anos pela RFFSA. Estes carros vieram de Santa Maria, e nada têm a ver com os que trafegavam na serra. Quanto à locomotiva, alguns velhos com quem falei dizem que foi a primeira que veio a Canela. Outros, juram que ela nunca esteve aqui. Aos poucos, vou montar a história verdadeira (Luiz d'Arrigo, Canela, RS).

Anglo - Vivi a infância em Barretos, SP, nos anos 60, junto ao ramal do Frigorífico Anglo. Na estação, via chegar o trem de passageiros vindo de São Paulo. Também chegavam composições de 10 a 14 gaiolas com bois destinados ao abate.

Certa vez, à noitinha, entrou no ramal uma locomotiva a vapor com 3 carros de madeira super-lindos, trazendo ingleses em visita ao frigorífico, e fiquei fascinado pelo que pude ver.

Estou me dedicando a construir uma mini-ferrovia retratando esta época, e gostaria de contar com a colaboração dos companheiros.

Sinto-me um tanto isolado. Em São Paulo, capital, percorria o Lupatelli, a SBF, a Rio Grande... Mas aqui, é difícil.

Contento-me em ver passar o trem para a Bolívia, e enormes cargueiros de pranchas e tanques. Da antiga Noroeste (NoB), ainda resta a rotunda - super-linda -, utilizada pela prefeitura como depósito de materiais... (Oto Vieira, Lins, SP).

Passeios - Recebi hoje, Dez/10, o CO-73. Gostei muito da publicação da matéria sobre a visita à EF Madeira-Mamoré.

Nossa locomotiva live-steam esteve exposta alguns dias numa loja super-central da cidade.

Houve passeios de trem, novamente, entre Ponta Grossa e Maracanã, via Alagados. Estive em Guarapuava novamente, neste último sábado, Dez/5, entre Guarapuava e Afonso Camargo.

Sempre recebo cartas do Kelso, Buzelin, Sérgio Pinho, entre outros. Escrevi ao sr. Dionísio Shockness, e estou aguardando resposta (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR).

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Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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