Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 74
1º de Janeiro de 1993


 
Flavio R. Cavalcanti - 29 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Maquetismo

  • Projetos de aproveitamento de espaço (FRC)

Ferreomodelo

Pátios & Fotos

Quadro de Avisos

Boletim - O "Informativo" - boletim lançado por Kléber Ângelo, do Rio, RJ - já chegou à 4ª edição, com 8 páginas, e agora deve fundir-se com o Informativo ABPF-RJ (II), passando por uma reformulação.

Jundiaí - O principal motivo desta carta é a minha revolta com o estado deplorável das máquinas expostas no Museu da Fepasa, em Jundiaí, SP. Estive lá em Nov/21, e o encontrei fechado. Segundo o vigia, bastante gentil, a reforma está parada por falta de verba e não há previsão para o reinício dos trabalhos.

No pátio, a primeira locomotiva da Cia. Paulista, uma preciosa 4-4-0 inglesa de mais de 100 anos, está com a pintura descascando; a linda Alco PA-1 ("Jaburu"), sendo atacada pela ferrugem; vagões antigos de madeira apodrecendo; uma vaporosa de bitola métrica, talvez 2-8-2 (alemã?) totalmente atacada pela ferrugem.

Trata-se de patrimônio de valor incalculável, exposto ao sol e à chuva sem o mínimo cuidado, estragando-se por causa da incúria e desleixo criminosos da Fepasa e do governo do Estado.

Pergunto à Fepasa: - Quanto custa uma proteção, um toldo, uma simples lona, para proteger dos elementos este precioso equipamento?

Pergunto aos companheiros do Centro-Oeste: - O que podemos fazer para salvar o acervo do nosso melhor - ou "menos pior" - museu, completamente abandonado?

Mais uma dos nossos administradores, que me deixou bestificado: - É proibido fotografar o equipamento do museu!

Pensando bem, acho que descobri o motivo: - Fotografias seriam a prova do crime de destruição do nosso patrimônio histórico, que pertence a toda a sociedade (José Luiz C. Salles, SP/SP).

Numeração - Existem na Rede mais letras indicadoras de regional (após o dígito verificador), não citadas no CO-72/11: - "O" dos subúrbios de São Paulo; e "A" da regional de São Luiz, MA, ex-EF São Luiz - Teresina e ex-Central do Piaui; ex-1ª Divisão (Joel G. Pires, SP/SP).

Texas - A Texas 2-10-4 continua em Barra Mansa, RJ, porque as duas rodovias que vão para Bananal, supostamente, não agüentariam o peso e o comprimento da carreta (Joel G. Pires, SP/SP).

Aparecida (I) - Na viagem inaugural, Out/12, o trem turístico de Aparecida do Norte (CO-73/11) passou por São José dos Campos às 9h28, com 1 carro bagageiro inox e 5 carros de passageiros também inox, tracionados por uma U-20C, todos da SR-4, ex-EFSJ.

Tem trafegado aos domingos, com a mesma composição inaugural. Hoje, 92/Dez/13, passou por aqui às 9h23, porém com o bagageiro BI-6078-1F da SR-3. Portanto, não se trata do trem húngaro.

O pessoal da estação comenta que costuma voltar com mais passageiros do que na ida, talvez por falta de publicidade, talvez pela época de fim de ano. O fato é que hoje passou com 50% por cento da lotação - ou menos -, tanto na ida como na volta. É uma pena (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).

Aparecida (II) - O que eu vi no trem de Aparecida do Norte são carros Mafersa inox da ex-EFSJ, e não o trem húngaro. Aliás, um grande fator do fracasso do trem húngaro foi o preço, 50% maior que o dos ônibus no percurso Rio-SP (Joel G. Pires, SP/SP).

Piggy-back - Novidade: - A RFFSA (SR-3 e SR-4) adaptou alguns vagões PES para o transporte de carretas entre São Paulo e Rio. Ela possui alguns vagões PGS, mas talvez não estejam em condições de tráfego.

Os caminhões - reboque e cavalo mecânico - embarcam no pátio de Engenheiro São Paulo, com destino ao Rio. Trata-se de uma experiência e, inicialmente, o transporte será gratuito, bastando o camioneiro optar pelo serviço (Kelso Médici, S. J. dos Campos, SP).

Húngaros - Quando o trem "Húngaro" chegou ao Brasil, não sei se foi dito que era novo. Segundo o chefe da estação na época (amigo do meu pai), parece que não era. Havia sinal de outra pintura por baixo (César Arruda, Lorena, SP).

Pátio - O pátio da estação de Manuel Feio, SP, é uma verdadeira amostra do material de bitola larga (1,60 m) da RFFSA: - Locomotivas SD-18, U-23C, U20C etc.; vagões gôndola da Cosipa e RFFSA; tanques de cimento etc. O terminal da Usiminas também é lá. Os vagões da Transauto (CO-73/18) também estão lá, no entroncamento com a linha do Parateí (junção SR-4 / SR-3).

Os hopper-tanque HTD - o cilindrical hopper da Model Railroader e da Railroad Model Craftsman - correm na Fepasa, pelo menos na linha da ex-Mogiana, transportando adubo. São da RFFSA e da Fepasa. Existem alguns HTR na Mooca, SP/SP, aparentemente na fila da sucata.

Existe um trem diário para Santos na SR-4 (ex-EFSJ), com saída às 16h50; e mais 2 no fim de semana (Joel G. Pires, SP/SP).

Duplex - O Evaldo fala em duplex na Fepasa (CO-73/9). Isso é comum no sentido capital-interior ou porto-interior, sendo que uma ou mais locomotivas vão desligadas. No domingo ou segunda-feira, de Santos para Cajati, vai até quadriplex no trem de passageiros. O motivo é que a carga é maior do interior para a capital ou porto (Joel G. Pires, SP/SP).

Buraco - Tenho visto a frase: - "Sem caminhão o Brasil pára". Será que o transporte rodoviário está se protegendo de um futuro ataque ferroviário?...

Seria mais útil a frase: - "Pago os impostos, exijo estradas sem buracos" (Eduardo Peretto, Socorro, SP).

Preserfe - O programa "Educação em Revista" mostrou os centros de preservação da RFFSA em Além-Paraíba e Volta Grande, MG, com destaque para a locomotiva n° 1170. O programa foi produzido pela TV Educativa (Rio) e passou na TV Gazeta, em Nov/15. Teria passado, também, na TV Cultura (Joel G. Pires, SP/SP).

Canela - Minha cidade fica na serra gaúcha, e tudo nela começou em torno de uma ferrovia, infelizmente desativada desde 1964. A cidade surgiu em torno das serrarias ou "madeireiras". Era necessário transportar as toras e, em 1924, chegou o trem à então vila de Canela.

Estou tentando recompor estes anos até 1964, a história real do trem em Canela, mas não consigo muitos dados. A estação virou um centro cultural e, recentemente, foi restaurada a locomotiva n° 32 da VFRGS - um trabalho muito mal feito - e 2 carros doados há alguns anos pela RFFSA. Estes carros vieram de Santa Maria, e nada têm a ver com os que trafegavam na serra. Quanto à locomotiva, alguns velhos com quem falei dizem que foi a primeira que veio a Canela. Outros, juram que ela nunca esteve aqui. Aos poucos, vou montar a história verdadeira (Luiz d'Arrigo, Canela, RS).

Anglo - Vivi a infância em Barretos, SP, nos anos 60, junto ao ramal do Frigorífico Anglo. Na estação, via chegar o trem de passageiros vindo de São Paulo. Também chegavam composições de 10 a 14 gaiolas com bois destinados ao abate.

Certa vez, à noitinha, entrou no ramal uma locomotiva a vapor com 3 carros de madeira super-lindos, trazendo ingleses em visita ao frigorífico, e fiquei fascinado pelo que pude ver.

Estou me dedicando a construir uma mini-ferrovia retratando esta época, e gostaria de contar com a colaboração dos companheiros.

Sinto-me um tanto isolado. Em São Paulo, capital, percorria o Lupatelli, a SBF, a Rio Grande... Mas aqui, é difícil.

Contento-me em ver passar o trem para a Bolívia, e enormes cargueiros de pranchas e tanques. Da antiga Noroeste (NoB), ainda resta a rotunda - super-linda -, utilizada pela prefeitura como depósito de materiais... (Oto Vieira, Lins, SP).

Passeios - Recebi hoje, Dez/10, o CO-73. Gostei muito da publicação da matéria sobre a visita à EF Madeira-Mamoré.

Nossa locomotiva live-steam esteve exposta alguns dias numa loja super-central da cidade.

Houve passeios de trem, novamente, entre Ponta Grossa e Maracanã, via Alagados. Estive em Guarapuava novamente, neste último sábado, Dez/5, entre Guarapuava e Afonso Camargo.

Sempre recebo cartas do Kelso, Buzelin, Sérgio Pinho, entre outros. Escrevi ao sr. Dionísio Shockness, e estou aguardando resposta (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR).

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Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
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Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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