|
|
Para uma história do ferreomodelismo
|
|
Xsdkjnfjdfksflaj
|
Cruzeiro (I) - A RFFSA vai reinaugurar o trem de Cruzeiro (SP) a São Lourenço (MG), percorrendo a subida da serra da Mantiqueira, cheia de curvas fechadas, penhascos, cachoeiras, pontes e túneis. É um espetáculo de rara beleza, que pude apreciar na minha infância.
A RFFSA vai operar o trem turístico experimentalmente, por 3 meses, e as prefeituras servidas pela estrada se encarregarão da promoção, propaganda etc. Após esse período, será feita uma avaliação, e se decidirá pela continuação ou interrupção (Francisco Conde, São José dos Campos, SP).
Ciminas - Fui procurado por Fernando Rebouças, da Indústria de Tintas Calamar (SP/SP), fornecedora da Ciminas - que deseja repintar sua RSC3 (ex-CP) e sua GE-244 (ex-EFCB) nas cores originais (José E. Buzelin, BH/MG).
Selos - Já é uma raridade, o álbum A História das Ferrovias através dos Selos, editado em 1978 pela RFFSA, onde foram apresentados selos da coleção de Benício Guimarães - editor - e 2 outros filatelistas ferroviários (FRC).
Ituana - Solicito informações dos companheiros sobre os ramais da EFS, de Itaici - Piracicaba - São Pedro (antiga Ituana); e Campinas - Pádua Salles (antiga Funilense). Gostaria de saber quais as locomotivas utilizadas, carros, vagões, melhorias, quando foram desativados, e posteriormente erradicados.
A estação de Capivari, no trecho Itaici - Piracicaba, é muito bonita, e pretendo modelá-la para minha maquete. Atualmente, é posto da PM de Capivari (Paulo R. Filomeno, Paulínia, SP).
Procurado - Gostaria de saber com quem está o desenho V-B-G/8-A da Cia. Paulista - Planta reduzida da linha de Bauru a Marília, com locação da linha nova entre Bauru e Garça -, que emprestei para uma exposição sobre a CPEF realizada na ABPF. Na minha coleção, o código deste desenho é MPDT-42 (José Pascon Rocha, Santos, SP).
N° 327 - Dias 20 e 21 pp., no repeteco das 13h30, a novela Sinhá Moça (Globo) apresentou sequência em que é planejado e realizado o assalto ao trem de Araruna, para o mocinho roubar a mocinha. Vários detalhes da n° 327 da Leopoldina, em closes da câmera; além do luxuoso interior do carro especial. Na última cena da sequência, os fujões atravessam a pé uma ponte metálica em curva, mostrada com grande nitidez de detalhes (FRC).
Litorina - Afinal, qual litorina está em serviço na linha SP-Campinas? Um dos carros do Húngaro? O Pioneer III, elétrico, Budd-Mafersa? Um dos carros-motores Budd da EFSJ? Sim, porque nesta última, os TUEs Budd foram projetados como carros-motores elétricos, ou seja, REC - Rail Electric Car -, em vez de RDC (Rail Diesel Car). Normalmente, nunca chegaram a esta utilização, operando sempre atrelados em composições completas - TUEs, ou Trens-Unidade Elétricos (José E. Buzelin, BH/MG).
Adesivo (I) - Recebi o adesivo promovido pelo Francisco Conde, de São José dos Campos, SP, em defesa do trem. Em viagem de carro ao Rio de Janeiro, fui abordado numa parada por um casal, que demonstrou interesse em também adquiri-lo! (José E. Buzelin, BH/MG).
Cantareira - Passando pelo centro de Guarulhos, entrei num cine-foto e vi na parede alguns posters de locomotivas a vapor. São fotos tiradas pelo proprietário, Sr. Massami, no ramal de Guarulhos da antiga EF Cantareira, onde andou muito, na virada dos anos 50 para 60. Ele disse que às vezes surgem pessoas interessadas, e ele vende alguns desses posters. O endereço é: - Foto Massami, R. Felício Marcondes, 94 (Rui Antunes, Guarulhos, SP). |
Alco RS - Ainda temos 2 locomotivas Alco RSC3: - Uma em operação na Ciminas; e a outra guardada na General Electric, em Contagem, MG. Ambas, seguramente, da antiga Cia. Paulista (José E. Buzelin, BH/MG).
G16 - As 15 locomotivas G16 (EMD-GM) da EF Vitória a Minas estão emprestadas à SR2 RFFSA, para complementação (José E. Buzelin, BH/MG).
Mercosul (I) - Em Abril/14 pp., Dia das Américas, partiu de Antofagasta, Chile, o primeiro Trem da Confraternização, que deverá ligar regularmente o Chile, Argentina, Bolívia e Brasil - integrantes do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) juntamente com o Paraguai e Uruguai. O custo de US$ 200 mil foi coberto por empresários interessados na integração econômica da região.
Azulões - Os subúrbios da CBTU-SP, construídos pela Santa Matilde, foram reformados e receberam uma pintura azul de tons mais claros na frente, escurecendo em direção à parte central. Já ganharam o apelido de azulões. Eles circulam mais na zona leste: - Roosevelt a Mogi, e Roosevelt a Calmon Viana. Quando chegaram, nos anos 70, eram apelidados de jerimum, devido à cor abóbora. A zona leste é reduto de nordestinos (Joel G. Pires, SP/SP).
Adesivo (II) - Sabendo da existência do adesivo "O Brasil precisa do trem", contactei o Francisco Conde e adquiri 2 deles. É um adesivo bonito, com uma DDM45 da Vale.
Realmente, o Brasil precisa do trem. Precisa que ele seja valorizado e divulgado. O Francisco Conde abriu o caminho. Agora, é com a gente (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Fotos - Tenho fotografado bastante. Todo fim de semana, saio para fotografar pátios, estações, composições. Já encontrei vários modelistas e ferreo-fãs, e fiz várias amizades.
Um dia, vi um trem de 10 vagões sendo tracionado por uma V8 e uma Vanderléa, ambas funcionando, não entendi por quê. No mesmo dia, vi uma V8 rebocando só 3 vagões (César Tonetti, Vinhedo, SP).
Cachoeira - Nosso amigo Moacir Brandão, ex-maquinista das vaporosas, disse que todo ano, em 1° de Maio, as oficinas da RFFSA em Cachoeira Paulista são abertas ao público. Pode-se tirar fotos e gravar à vontade, por toda parte (César Arruda, Lorena, SP).
Cruzeiro (II) - O diretor da EF Campos do Jordão, Arthur Ferreira dos Santos, disse que a empresa tem interesse em operar o trem turístico entre Cruzeiro, SP, e São Lourenço, MG. Ele se reúne no próximo dia 16 com os prefeitos das cidades do trecho, para discutir a questão.
Segundo ele, a exploração do trem turístico pode ser lucrativa. O trecho tem 87 km e foi desativado há 2 anos. Se o acordo com os prefeitos for fechado, e o governo estadual autorizar, o trem poderá estar funcionando em 1 ano.
Segundo João Batista Carvalho Jr., assessor do prefeito de Cruzeiro, os prefeitos da região estão otimistas (Folha de S. Paulo, 93/Mar/28).
V8 (I) - Achei ótima a reportagem do Alexandre Santurian sobre as locomotivas V8 (CO-62). Só acho que as velocidades mencionadas ali devem ser milhas por hora, e não quilômetros por hora. Tenho vários parentes ferroviários que estiveram dentro da cabine da V8, e todos afirmam que o velocímetro marca mais de 200.
Aliás, foi uma destas máquinas que bateu o recorde brasileiro de velocidade em trem especial com o ex-governador Quércia, em 1989, atingindo a marca de 168 km/h - portanto, muito além dos 140 km/h -, na variante de Rio Claro a Itirapina (Moacyr Costa, Rio Claro, SP).
V8 (II) - Não há razão para polêmica sobre a origem do apelido V8. Foi realmente pelo fato destas locomotivas terem aparecido no Brasil, mais ou menos na mesma época dos automóveis Ford com 8 cilindros em forma de "V". De tal forma estes carros se popularizaram, que V8 chegou a ser sinônimo de automóvel. Era carrão, era V8! Ambos - automóvel e locomotiva - tinham formas aerodinâmicas. E era justamente de aerodinâmicas que eram chamadas, logo que chegaram na antiga CPEF - segundo meu pai, que justamente naquela época demitiu-se da Paulista (Moacyr Costa, Rio Claro, SP).
Mercosul (II) - Em 1975, a Seleções publicou uma reportagem sobre a viagem transcontinental por trem, de Santos, SP, até Antofagasta, Chile, no oceano Pacífico (Rui Antunes, SP/SP).
Porto Novo - A n° 327 já está pronta, após intensa reforma. O cano do freio a vácuo, que ficava afixado à câmara de fumaça, foi retirado. Já não funcionava. A n° 1170, que estava em Campos, RJ, foi trazida para Recreio, MG.
Recreio era uma importante bifurcação da antiga EF Leopoldina. Aqui, na época dos trens de passageiros, fazia-se a separação dos trens que iam para Caratinga, dos que iam para Carangola. Hoje, o ramal de Caratinga só vai até Ponte Nova, onde se encontra com os trilhos da antiga EF Central do Brasil que vão para Belo Horizonte. O ramal de Carangola foi totalmente erradicado, ficando Recreio ligada a Campos, RJ. Na primeira estação após Recreio, a caminho de Campos, saía o ramal de Carangola. A estação de Cysneiros - a primeira deste ramal -, foi recentemente demolida. Ainda bem que estive lá e fotografei. Ficou na foto, pelo menos (Hugo Caramuru, Juiz de Fora, MG).
Duplex - O Joel G. Pires tem razão, e o Evaldo Alves está equivocado. Pelo menos na bitola larga da Fepasa - e todo o tráfego passa rente à minha casa -, jamais vi locomotivas elétricas em duplex. Apenas, rebocadas, com pantógrafo abaixado. Por coincidência, porém, estes dias passaram por aqui algumas GE 5.200 HP (Vandeca? Campineira?) em duplex, tracionando pesados cargueiros - alguns com cerca de 60 vagões. Mas afora esta vez, nunca vi (Moacyr Costa, Rio Claro, SP).
Metrô - O Metrô de São Paulo está completando 25 anos. É um exemplo de transporte rápido, seguro e eficiente, contando com a credibilidade de 98% da população paulistana, de todas as classes sociais.
O Metrô assumiria os trens suburbanos da CBTU-SP, anos atrás. Houve assinatura de um protocolo, mas o governo paulista recuou, porque não quis assumir as dívidas internas e externas da CBTU-SP.
Mais recentemente, reiniciaram as negociações, desta vez com a criação de nova empresa, a Cia. Paulista de Trens Urbanos, CPTU, que absorveria a CBTU-SP, e também os subúrbios da Fepasa. Esbarrou novamente nas dívidas da CBTU-SP, além de depender da autorização do Congresso Nacional para a transferência do patrimônio ao governo paulista (Rui Antunes, SP/SP).
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Legislação Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013 Open access e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013 Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011 Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992 Moedas | Medidas |
Byteria |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |